sábado, 25 de setembro de 2010

VIVA CIDADÃO EM PARAIBANO



A unidade móvel do Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Administração e Previdência Social, está em Paraibano e iniciou seu atendimento na quarta-feira 22/09.
A procura pelos serviços é tamanha, que as pessoas tem dormido na fila.O jovem Antonio Francisco de 18 anos era o primeiro e disse que estava alí desde as 21 horas do dia anterior, o mesmo acontecia, com mais de 100 pessoas que aguardavam para receber a senha, que foi distribuida as 7:30 da manhã, deste sábado 25/09. A senhora Maria Socorro Caetano (58 anos)do povoado Alegria, disse que já estava enfrentando a fila há 2 dias,assim como a senhora Maria Benta Cardoso de Moraes da Vila Leão, ambas afirmaram que chegavam as 01 horas da madrugada, deixando em casa seus netos sob os cuidados de menores...A movimentação nas primeiras horas da manhã era grande, e aumentou na hora da distribuição das senhas, quando foram distribuídas apenas 60 senhas, muitos reclamavam da desorganização. Regina Célia do Nascimento reclamou que, o número de senha é insuficiente, que muitas pessoas furam a fila e que o Viva Cidadão deveria colocar um fiscal para organizar."As pessoas querem tomar a frente, eu cheguei aquí as 3 horas da madrugada e fica essa confusão" desabafou Regina Célia. A respeito da vinda do caminhão do Viva Cidadão a Paraibano, "foi de grande utilidade" segundo Rosa Maria Carvalho de Oliveira "Principalmente para os jovens que não tem documentos e vão votar pela primeira vez" elogiou Rosa Maria, ela também reclamou da organização da fila e sugeriu que fosse distribuído um número, antes de se chegar a mesa de cadastramento para retirar a senha oficial...
O motivo da procura pela emissão de documentos é grande, devido o posto do Viva Cidadão ficar em Presidente Dutra, o que obriga as pessoas a viajarem 170 quilômetros, pagando passagem (R$ 50,oo) e mais R$ 18,00 da identidade fora a despesa com alimentação. A Prefeitura Municipal tem um serviço para emissão desses documentos, mas também envia-os para Presidente Dutra, o que demora, e muitas pessoas precisam desses documentos para votarem no dia 3 de outubro. A chegada da unidade móvel do Viva Cidadão a Paraibano, tem provocado alguns comentários de que existem candidatos ou representantes de candidatos, atribuindo a si, a vinda do caminhão... Esse benefício há muito tempo é solicitado pela população, e no dia 22 de março de 2010, a vereadora Ana Célia de Sousa, enviou uma carta ao secretário de administração sr.Luciano Moreira, pedindo o caminhão do Viva Cidadão (foto anexa abaixo). Na época a vereadora foi comunicada que devido a extensa agenda do Viva Cidadão, a unidade móvel não poderia estar em Paraibano, mas agendou para o mais breve possível, que só agora em setembro chegou.


carta enviada ao Viva Cidadão pela vereadora Célia.
O caminhão do Viva Cidadão atende durante todo o dia e se estende até o dia 30 deste mês e consta na prestação de serviços de emissão de documentos básicos à população. O Paraibanomanews solicitou uma entrevista com o coordenador do Viva Cidadão, sr. Eduardo e o mesmo, agendou para as 10 horas deste sábado. Devido a outros compromissos, como a reportagem com o jogador Zé Roberto (Paraibanense que joga nos Estados Unidos) a entrevista com o coordenador do Viva Cidadão fica para a próxima semana.

Nenhum comentário: