sábado, 18 de dezembro de 2010

A ÉTICA DE 200 ANOS.


Lembrado como o presidente que emancipou os escravos de seu país, Abrahan Lincoln (12 de fevereiro de 1809 — 15 de abril de 1865) é considerado um dos inspiradores da moderna democracia e uma das maiores figuras da história americana.
Ao iniciar seu governo, em 4 de março de 1861, Lincoln teve de enfrentar o separatismo de sete estados escravistas do sul, que formaram os Estados Confederados da América. O presidente foi firme e prudente: não reconheceu a secessão, ratificou a soberania nacional sobre os estados rebeldes e convidou-os à conciliação, assegurando-lhes que nunca partiria dele a iniciativa da guerra. Lincoln encontrou o governo sem recursos, sem exército e com uma opinião pública que lhe era favorável somente em reduzida escala. Com vontade férrea, profunda fé religiosa e confiança no povo, iniciou uma luta que primeiramente lhe foi adversa...venceu a guerra...
No momento de mudanças políticas no Brasil, é preciso lembrar de Lincoln. É dele o célebre discurso de Gettysburg, em que definiu o significado democrático do governo do povo, pelo povo e para o povo, e que alcançou repercussão mundial.
Também é de Lincoln as famosas frases:
-"Nunca devemos mudar o cavalo no meio do rio"
-"Ações falam mais alto que palavras"
-" Você pode enganar pessoas todo o tempo. Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo.Mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo".
- "Se quiser pôr a prova o caráter de um homem, dê-lhe o poder".
Essas frases pronunciadas há mais de 200 anos, por Abrahan Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, já mostravam os meandros da política. Mas parece, que mudam-se os homens e não muda a forma de governar. Neste momento em que nossos futuros governantes estão montando seus escalões, seria interessante que revisitassem as experiências da ética e do bem comum, ou futuramente o povo terá que refletir a frase de outro presidente dos E.U.A.:
-"Querem saber o que os homens pensam ? Não ouçam o que dizem, observem o que fazem." ( J.F.Kennedy).

Nenhum comentário: