terça-feira, 29 de março de 2011

O MESTRE LANÇA LIVRO.

O secretário adjunto de educação e mestre em filosofia, Profº. Carlos Reis Ribeiro de Sousa lançou dia 25/03 em Pastos Bons-MA. o livro “Diálogo e Direito”, de sua autoria.
A obra aborda o diálogo em busca de um alinhamento entre o ideal de justiça e o Direito em tempos plurais, no que toca à proteção dos Direitos Fundamentais, tendo como marco a teoria de Jürgen Habermas, que se preocupa com a ética, a política e a justiça. Passando-se a viver a uma percepção de que o sistema de direitos, na rota de seu aperfeiçoamento, deve buscar harmonizar-se com os referenciais éticos e políticos (até porque se legitima nestes últimos).
Eu (léo) ainda não lí o livro, mas só pelo título imagino, que servirá como ponte para o ser humano atual, principalmente no que se refere a ética à coisa pública. Para magistrados também. Nesse momento atual em que convive a humanidade, em um egocentrismo que beira a selvageria, (divulgado e aplaudido pela indústria cultural) em consonância com violência aos direitos humanos, qualquer ação que venha despertar a consciência no resgate da solidariedade e o que a nossa Constituição Federal prega no seu Art. 5, já é um bálsamo de esperança.
O professor Carlos Reis, nasceu em Pastos Bons, e se formou em filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS. Fez mestrado na Universidade Federal do Ceará, e já devia esse livro (ao Brasil) há muito tempo, principalmente para os políticos. 
Figura pacata e de uma inteligência socratiana, Carlos Reis é aquele tipo de pessoa em que a humildade, fica invejosa da própria humildade. Desde menino, lá pelas bandas do povoado "Mosquito"Pastos Bons (terra da minha vá e mãe) os professores já se assustavam com a inteligência do gurí, que aprendeu a ler por conta própria, quando viu um objeto e conseguiu ler o nome "lata", mal sabia ele que anos depois o compositor Gilberto Gil lançaria uma música chamada  Metáfora em que a 1ª estrofe diz: "Uma lata existe para conter algo,/ Mas quando o poeta diz lata. /Pode estar querendo dizer o incontível.."
É esse incontível na inteligência do mestre Carlos Reis, que busca o despertar do homem em relação ao seu próximo. Quem adquirir o livro, vai encontrar, o incontível desejo de justiça aliado a dialética e não à força.
Dia 02 de abril, mestre Carlos Reis estará em Paraibano, para uma mesa redonda com universitários, o lançamento de seu livro será combinado nesse encontro, desde já você, internauta é nosso convidado. O Paraibanomanews.Blogspot. está preparando uma entrevista e o lançamento do livro do mestre, por aquí. Aguardem.

Nenhum comentário: