sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ARTISTA ITALIANA PINTA IMAGENS NA IGREJA MATRIZ E FALA DO TURISMO SEXUAL NO BRASIL.

A convite do padre Raimundo Alves, esteve em Paraibano, nesta semana, a pintora e escultora italiana Flávia Tavano. A artista veio  à cidade para pintar, (voluntariamente) painés de arte sacra, na igreja matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ministrar cursos de alimentação alternativa para associações. Tavano, ficou na cidade poucos dias, e se desdobrou para cumprir com sua agenda. Em  apenas um dia, pintou o primeiro de uma das três imagens combinadas para decorar a igreja. Na parte inferior da nave do altar, pintou uma imagem sacra de dois anjos músicos atrás da cruz de Jesus. A pintora disse que não teve tempo adequado para fazer um projeto melhor   para a finalização de uma obra mais elaborada.
O pároco de Paraibano, Raimundo Alves, informou que a pintora deve voltar em abril de 2012 para terminar as obras, pintando os espaços da pia batismal e outro espaço em frente. Flávia Tavano que também é formada em nutrição e psicologia, desenvolveu outras ações na cidade, como por exemplo, o contato que teve com as mulheres da Associação Comunitária Dona Miúda no bairro Vila Leão, onde ministrou um curso de alimentação alternativa, com ênfase na culinária regional, orientando a substituição do sal, óleo e do açucar, por outros produtos como verduras e frutas e o cuidado com o  tratamento da água. Na reunião de encerramento a coordenadora da associação, senhora Marcilene Pereira, disse que o encontro serviu para que as mulheres aprendessem a proporcionar mais saúde para suas famílias, e que a oficina contribuiu para uma maior interação e partilha. As mulheres da associação, pediram que a paróquia de Paraibano, traga mais cursos na área de artesanato em material reciclável como papel, plástico, palhas,além de costura e culinária.
 Na avaliação das associadas, o encontro com a artista italiana, só teve pontos positivos, principalmente na forma dinâmica de aprendizagem. Para Flávia Tavano, a vinda à Paraibano, foi muito importante, pelo acolhimento e principalmente por perceber que no município a alimentação pode ser melhorada, que com uma boa alimentação se consegue um melhor equilíbrio físico. A artísta, sugeriu que as pessoas cultivem hortas e consumam mais legumes e verduras. Após cumprir com a agenda, a artista, mesmo exausta, ainda teve tempo de conceder uma entrevista ao jornalista Léo Lasan, falando sobre a sua vinda ao Brasil e sobre a Associação Demetro Onlus da Itália, onde é a presidente. A Onlus (Organização Sem Fins Lucrativos) está trabalhando em Fortaleza-CE. e tem como missão, o combate ao turismo sexual e exploração sexual de crianças. Na entrevista a artista, disse que Fortaleza é a "Capital Mundial do Turismo Sexual" e que o seu trabalho neste local é para prevenir as mulheres e crianças dessas violências, com assistência e acolhimento. A entrevista está sendo finalizada e tem muitas informações importantes, como por exemplo, a preparação para o próximo ano de uma marcha internacional de solidariedade contra o turismo sexual que acontecerá simultaneamente no Brasil, Itália e Espanha. Na entrevista Flávia Tavano, fala da imagem negativa dos italianos e outros europeus, que vem ao Brasil para prática da exploração sexual. Lembrou do machismo do homem brasileiro e  do desrespeito com as mulheres e chamou a atenção para a protistuição alarmante em Fortaleza. Aguardem a entrevista para essa próxima semana.

Nenhum comentário: