domingo, 17 de outubro de 2010

BRASIL: 21 ANOS DEPOIS


Essa semana recebir um e-mail do meu professor de Filosofia, Carlos Reis, em que faz uma comparação entre Lula e Roseana Sarney... a partí do título do e-mail, me veio a memória uma página da Revista Nacional do Rio de Janeiro do ano de 1989 (lá se vão 21 anos) com minhas charges em que eu comparava os candidatos a produtos de marketing, e a coca-cola na época era o candidato Fernando Collor... Depois revendo meu arquivo de charges daquela época, resgatei mais duas charges (da mesma revista, que era distribuída no Brasil inteiro)que parecem continuam atuais, uma do Lulla chamando Brizola de Traidor (na charge Brizola paquera Collor) atualmente a Dilma tá sendo traída por algumas alas religiosas e a outra charge é sobre a propaganda eleitoral (1989) que coincidia na época com a novela Ti Ti Ti (atualmente reprisada pela Globo)...Fica a minha dúvida, passaram-se 21 anos, e continua a mesma coisa na política ?parece que o que mudou foram apenas os personagens. Abaixo a íntegra do e--mail do professor Carlos Reis.

LULA, A COCA-COLA AZUL E ROSEANA SARNEY
Companheiro Lula

Eu não sei se Roseana Sarney votará em Dilma no segundo turno, mas tenha certeza de que eu votarei. Isso por que não quero que o Brasil seja mais uma vez corroído pela coca-cola azul tucana, representada por Serra, quando participou do governo FHC e apequenou o nosso país. Mas o que me deixa curioso, presidente, é que a Roseana Sarney, a qual fora abraçada pelo senhor há 15 dias atrás, desapareceu após a abertura das urnas. Não se preocupe presidente eu votarei em Dilma mesmo que ela não apareça. Gostaria que o senhor, presidente, me respondesse por que Roseana não aparece no programa eleitoral de Dilma. É por que ela não quer ou por que o senhor tem vergonha de apresentá-la para o Brasil inteiro? Se a propaganda eleitoral na TV fosse regionalizada e aparecesse só no Maranhão Vossa Excelência permitiria que ela aparecesse? Pois é, estou desconfiado que o senhor tem vergonha de mostrar quem você duramente criticou no passado pela forma atrasada de governar. É, meu companheiro, aquele seu apadrinhamento com a filha do Sarney fora decisivo para evitar o segundo turno no estado, mas, não sei não, a mulher que o senhor disse ser melhor para o Maranhão até agora não fez nada pela companheira Dilma. Por que a sua Rosa não está desbravando o Maranhão pedindo votos pra sua candidata, já que este segundo turno é mais difícil que o primeiro? Mas não importa eu votarei nela (Dilma), pois não quero mais o governo da Coca-Cola, do FMI, do Capital Internacional; quero um governo dos agricultores familiares, das famílias, dos professores, dos sem-terra, dos jovens, das mulheres, dos indígenas, dos pobres e dos sem-teto. Contudo, cá pra nós, o povo do Maranhão vai votar em Dilma mesmo sem saber onde sua rosinha da sala de estar foi parar. A companheira candidata do PT tirará a maioria dos votos no Maranhão, mesmo sem a preocupação de sua rosa em manter a absoluta maioria dos votos obtidos por Dilma no primeiro turno no Maranhão. Eu até entendo por que o senhor teve que abraçá-la, pois sua barba foi grudada por ela e o senhor para se livrar dela teria que cortar a barba e Lula sem barba não é Lula. Porém, não entendo por que ela rapidamente fugiu. Sabe de uma coisa? É melhor assim; deixemos Roseana tranqüila, pois Dilma não tem barba não. Acho que Dilma quando presidente não vai deixar a roseira grudar nela como grudou em Vossa Excelência!. Mas mesmo assim, companheiro, o senhor é gente fina e mudou o Brasil para melhor. Sou Dilma e não abro. Coca-cola azul não é o caso.

Carlos Reis

Nenhum comentário: