terça-feira, 30 de novembro de 2010

1 MÊS APÓS DENÚNCIA DO BLOG, IBGE TEM NOVOS NÚMEROS PARA PARAIBANO

No início do mês de novembro o blog Paraibanomanews, fez uma denúncia, sobre os dados da população do município de Paraibano, O IBGE refez o cálculo e dá novos números, agora atualizados conforme o Blog havia previsto e confirmado com a Secretaria de Saúde e a FUNASA, para você entender leia uma parte da matéria divulgada pelo blog no dia 4 de novembro de 2010: PARA IBGE,PARAIBANO NÃO CRESCEU MUITO.


O IBGE divulgou hoje (4 de novembro) a população residente em cada um dos 5.565 municípios brasileiros, segundo os resultados da coleta do Censo Demográfico 2010, realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro, que recenseou 185.712.713 pessoas em todo o Brasil.
Antes mesmo de ser publicado o resultado definitivo, muitas prefeituras contestavam os números apresentados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- e prometiam pedir que a população do município fosse recontada. A reclamação principal, é sobre as diversas falhas no relatório do IBGE, que caracterizam que o número de habitantes do município, levantados pela pesquisa do órgão, não corresponde com a realidade,
o que significa na prática, perda no valor do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
O Blog Paraibanomanews, fez uma pesquisa no site do IBGE(www.ibge.gov.br/) sobre Paraibano-Maranhão e observou os dados recenseados a partir de 1996 até 2010.Os dados mostram que em 14 anos o número populacional do município,teve um aumento de 1.392 pessoas, a realidade vista "in loco" pelos moradores, contraria esses números.É notável o aumento de bairros e novos moradores na cidade.O comércio aumentou. Números da Secretaria Municipal de Saúde através da FUNASA estima que o município tenha mais de 20 mil habitantes, e o CENSO de 2009 estimava uma população de 19.991, mas um ano depois, o CENSO 2010, coletou 19.913 pessoas, ou seja diminuiu.
***** *********************************
Somos 190.732.694 pessoas em todo o Brasil. Esse é o resultado do Censo 2010 divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Maranhão a população é de 6.569.683 e São Luís passou de 1 milhão de habitantes.
Para a nossa região, o município mais populoso é Colinas com quase 40 mil habitantes, seguido de São João dos Patos com 24.913, Buríti Bravo 22.886, Mirador com 20.434 e em seguida Paraibano com 20.104 para o IBGE, mas para a FUNASA o número é de 20.255, portanto o IBGE faltou cadastrar 151 habitantes...(deve ser os habitantes que foram para São Paulo, rsrsrs...),os demais municípios, você consegue o número da população acessando a página do IBGE ou do Imirante.com.

sábado, 27 de novembro de 2010

Cinco mil casos de Aids são confirmados no Maranhão


SÃO LUÍS - O Maranhão tem cerca de cinco mil casos de Aids confirmados até setembro deste ano. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante videoconferência na Universidade Virtual do Estado do Maranhão (Univima) voltada para estudantes de escolas públicas de 11 municípios. Do total de infectados, 64% são homens. "São números que ainda assustam muito, principalmente por causa das inúmeras campanhas realizadas", avalia a técnica do Departamento de DST/Aids da SES, Sônia Ferreira. Ela disse que o número de casos pode ser ainda maior, tendo em vista que apenas 1/4 da população mundial portadora do vírus sabe de sua contaminação. "Se temos um número de infectados que gira em torno de mil pessoas, é possível que só no Maranhão exista aproximadamente 20 mil infectados", salientou Sônia Ferreira.Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da SES, de 1985 a este ano, foram notificados 107 casos de jovens e adolescentes com a doença, o que revela a não utilização de métodos contraceptivos. "É um dado que preocupa, principalmente porque demonstra a falta de cuidado dos jovens em evitar a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis", afirmou a técnica. As mulheres jovens ainda são o maior público infectado, segundo a SES. Para Sônia Ferreira, isso acontece em razão da situação socioeconômica da população de vários municípios do estado. "Nós sabemos que, em muitos casos, as crianças têm na atividade sexual um meio de conseguir recursos financeiros e isso não ocorre com cuidado ou acompanhamento, e, além de se prostituírem, não utilizam preservativos", afirmou. Para levar mais informações às pessoas sobre as formas de contágio e retirar eventuais dúvidas que surgem com o início da vida sexual na adolescência, a Univima realizou uma videoconferência com mais de 250 estudantes da rede pública das 11 cidades que possuem pólo tecnológico da universidade. São Luís teve a maior participação, com 65 estudantes, entre os quais Bruna Gabriela Costa, aluna da Unidade de Educação Básica Olinda Desterro, localizada na Vila Vicente Fialho. A estudante considera a atividade importante para que haja sempre mais informações e para que os registros de casos de Aids não continuem a crescer no Maranhão. "É uma forma de qualificar nosso conhecimento e, assim, não exista nenhuma dúvida sobre formas de contágio", disse ela. A Univima também realizará no dia 1º de dezembro atividades em escolas públicas das redes estadual e municipal em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids. Serão apresentados trabalhos desenvolvidos durante o ano e exibidos vídeos educativos aos estudantes.
Fonte:Imirante.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA EM PARAIBANO.




Aconteceu nesta quarta-feira (24), em Paraibano, o mutirão de investigação ao glaucoma.A Campanha de Combate ao Glaucoma, foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Paraibano,Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Oftalmlogia do Maranhão através do Hospital Geral de Oftalmologia de Mossoró-RN. com sede na cidade de Coêlho Neto-MA.
O objetivo do trabalho,é combater a doença por meio de avaliações e distribuição gratuita de medicamentos. Após diagnosticada a doença os pacientes receberam medicações gratuitas para 03 meses.Esse que é mais um programa do Ministério da Saúde,desenvolve triagem clínica de outras patologias como catarata e pterígio(conhecida como carne no olho), após a avaliação e caso diagnosticado a doença, é feito uma guia(ficha) para uma futura cirurgia(Prevista para acontecer em Paraibano no mês de fevereiro de 2011). O Paciente com glaucoma recebe a medicação no ato da consulta e tem direito de acompanhamento oftalmológico para o resto da vida, se assim for necessário. Todo paciente voltará trimestralmente a ser consultado. O glaucoma é uma doença silenciosa causada pelo aumento da pressão dentro do olho que, se não tratada precocemente, pode ocasionar uma lesão permanente nas fibras nervosas e, consequentemente, a cegueira irreversível. A secretária municipal de saúde, Francilene Ferreira de Carvalho e o secretário-adjunto Antonio Cláudio Darim, elogiaram o mutirão e principalmente o atendimento médico do Dr. Marcos Antonio de Alencar e de sua equipe, pela forma simples e simpatica com que consultaram os pacientes do município.
Nessa primeira execução, cerca de 100 pessoas foram consultadas, poderia ser mais, se houvesse mais tempo, mas a equipe do mutirão, teve que se deslocar para outro município, onde estava agendada novas ações. Era notável a expressão de contentamento,dos pacientes, reconhecendo o trabalho da gestão municipal em prol da saúde dos paraibanenses.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Secma intensifica catalogação patrimonial e histórica no Maranhão


"Quem cochila o rabo espicha" diz o ditado...Essa matéria foi divulgada no dia 17 de novembro e pelo jeito, o nosso maior patrimônio arquitetônico, o Sobrado, sobrou mais uma vez...leia a matéria abaixo e veja o porquê.
Técnicos do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), estão intensificando, em diversas cidades maranhenses, a identificação de imóveis que podem vir a fazer parte do patrimônio material.
O mesmo está sendo feito com as manifestações populares entre outros elementos caracterizados pela sua importância histórica na formação das regiões maranhenses e que podem ser considerados como patrimônio imaterial.
Os trabalhos já foram iniciados em São Raimundo das Mangabeiras, Riachão, Carolina, Balsas, Caxias, Codó, Aldeias Altas, São João do Sóter, Barra do Corda, Grajaú, Pinheiro, Viana, Arari, Rosário e Alcântara.
Em São Raimundo das Mangabeiras, a equipe do Departamento criou uma parceria para o projeto do Cine São José, instalado em um dos mais antigos prédios do município, "logo, de valor simbólico e histórico para os moradores de São Raimundo das Mangabeiras", explica José Morais Júnior.
O Cine já está na fase intermediária do cronograma de execução das obras. Posteriormente, ainda em São Raimundo das Mangabeiras, o Departamento de Patrimônio irá realizar duas capacitações, uma em Patrimônio Material e Imaterial e outra na área de biblioteconomia. "O Departamento possui uma política específica para esse tipo de ação", conta José Morais Júnior.
Em Arari, a parceria se deu para a criação e desenvolvimento do projeto referente ao Museu da Cidade. Em Caxias, Viana e Carolina a equipe realizou a fiscalização, análise de projetos e parcerias com as promotorias e secretarias de cultura de cada um desses municípios.
Já em Carolina, a equipe realizou um trabalho de identificação das características arquitetônicas em prédios da cidade, bem como uma pesquisa dos moradores, recolhendo informações sobre ocupação e renda das famílias e sobre os serviços oferecidos em Carolina. Essa ação, especificamente, integra as que estão previstas no projeto Preservação e Valorização do Acervo Urbanístico, Arquitetônico e Paisagístico dos Centros Históricos Maranhenses de Carolina, Caxias e Viana.
Os dados iniciais recolhidos em Carolina, bem como os dos demais municípios visitados na mais recente etapa do projeto de inventário histórico e arquitetônico, já estão sendo catalogados.
Novas propostas
De acordo com José Morais Júnior, o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Maranhão está em fase de negociação com secretarias de cultura, e respectivos departamentos de Patrimônio Histórico, dos municípios de Ouro Preto, São Paulo e Rio de Janeiro e com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, para o desenvolvimento de novos projetos na área patrimonial.
Uma equipe do Departamento de Patrimônio já está trabalhando na montagem do projeto, que prevê ações como capacitações técnicas na área de patrimônio; intercâmbio de profissionais dos departamentos envolvidos no projeto; aproximação com agências de pesquisa, para o desenvolvimento de estudos na área de patrimônio histórico; inventários completos de áreas tombadas, dentre outras.
"Também pretendemos criar uma Liga das Cidades Históricas, que facilitará o desenvolvimento de ações na área de preservação, bem como o intercâmbio de informações", revela José Morais Júnior, acrescentando que a criação de um projeto conjunto entre cidades históricas irá facilitar o desenvolvimento de ações na área de políticas de preservação. "Algumas secretarias e departamentos de patrimônio já sinalizaram positivamente", explica José Morais Júnior.
Fonte: site do Governo do Maranhão
Ou seja a SECMA, com certeza não sabe, que nessa região do Maranhão, existe a cidade de Pastos Bons e não tem o mínimo conhecimento do nosso sobrado, na matéria não consta do registro da visita dos técnicos. Pelo jeito o nosso Sobrado, sobrou!

sábado, 20 de novembro de 2010

TEM NEGROS EM PARAIBANO ?


Neste sábado, quando celebra-se o Dia da Consciência Negra, data marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, o estado do Maranhão que tem a 2ª maior população de negros do Brasil , deveria ser destaque no cenário nacional, rendendo homenagens mais ampla, principalmente pelas dificuldades enfrentadas por estes personagens que se orgulham de carregar na pele a cor do trabalho, festa e humildade e pela contribuição cultural.
Pelo interior do Maranhão ainda existem Quilombolas, aquí mesmo pertinho de Paraibano existe a do Peixinho e outra alí na entrada para o município de Passagem Franca, em umas terras pertencentes a um empresário de Colinas entre outras comunidades negras. Existe também umas histórias de escravos alí pelas terras do Sítio do Meio. Seria interessante que as escolas e os pólos universitários na região, fizessem pesquisas sobre esse povo, de quem somos descendentes e enaltecessem a sua importância no desenvolvimento do nosso município. Senão fica a pergunta:Tem negros em Paraibano?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PREFEITURA DE PARAIBANO É EXEMPLO, DIZ GERENTE DO BNB

L
Um dos programas federal, que mais beneficia o município de Paraibano, é o Programa AgroAmigo do Banco do Nordeste do Brasil. -"Esse resultado positivo é atribuído principalmente a aplicação correta dos empréstimo, e de uma inadiplência quase zero, o que torna o município um exemplo de parceria."- disse,Izaias Batista Campos, gerente geral do Banco do Nordeste da agência de Presidente Dutra-MA.
A afirmação foi feita, nesta quinta-feira (18/11) na Câmara Municipal de Paraibano, durante a entrega de benefícios do programa AgroAmigo. Dessa vez foram 16 contratos e entregas dos cheques. No mês de outubro foram entregues 95 benefícios e para o mês de dezembro próximo estão previstos a entrega de mais 80 a 90 novos benefícios do programa para os criadores do município.
O agricultor Sebastião Pereira de Andrade (63 anos) do povoado Vazante do Zé Batista, disse que esses benefícios ajudaram-lhe a desenvolver seus negócios (esse já é o seu 4º empréstimo) para criação de aves, com o dinheiro da venda da produção, ele também planta abacaxí, o que tem ampliado o seu lucro. Outra beneficiada foi a senhora Marcelina Batista Castro (72 anos) moradora de uma chácara no Riacho do Meio, esse é o seu primeiro empréstimo, informou que investirá na criação de porcos, dependendo do resultado vai investir na criação da galinha caipirona e espera com isso, melhorar a sua vida.
Após a entrega oficial dos cheques, o gerente Izaias Batista e o secretário municipal de agricultura, Júlio César Guimarães, concederam uma entrevista a rádio Liberdade FM(Programa do André Alves), onde exclareceram todos os procedimentos para aquisição dos benefícios e da Lei Nº 12.249, do Governo Federal, que permite aos credores que vivem da exploração rural,liquidarem seus débitos com desconto de 65%. O gerente deu um exemplo: Uma conta com débito de 20 mil pode ser liquidada por apenas 7 mil. Segundo Izaias, este é um instrumento do governo federal para estender aos nordestinos oportunidade de liquidar seus débitos e permitir que possam fazer novos empréstimos. O cliente deve procurar a agência até o mês de dezembro para recalcular, ver o valor real e quitar seu débito. Após a entrevista o gerente teve um encontro com o secretário municipal de finanças, Osvaldo Cruz, para agradecer todo o apoio logístico da prefeitura, e destacou que se toda prefeitura seguir o exemplo de apoio como a de Paraibano, os resultados serão bem maiores. Izaias Batista, lembrou que a prefeitura de Paraibano é a única na região onde o Programa Agroamigo, tem disponível, um moto-taxista, hospedagem, sala e toda a estrutura de apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, e elogiou ao secretário Júlio César pelo trabalho.

Cultura:23º Festival de Poesias Sousândrade

O 23º Festival Maranhense de Poesia Sousândrade, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão), terá início nesta quinta-feira, 18, às 21h, no Teatro da 4ª Feira do Livro, instalada na Praça Maria Aragão, em São Luís. O 23º Festival de Poesias Sousândrade tem apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Concorrem 20 poesias do Maranhão, Minas Gerais, Ceará e São Paulo. O festival é aberto ao público e terminará na sexta-feira, 19, com a realização da grande final, no mesmo horário e local. Na ocasião haverá a declamação das poesias finalistas, divulgação e premiação dos vencedores. A premiação geral é de R$ 5.700,00, mais Troféu Oficial e participação no livro digital em CD Rom. O melhor poema receberá R$ 1.600,00; 2º Lugar: R$ 1.300,00; 3º Lugar: R$ 1.000,00; Melhor Intérprete: 1º Lugar: R$ 800,00; 2º Lugar: R$ 600,00 e o 3º Lugar: R$ 400,00. O diretor do Departamento de Assuntos Culturais e coordenador geral do Festival Sousândrade, Professor Doutor Alberto Pedrosa Dantas Filho, informou que a comissão de seleção do 23º Festival Maranhense de Poesias Sousândrade é formada pelo professor e poeta, Alberico Carneiro; o jornalista, professor, poeta e pesquisador de cultura popular, Paulo Melo Sousa, e pelo professor universitário e poeta Josoaldo Lima Rêgo, que é o coordenador-adjunto do festival.
fonte:O Imparcial

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CULTURA CONTRA A MESMICE




Nunca é tarde para divulgar a arte,principalmente quando ela acontece em municípios pequenos, onde é mais raro manifestações e apoios culturais. Paraibano, mesmo com a falta de hábito cultural, é privilegiado com apresentações todos os meses, do projeto Encena Canta e Dança em Alerta ao Semiárido, da Pastoral do Menor e de toda a luta e insistência da irmã Gema Gallioto e sua equipe de voluntários com destaque para Ivanildo Marão e Francisca Lins, incansáveis no seu trabalho de formiguinhas da cultura. Só quem trabalha com o meio artístico sabe as dificuldades do reconhecimento de quem poderia dar o real apoio. O projeto da Pastoral do Menor tem o apoio do Ministério da Cultura, Banco do Nordeste, Funarte entre outras empresas e teve que passar por uma avaliação desses orgãos, sendo aprovado no ano passado. Seguindo a risca o cronograma exigido pelo Min. da Cultura o Projeto Encena, Canta e Dança...da Pastoral do Menor de Paraibano, cumpriu todas as ações e apresentou seu penúltimo ato, na sexta-feira passada (12/11), na Unidade Integrada João Furtado (antiga Escola Bandeirantes) para um público, que reuniu professores, alunos e público em geral...
O projeto iniciou com a peça: "Preservação para o Semiárido" da oficina de teatro, em seguida houve apresentação do Grupo de Capoeira da Pastoral, do grupo de dança Fran Boys, do Boizinho Filhos dos Pastor, finalizando com danças típicas numa fusão entre Boi Bumbá, Samba, Forró, Sertanejo, animando o público em uma verdadeira salada de rítimos. O evento foi filmado e será gravado em cd para envio, ao Ministério da Cultura. O público poderia ser maior, caso não houvesse a festa do forrozeiro Washington Brasileiro, (infelizmente nossa "riqueza cultural" é feita dessa única manifestação em detrimento a outras)...Como diz outro provérbio: "O hábito faz o monge" e para ter cultura mais ampla, é preciso maior leque da arte como um todo, para sairmos da mesmice.

COMEMORADO O DIA MUNDIAL DO DIABETES EM PARAIBANO



Uma caminhada de combate ao diabetes foi realizada nesta terça-feira (16/11) pela Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes. Mais de 100 pessoas, a maioria da terceira idade, participaram da caminhada que partiu da praça em frente ao Banco do Brasil em direção a Praça Sérgio Coêlho. Antes,foi realizado um alongamento e aquecimento orientado pela educadora física Deusilene Diniz. A caminhada contou com a participação do prefeito de Paraibano,Sebastião Pitó, da primeira-dama Dalva Pereira, do presidente da Câmara, Jardem Sousa, dos vereadores Getúlio Noleto e Ana Célia, da secretária municipal de saúde, Francilene Carvalho, de todas as secretárias municipais, dos idosos do Centro de Covivência dos Idosos, profissionais do NASF, NMES,CRAS,e PSFs, de adultos e jovens.
Na chegada a praça Sérgio Coêlho, o educador físico do NASF, Magnus David, promoveu exercícios de relaxamento e em seguida a secretária de saúde agradeceu a todos, explicando a importância da atividade física e alimentação para o controle da Diabetes. A coordenadora de PSFS Antonia de Kássia, fez uma explanação sobre a situação da diabetes no município, e houve Palestra sobre a causa e prevenção da Diabetes com as enfermeiras Ruth e Vanessa, e a médica do PSf da Substação, Dra. Safira Leal Luz, que aprofundou o tema, dando destaque para os principais sintomas da doença e prevenções.
Durante o evento, o prefeito alertou a população para os cuidados de se evitar a diabetes. “Eu até bem pouco tempo, imaginava que não tinha doença nenhuma, e há poucos dias, percebí do que a diabetes é capaz, quando tive que acompanhar meu genro Cruz, em tratamento de saúde devido a essa doença terrível, por isso, sei a importância da prevenção, dos cuidados que todos devem ter. Eu faço exercícios, faço caminhada todas as manhãs,no povoado Poço Verde.” disse Sebastião Pitó.
As médicas Dra. Franciléa da Costa Neves e Dra. Safira Leal Luz, além de enfermeiras, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, técnicos de enfermagens,atenderam pacientes, aferindo a pressão,fazendo teste de glicemia, vacinas,etc. O trabalho foi realizado por essas equipes multiprofissionais que repassaram ao público orientações sobre a importância da educação em diabetes.Durante essas ações, foi servido um lanche com biscoitos, sucos e frutas. Para a secretária de saúde Francilene Carvalho, o Dia Mundial do Diabetes, realizado em Paraibano, teve o objetivo alcançado,promovendo a educação como forma indispensável para a prevenção de complicações do diabetes.

domingo, 14 de novembro de 2010

CARRETA PEGA FOGO NA BR, EM PARAIBANO



Uma carreta Ford Cargo 4030, placa KDT 9778 de Anápoles-GO, que transportava 26 toneladas de adubo-fertilizante de São Luis para Balsas, pegou fogo no Km 499 da BR 135, na subida da serra na saída de Paraibano-Ma. O acidente aconteceu ontem, 13/11, as 15:30 h. quando o motorista Divinício Lima, percebeu o fogo embaixo da cabine, sobre o motor. O motorista puxou o freio de mão, desceu e tentou apagar o fogo com o extintor, mas o fogo se alastrou e queimou a mangueira do freio, Divinicio ainda tentou dirigir, mas não houve tempo e a carreta desceu batendo a traseira em um barrranco as margens da BR. O fogo se alastrou sobre o adubo e houve explosões dos pneus, a fumaça era visível pelos moradores da cidade, atraindo curiosos. Toda o carregamento e o automóvel foram destruído pelo fogo. As ferragens foram resfriadas pela chuva que caiu na madrugada deste domingo.O motorista não sofreu ferimentos e passa bem.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

" E Agora Abestado???"-

Na semana em que o ÉH?? NÉÈM!!?... ou melhor enem (com letra minúscula mesmo) fez a maior confusão e ainda não teve a humildade de assumir os erros (jogou a culpa para a gráfica) o presidente Lula declarou:-“...Se for necessário fazer uma prova, nós faremos. Se for necessário fazer duas, nós faremos..." ficou a dúvida se o presidente voltou a estudar para fazer também as provas do ENEM !?
Nessa baderna educacional, pelo menos um aluno estudou e acredite !! passou no teste. Foi o futuro deputado Tiririca. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse hoje que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), conseguiu ler e escrever ...
"E Agora Abestado?" como é que fica ? Piora?
Pelo menos a Educação do Brasil, tá complicada. A confusão do Enem é tamanha que nem no discurso o governo se entende. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se for preciso, vai realizar novas provas. O Ministério da Educação fez uma outra interpretação do que disse o presidente. Ou seja em matéria de educação, o país não fala a mesma lingua ou precisa de um tradutor. Depois querem culpar o Tiririca...
Na última pesquisa da ONU (divulgado em 5/11/2010) a educação do Brasil é de dar vergonha. O Brasil tem hoje a mesma média que o Zimbábue, o país com o pior desempenho no mundo.
É por isso, que quando se observa o esforço do Tiririca em ler e escrever e que o com certeza o presidente Lula, a partir de janeiro de 2011, terá tempo de fazer um curso superior, acreditamos que a educação do Brasil talvez tenha mais valorização, a começar reconhecendo a importância dos professores.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DO DIABETES EM PARAIBANO


Cantora Paula Toller participa da Campanha brasileira.
Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento.Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.
A convite da Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano, o Blog Paraibanomanews também está aderindo ao Dia Mundial do Diabetes.Este é o 2º ano da Campanha Dibetes:Educar para Prevenir.Tema escolhido desde 2009 e vai até 2013, com o objetivo de alertar a todos que estão envolvidos com o diabetes a controlá-lo.A campanha começou desde o dia 7 a 14 de novembro(domingo).Em Paraibano o dia para a comemoração está marcado para o dia 17 (Terça-feira) a partir das 7 horas com uma caminhada da Praça da Matriz até a Praça Sérgio Coelho, onde haverá várias ações e sorteio de brindes.Na programação, além das Palestras, haverá atividades físicas com o professor de educação física do NASF, aferição de PA, teste de Glicemia, Vacinas, e lanche frugal.
Por todo o país, serão realizadas centenas de atividades para marcar o Dia Mundial do Diabetes.Entidades, Associações de Pacientes com Diabetes, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, grupos, clubes de futebol, moradores, escolas ... todos mobilizados para chamar a atenção para a importância do tratamento e cuidados com o diabetes.
a cantora Paula Toller já deu início a sua participação na campanha do Dia Mundial do Diabetes. No dia 28 de outubro, a vocalista do Kid Abelha gravou um vídeo para chamar a atenção da população para a importância da prevenção e educação em diabetes. A gravação deve ser veiculada nas principais redes de televisão aberta do país, além de sites e redes sociais.Informações no site:www.diamundialdodiabetes.org.br
Você é convidado a particiapr na 3ª feira, das comemorações do Dia Mundial da Diabetes em Paraibano.Previna-se.Tenha mais Saúde.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VAQUEJADA DE VERDADE.


Sucesso total a Vaquejada do Parque Ana Paula,que aconteceu neste domingo,7/10, no povoado Olho D"Água(à 05 kms.de Paraibano).O evento foi organizada pelo Sérgio Mata-Galo com prêmio de 1.500 reais.
O organizador Sérgio Mato-Galo,foge ao modismo em que se tornou as vaquejadas, que estão mais para "Showquejadas", e mantém a tradição das verdadeiras vaquejadas, surgida na década de 40, conhecida por corrida de mourão onde os vaqueiros mostram suas habilidades com o gado, vestem seus gibões(roupa de couro que protege o vaqueiro da vegetação seca) e se lançam do cavalo sobre o boi, derrubando o animal pelo rabo ou chifre, em movimento arriscado na vegetação da caatinga cheia de espinhos e paus pontiagudos, ou como dizia o cangaceiro Lampião:-"Coisa de cabra macho!". Foi o que o público viu neste final de semana no Parque Ana Paula (Paraibano). A estrutura rústica do parque, atrai cada vez mais turistas, que sobre a sombra dos cajueiros e faveiras, amenizam o calor e a poeira com cerveja gelada. Os únicos pontos negativos da vaquejada, foram os ralizeiros de POPs-100 e a barulheira da torre de babel "sinfônica" dos carros de som, que disputam espaços com músicas "breganejas", icomodando quem queria trocar umas idéias. Mais houve pontos positivos como a Banda Gotas de Mel, que animou o evento. Parabéns ao Mata-Galo e toda à sua família que organizam esse evento há mais de 7 anos e acreditem!! com pouquíssimos patrocínios.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PARA IBGE,PARAIBANO NÃO CRESCEU MUITO.


O IBGE divulgou hoje (4 de novembro) a população residente em cada um dos 5.565 municípios brasileiros, segundo os resultados da coleta do Censo Demográfico 2010, realizada no período de 1º de agosto a 31 de outubro, que recenseou 185.712.713 pessoas em todo o Brasil.
Antes mesmo de ser publicado o resultado definitivo, muitas prefeituras contestavam os números apresentados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- e prometiam pedir que a população do município fosse recontada. A reclamação principal, é sobre as diversas falhas no relatório do IBGE, que caracterizam que o número de habitantes do município, levantados pela pesquisa do órgão, não corresponde com a realidade, o que significa na prática, perda no valor do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
O Blog Paraibanomanews, fez uma pesquisa no site do IBGE(www.ibge.gov.br/) sobre Paraibano-Maranhão e observou os dados recenseados a partir de 1996 até 2010.Os dados mostram que em 14 anos o número populacional do município,teve um aumento de 1.392 pessoas, a realidade vista "in loco" pelos moradores, contraria esses números.É notável o aumento de bairros e novos moradores na cidade.O comércio aumentou. Números da Secretaria Municipal de Saúde através da FUNASA estima que o município tenha mais de 20 mil habitantes, e o CENSO de 2009 estimava uma população de 19.991, mas um ano depois, o CENSO 2010, coletou 19.913 pessoas, ou seja diminuiu.
Para os moradores de outros municípios, os números são;
Colinas : em 2007 tinha 35.692 em 2010: 38.708 habitantes
São João dos Patos:2007- 23.576 em 2010: 24.273
Burití Bravo: em 2007-22.279 em 2010:22.562, e aquí uma surpresa, apesar do município de Burití Bravo ter menos domícilios ocupados(5.618) aos de Paraibano (6.138) sua população é superior em mais de 2.500 pessoas... e até mesmo Mirador(20.398 hab.) tem uma população maior que a de Paraibano, mesmo tendo (4.881)domícilios, número inferiores aos de Paraibano...Outra cidade que cresceu na região, foi Pastos Bons, mais o número populacional não seguiu esse crescimento, segundo dados do IBGE. a população de Pastos Bons é de apenas 17.693, quase do tamanho da população de Passagem Franca que tem 17.296 habitantes. Resumindo:Para o IBGE, em 14 anos o município de Paraibano não cresceu muito populacionalmente.
O Maranhão conforme os dados coletdos pelo Censo 2010, tem 6.424.340 habitantes e a ilha São Luis não chegou ao tão sonhado 1 milhão de habitantes como queriam seus moradores.
Mas o IBGE comunica que o total de moradores do Brasil poderá sofrer alterações também porque as prefeituras têm até 24 de novembro para eventuais contestações de dados, que serão analisadas pelo IBGE.
O resultado final do Censo deve ser divulgado, segundo o IBGE, no fim de novembro. Só então os dados populacionais serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU).