quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AMBIENTALISTA DE PARAIBANO PARTICIPA DO XIII ENCOB - Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas


Claudene Campos (à direita de blazer cinza)
com o ex-ministro do Meio-Ambiente Carlos Minc
Claudene Campos, filha do vice-prefeito Clodomir Lima Campos, está sendo destaque na mídia nacional, esteve no mês passado no Rio de Janeiro para lançamento do XIII ENCOB. As fotos ao lado mostra o seu reconhecimento na luta ambientalista. Amanhã sexta-feira, publico mais detalhes. Abaixo notícia relacionada ao evento:
Com a proposta de discutir políticas públicas relacionadas as questões das águas, foi lançado na noite da quinta-feira, 11/08, em São Luís, o XIII ENCOB – Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que, pela primeira vez, será realizado no Maranhão. O evento é uma realização do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, com o apoio na organização da REBOB Rede Brasil de Organismos de Bacia. O lançamento do XIII ENCOB, que teve como palco o Hotel Luzeiros, foi apenas uma prévia para o grande Encontro que será realizado entre os dias 24 e 28 de outubro em São Luís, abordando o tema “Os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pelas águas”. 
Claudene Campos e Prof. Mário Dantas
Durante o lançamento do evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Victor Mendes, discorreu acerca das conquistas que o XIII ENCOB já trouxe ao Maranhão, como a elaboração de dois decretos para regulamentar a Política Estadual de Recursos Hídricos. De acordo com o Secretário, os decretos serão assinados na realização do Encontro, em outubro, pela Governadora Roseana Sarney.
“Isso é uma vitória para o nosso Estado, afinal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente está não só como geradora dos recursos naturais e hídricos do Maranhão, mas também como articuladora de políticas públicas que visem o meio ambiente e a sociedade em geral”, afirmou o Secretário.
Fará parte da programação do XIII ENCOB, o Encontro Maranhense para a Governança das Águas, que tem como temas centrais a governança das águas e a mobilização para formação de comitês de bacias no Estado, discutidos em mesa-redonda pela manhã e oficina à tarde, no dia 24 de outubro. Grupos e lideranças de bacias hidrográficas de todo o Estado do Maranhão estarão presentes para discutirem com os comitês nacionais experiências e dificuldades vividas durante a implantação do instrumento de gestão.
De acordo com Lupércio Antônio Ziroldo, Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBH, o objetivo é gerar um Fórum de debates e de posicionamento técnico e político, por meio da integração das experiências dos outros Estados brasileiros em gestão de recursos hídricos, de tal forma a recuperar e conservar nossos recursos hídricos. 
“O Estado do Maranhão é cercado de bacias ricas em água e que com a implantação dos Comitês de Bacia ampliarão o debate da gestão de águas com a sociedade, trazendo com certeza melhoria na qualidade e quantidade das águas. É necessário o firmamento de pactos com o poder público, a indústria, a agricultura e representantes de outras entidades. Temos que pensar na água como fator de desenvolvimento e qualidade de vida”, frisou.  Estiveram presentes os representantes da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, FUNASA, CEMAR, EMAP, MPX E OGX. O evento abrange todos os segmentos que tem ligação direta ou indireta com a questão dos recursos hídricos, tais como usuários, municípíos, sociedade civil representativa da indústria, agricultura, estudantes, Universidades, ONGs, tornando-se, assim, um grande Fórum das Águas. 

Nenhum comentário: