sexta-feira, 15 de julho de 2011

JOGOS ESCOLARES MARANHENSES SÃO SEDIADOS EM PASTOS BONS

Prefeito Enoque Mota (camisa azul) na abertura
dos JEMS.

O município de Pastos Bons foi palco no último final de semana 09, 10 e 11/07, das disputas da segunda Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), evento realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel). O prefeito Enoque Mota, não mediu esforços e deu carta branca para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, que a partí desse aval, envolveu mais de 300 pessoas, entre atletas, professores e gestores escolares, para realização do grande evento esportista do Maranhão. Infelizmente os municípios de São João dos Patos, Paraibano, São Domingos do Azeitão não manifestaram nenhum interesse em participar dos JEMS. O que é uma pena.
Professor Carlos Reis e Maria Cláudia
jogadora da Seleção Brasileira de Basquete

O grande objetivo da Secretaria de Educação dos municípios que participaram é potencializar o esporte a fim de gerar saúde, lazer, cidadania e educação. Por essa razão, os gestores municipais não consideram os gastos com jogos como despesa, mas sim, como um investimento em pessoas. Isso significa que qualquer despesa com esporte traz como resultado saúde, cidadania, lazer e educação.  Os organizadores do evento consideram o mesmo um verdadeiro sucesso e acreditam que os municípios de São João dos Patos, Paraibano, São Domingos do Azeitão que não manifestaram nenhum interesse em participar dos JEMS, no próximo ano se interessarão (ano eleitoral, muita coisa muda...) O município de Mirador não pode participar devido a problemas com documentação de atleta. Na etapa municipal Pastos Bons contou com diferentes modalidades tais como Futebol de campo, futsal, capoeira, judô, atletismo, dama e ciclismo. Já na etapa regionalhouve apenas Futebol de Campo e Futasal. A abertura ocorreu em 09 de julho no ginásio de esportes que ficou compleatamente lotada para exibição das delegações das escolas municipais e estaduais envolvidas.
A atleta da seleção brasileira de basquete Maria Cláudia  veio de São Paulo, (onde atua profissionalmente no basquete) para prestigiar o evento. Ao longo de quatro dias as disputas foram acirradas. Pastos Bons, representado pelas escolas Sipaúba da Rocha, João Castelo e José Neiva, conquistou o maior número de títulos: venceu no Futebol de Campo infantil, Futsal infantil e infanto-juvenil masculino e feminino. Nova Iorque, escola Manoel Carvalho levou o título de futebol de campo Infanto-juvenil. Sucupira ganhou no handbol, mas sem ter equipe para disputar. Em agosto e setembro essas equipes irão a São Luis participar de etapa inter-regional dos JEMS e se passarem irão disputar a etapa estadual e sucessivamente.  Depois do sucesso de 2011 Pastos Bons certamente será um forte candidato a sediar a próxima etapa regional. Os municípios que não se interessaram em participar com certeza perderam uma grande oportunidade de investir em esporte e educação.

Nenhum comentário: