quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO EM PARAIBANO.

Igrejinha antes da reforma (foto:Lasan)

Igreja depois da reforma(foto Lasan)
Começou terça-feira (11-01-2011), o tradicional  Festejo de São Sebastião, em Paraibano. O festejo acontece na primeira capela  construída em 1939, na época em que o lugarejo era chamada de Brejo dos Paraibanos, foi neste local,  alí próximo do bairro Marajá, que nasceu a cidade.
O festejo de São Sebastião vai até o dia 20 de janeiro e tem como tema:"Viver a missão a serviço dos irmãos", em lembrança a vida do santo, que foi invocado (conforme sua oração) contra a fome, doenças contagiosas(peste) e miséria, no início do século do Cristianismo. O padre Raimundo Alves, convida todas as famílias para as festividades. A programação  inicia com alvorada, celebrações, batizados, casamentos e animações como a "motocicletadas". Todos os dias existe algum orgão ou comunidade responsável, e dia 20 encerra o festejo de São Sebastião. O festejo de Paraibano, precisa de uma maior participação da comunidade (vamos deixar os ti-ti-tis de lado né galera) para que se torne um festejo a altura do significado do santo mártir da igreja católica.
PASSAGEM FRANCA
O maior festejo de São Sebastião no Estado, acontece na vizinha cidade  de Passagem Franca. A paróquia, transformou o festejo daquele município, em uma data turística, e segue os antigos modelos de festejos , com barracas, parques e muita festa, atraindo milhares de visitantes. A cidade se volta para essa data, a Prefeitura e comunidade trabalham muito para receber as pessoas.São convidadas as melhores bandas de forró do nordeste, e tem festa todos os dias, as vezes até 3 festas na mesma noite, atraindo milhares de turistas e aumentando a receita do município e evidentemente algumas "ovelhas desgarradas do rebanho da igreja". O padre Vicente, é um cápítulo à parte. Venerado pelos moradores e com um estilo próprio de celebrações, o padre comanda a paróquia há mais de 15 anos, e já virou "patrimônio local".
TI-Ti-Ti católico
O padre, apesar da idade, tem uma mente jovem e é antenado com a modernidade e principalmente a juventude. Enquanto diversos padres inventam dogmas que chateam alguns católicos, o padre Vicente não segue muito certas "burocracias" católicas. Nunca esqueço de um batizado que deveria acontecer em Paraibano, mas que um certo padre (que não está mais na paróquia local) decidiu não fazer batismo, por que a data coincidia com o período carnavalesco. A família, padrinhos e convidados foram no domingo de carnaval para Passagem Franca, falou com o padre Vicente, que após a missa, batizou a criança, acreditem!! ao som de uma música de Bob Marley. E disse ainda mais,- batizo e crismo! - E na hora de flagrar a cena do batismo, o pároco parou o fotógrafo, assustando todos, para logo em seguido dizer:
- Não fotografe desse lado ! O meu melhor perfil é o lado esquerdo! Agora pode fotografar!
E aí, como não gostar desse sujeito de Deus?
Com certeza, São Sebastião, que foi um soldado, ia adorar esse padre, que não segue muito as brigas internas de certos padres egocêntricos.
Para que o padre Raimundo Alves não fique com a pulga atrás da orelha, o texto não é dirigido a ele, aliás padre Raimundo tem algo a ver com o padre Vicente, pelo menos no seu lado musical e juvenil.
O texto é só para refletir, que dependendo do padre e sua relação com a comunidade, a igreja pode enfraquecer. Pode sim, fazer-se um festejo com alegria em vez de só leilão em que um bolo chega a custar 100 reais. E para não me culpar pelo texto ou heresia, todos sabemos a frase:
-"Perdoe Senhor, ele não sabe o que fala..."

Nenhum comentário: