sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

GOL "CONTRA" A DENGUE: Rivalidade entre Brasil e Argentina é usada em campanha

A rivalidade futebolística entre brasileiros e argentinos, sai dos gramados e entra no lixo ou água parada, criadouros preferidos do Aedes aegypti mosquito transmissor da Dengue. A confusão (aliás onde esse mosquito passa causa baderna e até morte) foi criada pela prefeitura daquela cidade (Barretos-SP) onde homens gostam de derrubar bois e fazer malabarismos sobre cavalos...Mas dessa vez, a peãozada caiu literalmente do "cavalo"... e foi um mosquito (que derruba qualquer um) que fez o a prefeitura da cidade se retratar pelo preconceito... Leia abaixo o resumo de matérias, publicadas pelos jornais sob o episódio.
Do G1 SP 26/01/2011
Mosquito aparece vestido com camisa da seleção argentina em Barretos.
Mosquito da dengue aparece vestido com camisa da seleção argentina em campanha publicitária (Arte: Divulgação/Prefeitura de Barretos). A Prefeitura de Barretos, no interior de São Paulo, recorreu à rivalidade no futebol entre Brasil e Argentina para sensibilizar a população no combate à dengue. Em um dos modelos de outdoor da nova campanha publicitária, um jogador com a camisa da seleção brasileira chuta uma bola que tem como alvo o mosquito Aedes aegypti vestido com a camisa da seleção argentina e a frase “Vamos vencer este jogo!”.
O apelo ao futebol é “para ver se mexe com a população”, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura nesta quarta-feira (26). Os outdoors foram colocados em 12 pontos de Barretos e as imagens são trocadas a cada 15 dias.
........................
Não é preciso falar mais nada para saber que os ânimos dos gringos eferveceu, veja a reação:
....................... ARGENTINA
O ministro de Saúde argentino, Juan Manzur, questionou nesta quarta-feira uma publicidade contra a dengue feita pela cidade de Barretos na qual o mosquito transmissor da doença usa uma camisa da Argentina.
"Vamos falar com os colegas e as autoridades sanitárias do Brasil, obviamente, porque é uma situação que não tem nada a ver com a realidade", disse Manzur à rádio del Plata, de Buenos Aires.
"O Brasil tem uma quantidade realmente grande de casos, a tal ponto que a informação fornecida por eles mesmos está superando um milhão de pacientes. Há um velho ditado que diz que saúde não tem fronteiras", afirmou Manzur, em visita à localidade argentina de Aguas Blancas, na fronteira com a Bolívia, durante campanha contra a dengue.
Apesar de ter indicado que "até o momento não há circulação viral da dengue" na Argentina, o ministro advertiu que "a migração ajuda a fazer com que a dengue se propague", por isso será combatida "em coordenação e trabalho conjunto" com a Bolívia.
A Argentina, que em 2009 teve 50 mil infectados e uma dezena de mortes pela dengue, também pediu que os governos provinciais "fortaleçam a vigilância epidemiológica", já que a doença se prolifera na Bolívia, Brasil e Paraguai.
............................... BRASIL
O mosquito retratado em um dos cartazes veste a camisa de número 18, em uma possível alusão a Lionel Messi, que já usou a mesma numeração. Uma segunda figura presente é de um homem com a camisa da seleção brasileira chutando uma bola. A campanha teve início no começo de janeiro e deve durar por alguns meses.
........................... FINAL.
SÃO PAULO - Depois dos protestos do governo argentino, a campanha contra a dengue que mostra um mosquito vestido com a camisa da seleção sul-americana deve deixar as ruas de Barretos, no interior de São Paulo. Mas a prefeitura local alega que a troca dos outdoors já estava prevista.
- Nossa intenção era chamar a atenção da população e não queríamos, de maneira alguma, ofender alguém - disse o diretor de comunicação da prefeitura, Marcelo Murta, que foi o criador da peça.
Segundo o diretor de comunicação, o objetivo é atrair atenção para mobilizar a população no combate aos criadouros dos mosquitos. - Os oudoors foram contratados por 15 dias e o prazo venceu na sexta-feira da semana passada, mas como a procura por propaganda aqui não é grande foi ficando, mas vamos começar a trocar por outras peças da campanha contra a dengue - explicou.
- A ideia é mostrar que a Brasil está levando uma goleada na guerra contra a dengue.
Além da peça do mosquito argentino, a campanha contra a dengue na cidade também apresenta imagens de uma modelo de biquíni deitada com a frase: "Hoje ela faria 17 anos. No verão passado conheceu a dengue." Em outra peça, uma modelo aparece sentada, de vestido e chapéu brancos e a frase: "O sonho dela era ser modelo. A dengue não deixou".
................................. TORCEDORES
Parte do público não recebeu bem a estratégia adotada e se manifestou negativamente nas redes sociais, exigindo uma campanha "mais séria" e que "não ataque os vizinhos".
Em 2010, a dengue causou mais de 530 mortes no País, sendo que foi registrado um total de quase 10 mil casos. Em 2011, já são contabilizadas 35 vítimas fatais da doença, a maior parte em Minas Gerais e São Paulo.

Nenhum comentário: