quinta-feira, 10 de junho de 2010

SUS PARA ACS



A Escola Técnica de Saúde do SUS(Sistema Único de Saúde) Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva (MA) realizou, quarta-feira (9/6), na Câmara Municipal, o lançamento de aula inaugural para capacitação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Paraibano.
Estiveram presentes 52 ACS, a secretária de saúde Francilene Carvalho, as secretárias Jucileide Pereira e Maria Helena Carneiro, a vereadora Ana Célia, a apoiadora matricial da ETSS-MA a pedagoga Ana Lourdes da Silva Ribeiro e sua equipe, as facilitadoras para o curso enfermeiras Séfora Brito e Francijany Revil, a técnica em saúde do município Lucimar Sá da Silva e profissionais do hospital Dr. Pedro Neiva e da secretaria municipal de saúde.
O encontro tratou, entre outros temas, da etapa formativa dos ACS, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas na comunidade, formando-os para outras práticas na promoção, prevenção e recuperação e atendendo melhor as necessidades de saúde da população.
O curso técnico, surgiu devido a carência de recursos humanos qualificados, após os avanços tecnológicos e demandas na área de saúde. Reconhecendo que o ACS é a porta de entrada para os usuários do SUS, e um elo entre as famílias que necessitam desses serviços, além de um direito do trabalhador, o Ministério da Saúde, por meio da PORTARIA Nº 2.474, de 12 de novembro de 2004, instituiu o repasse regular e automático de recursos financeiros na modalidade fundo a fundo, para a formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde.
O curso do SUS para ACS de Paraibano, estava previsto desde 2006, mas somente agora chegou ao município. O curso, será realizado em 03 etapas formativas, a primeira com 400 horas, voltados para todos os ACS, independente de sua escolarização, a segunda etapa: 600 horas, neste caso o ACS deve ter o ensino fundamental completo. Na terceira etapa: 200 horas, o ACS deve ter o ensino médio.Totalizando em 1.200 horas de curso. para ministrar as aulas em Paraibano a escola do SUS-MA. capacitou as enfermeiras Séfora Brito e Francijaney Revil, que serão as instrutoras, tendo a supervisão da pedagoga Ana Lourdes.

Nenhum comentário: