segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A LOIRA DA CERÂMICA X A LOIRA DO BONFIM


Serra de Paraibano e a Loira do Bonfim
Quando eu morava em Belo Horizonte no bairro Nova Esperança, sempre passava nas proximidades do Cemitério do Bonfim, alí pelas imediações da rodoviária e do metrô e uma das coisas que me chamava a atenção era a famosa lenda, uma mitologia, conhecida como "A Loira do Bonfim". A lenda de uma mulher loira que conquistava os homens no centro da cidade e os convencia a ir na sua casa, no bairro do Bonfim. Ao chegar lá ela se dirigia ao cemitério e dizia ser ali sua morada. E imagina você, alí na madrugada com uma loira em pleno cemitério...
Pois bem, essa semana anterior, como Paraibano não aconteceu nada de anormal, os contadores de estórias, inventaram uma, e as vítimas foram os motoristas que fazem a linha Paraibano a São João dos Patos. A estória é a seguinte: Uma loira, alí na serra, pede passagem, entra no carro e quando está chegando na cidade, o motorista pergunta onde ela quer descer, e ouve como resposta o silêncio, ao olhar para o banco detrás, não existe loira nenhuma...e aí ?? mistérios?assombração? alma penada? A estória já se espalhou e comentam que as vítimas foram o Sapatim e um motorista que ia para São Luis, o coitado de tão apavorado deixou o veículo na serraria do Zé do Geraldo, dormiu na cidade e foi embora de ônibus, o carro foi levado por outro colega que veio buscar... O Sapatim nega tudo e a única loura que existe por alí é a proprietária do Bar "O Amor Está No Ar"... Como essas estórias se espalham rapidamente, já deram um nome para a loira misteriosa e a estão chamando a Loira da Cerâmica (porquê será?)...será porquê aquela região, sempre foi fonte de estórias? Nos idos de 70 a 80, todos aqueles terrenos eram de matas e quintas que pertenciam a Dona Sinharinha, ao Gastão Coêlho e uma parte ao Vicente Castor(todos já falecidos), e desde então tinham essas lendas, de que existia uma "visage" (uma luz que seguia as pessoas e se caso essa luz passasse sobre alguém, a pessoa morria) foram muitas carreiras de pavor por aquelas veredas, que o diga a Maria Raposa, que mora até hoje por alí.... Nos tempos atuais e com tantos avanços, é incrível como o ser humano tem a criatividade mitológica.
Em Paraibano então, a criatividade supera qualquer filme de terror.Êita povo criativo!! Se o tempo que essas pessoas tem para criar estórias fosse aplicado em trabalho, com certeza não teríamos tanta fofoca.

Nenhum comentário: