quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA EM PARAIBANO.




Aconteceu nesta quarta-feira (24), em Paraibano, o mutirão de investigação ao glaucoma.A Campanha de Combate ao Glaucoma, foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Paraibano,Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Oftalmlogia do Maranhão através do Hospital Geral de Oftalmologia de Mossoró-RN. com sede na cidade de Coêlho Neto-MA.
O objetivo do trabalho,é combater a doença por meio de avaliações e distribuição gratuita de medicamentos. Após diagnosticada a doença os pacientes receberam medicações gratuitas para 03 meses.Esse que é mais um programa do Ministério da Saúde,desenvolve triagem clínica de outras patologias como catarata e pterígio(conhecida como carne no olho), após a avaliação e caso diagnosticado a doença, é feito uma guia(ficha) para uma futura cirurgia(Prevista para acontecer em Paraibano no mês de fevereiro de 2011). O Paciente com glaucoma recebe a medicação no ato da consulta e tem direito de acompanhamento oftalmológico para o resto da vida, se assim for necessário. Todo paciente voltará trimestralmente a ser consultado. O glaucoma é uma doença silenciosa causada pelo aumento da pressão dentro do olho que, se não tratada precocemente, pode ocasionar uma lesão permanente nas fibras nervosas e, consequentemente, a cegueira irreversível. A secretária municipal de saúde, Francilene Ferreira de Carvalho e o secretário-adjunto Antonio Cláudio Darim, elogiaram o mutirão e principalmente o atendimento médico do Dr. Marcos Antonio de Alencar e de sua equipe, pela forma simples e simpatica com que consultaram os pacientes do município.
Nessa primeira execução, cerca de 100 pessoas foram consultadas, poderia ser mais, se houvesse mais tempo, mas a equipe do mutirão, teve que se deslocar para outro município, onde estava agendada novas ações. Era notável a expressão de contentamento,dos pacientes, reconhecendo o trabalho da gestão municipal em prol da saúde dos paraibanenses.

Nenhum comentário: