quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brasil deve ser o 1º país a receber vacina contra a Dengue

Vacina Contra a Dengue

O Brasil poderá ser o primeiro país do mundo a receber em massa a vacina contra a dengue. O imunizante, desenvolvido pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, está em fase final de preparação, e executivos da empresa devem desembarcar no país no mês que vem para propor um acordo ao governo federal para que o Brasil tenha prioridade na distribuição do produto, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.
Em janeiro deste ano o Ministério da Saúde orientou as secretarias de Saúde de 16 Estados que apresentam alto risco de dengue para que atualizem seus planos de emergência.
Apesar de dados preliminares apontarem redução de 56% do número de casos da doença neste ano, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não descartou a possibilidade de uma epidemia de dengue. Somente no final do verão um balanço completo deve ser divulgado.Neste ano a Sanofi Pasteur deve realizar testes com 30 mil pessoas, entre elas brasileiros. Caso a eficácia seja comprovada, o pedido de registro e autorização será feito em 2013. A intenção da empresa é disponibilizar o produto ao mercado mundial em 2015.Esse prazo poderá ser antecipado no Brasil caso haja compromisso político e um processo mais acelerado de aprovação, segundo disse Jean Lang, vice-presidente de pesquisa e chefe do programa de Dengue da Sanofi Pasteur.
Versões nacionais: No Brasil, pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, do Instituto Butantan, em São Paulo, e da Universidade Estadual do Ceará tentam desenvolver a versão nacional do produto.
REALIDADE DE PARAIBANO
Enquanto a vacina não chega, a população deve fazer sua parte e continuar com a prevenção ao mosquito Aedes aegipty, com a limpeza diária em casa e cuidados com a água acumulada. Em Paraibano, apesar de todos os esforços da Secretaria Municipal de Saúde, a situação continua complicada no que se refere a Dengue... Muitos moradores ainda não deram a devida importância a Dengue... é o que constata os registros das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemias do município. -Parece que estão esperando  acontecer o pior para depois jogarem a culpa em alguém, falta conscientização e principalmente colaboração de alguns habitantes.- disse um profissional de saúde que não quis se identificar.
A enfermeira Francijany Revil, coordenadora da epidemiologia, está se desdobrando para conscientizar a população dos perigos da doença. Esta semana, Francijany, fez uma visita ao promotor de justiça da comarca, Dr. Moisés Caldeira Brant. O objetivo da visita foi pedir a colaboração do Ministério Público, no sentido de orientar alguns moradores, que insistem em achar que a Dengue é problema dos outros. A justificativa da enfermeira é que falta collaboração de alguns moradores. segundo Francijany Revil, muitos desses moradores recebem visitas às suas residências e sempre que encontram foco positivo do mosquito da Dengue, esses moradores são orientados pelos profissionais de saúde para que eliminem os criadouros do mosquito, mas na visita seguinte a situação continua a mesma, ou seja o morador não fez nada...a solicitação da enfermeira ao Promotor, é que em casos assim, o morador seja convocado para se justificar, e caso continue a colocar em risco a família e vizinhos, seja orientado. Conforme informações de Francijany Revil, o promotor se sensibilizou com a situação e disse que irá colaborar. A secretária de Saúde, Francilene Ferreira, disse que deseja que todos colaborem para evitar casos de Dengue... Francilene, lembrou que "a saúde é feita por todos e o princípio de tudo é a prevenção e que com atitudes simples, como por exemplo ter cuidados com a higiene do corpo e da casa, evita muitos problemas de saúde e melhora a vida de todos.

Nenhum comentário: