quarta-feira, 20 de abril de 2011

ACREDITE!! NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! SARNEY CRIA PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA.

 
Aprovado fundo de incentivo à leitura. O projeto é de autoria de Sarney.
Projeto que cria o Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL), de autoria do senador José Sarney, foi aprovado nesta terça-feira (19) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa. Para entrar em vigor, a proposta (PLS 294/2005) precisa ainda ser aprovada pela Câmara. A aprovação ocorreu um dia depois do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).
O fundo visa captar recursos para fomentar a produção, distribuição e comercialização de livros, incluindo a exportação, como prevê a Política Nacional do Livro (Lei 10.753/03). Terá recursos do Tesouro Nacional, de doações, legados, subvenções e auxílios, entre outras fontes, e não terá prazo determinado de duração.
Entre os objetivos do FNPL, está a atualização do acervo de bibliotecas públicas e a inclusão de livros em sistema Braille, além da capacitação de pessoas que trabalham nos setores gráfico, editorial e livreiro.
Os financiamentos com recursos do FNPL serão feitos a fundo perdido ou por empréstimos reembolsáveis para a produção e distribuição de publicações. A execução de projetos buscará estimular a regionalização da produção literária, técnica e científica. Os recursos do fundo poderão financiar até 80% do custo total de cada projeto de edição ou distribuição de obras literárias, conforme previsto no projeto.
O relator na CAE, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), acolheu cinco emendas feitas ao texto pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que tratam de aspectos relativos à gestão do FNPL. No debate da matéria, o relator elogiou a proposta e ressaltou a necessidade de aumentar o acesso dos brasileiros aos livros.
- Nosso povo ainda lê pouco. Vê muita televisão, ouve muito rádio, mas lê pouco. O esforço do presidente José Sarney é no sentido de ampliar o espaço da leitura no nosso país - frisou o Inácio Arruda.
***
Pois ZÉ!!!O autor do livro mais conhecido e menos lido "Marimbondos de Fogo"(juro que não lí), consegue fazer esse feito, 1 (um) dia após as ignoradas comemorações do "Dia Nacional do Livro Infantil" (Monteiro Lobato deve estar surpreso). Sarney, para quem não sabe é escritor, só não sei quantos livros ele escreveu, tenho conhecimento de pelo menos três, "O Dono do Mar", "Norte das Águas" o já citado acima...espero que não seja oportunismo do senador de bigode em um momento de datas comemorativas, afinal a sua filha ainda não conseguiu resolver a situação da educação no Estado, a greve dos professores continua 50 dias parados, e como sabemos são os professores que incentivam os alunos a lerem, mesmo alguns professores detestarem ler, é tipo o provérbio "Faça o que mando, mas não faça o que faço"... Mesmo Sarney não sendo bom escritor, segundo o humorista Millor Fernandes, que o considera"...Um escritor sem estilo", a atitude sobre a criação do "projeto de incentivo a leitura" é válida, ainda há esperança de ser realizada a famosa frase de Monteiro Lobato "Um País se Faz de Homens e de Livros"... Alô Sarney dá um puxão de orelha na sua filha, para que ela incentive a educação no Maranhão...

Nenhum comentário: