quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TABACARIA PEGA FOGO EM PARAIBANO

PARAIBANO - Um incêndio em um estabelecimento comercial  no centro da cidade causou prejuizos e pânico na noite desta terça-feira (13 de setembro de 2011), em Paraibano. O incêndio aconteceu na Mercearia A.C.Coêlho (mas conhecida como "Tabacaria do Onildo") por volta das 23:30 horas. Mercadorias e materiais como fogos de artifícios juntamente com a falta de ventilação provocou explosões, facilitando a propagação do incêndio, que só foi controlado cerca de 30 minutos depois de intensa atuação de pessoas que chegaram ao local. As chamas atingiram toda a extensão interna do comércio e o barulho das explosões  foram ouvidas longe, causando sustos para muitos vizinhos. A alta temperatura abriu  um pequeno buraco no forro do teto. Duas lojas de peças, ao lado e um posto de combustível a poucos metros não foram atingidas. Populares ajudaram a controlar o incêndio e a retirar materiais dos lugares atingidos pelo incêndio. As causas reais do incêndio ainda não foram apuradas e os prejuizos causados ultrapassam os 70 mil reais, segundo seu proprietário Onildo Gonsalves dos Reis de 48 anos. A suspeita para o início do incêndio pode ter sido um curto-cicúito nas instalações elétricas próximo a dois freezers. Pessoas que estavam próximas ao estabelecimento comercial deram depoimentos ao Paraibanomanews. Segundo o comerciante Paulo Torres da Silva(Galego) e o jovem Clay Rabelo, os primeiros a notarem o incêndio disseram que estavam conversando com um frentista do Posto Imperial (próximo ao local do incêndio) e ouviram explosões de rojões e se dirigiram para o local do barulho, quando observaram a senhora  Ana Cristina Coêlho de Sá (esposa do proprietário do comércio), sair no andar de cima do estabelecimento, perguntando de onde vinham as explosões, Clay Rabelo, informou que o barullho vinha de dentro do andar de baixo, em seguida Clay Rabelo desligou o contador de energia e pediu uma serra numa loja de motos próxima ao local e serrou um dos portões, com a ajuda de outras pessoas que chegavam ao local, começaram a apagar o incêndio com um extintor e baldes com água. Somente na manhã desta quarta-feira, 14/09, foi possível observar os prejuízos. 
O proprietário Onildo Gonsalves dos Reis
Em entrevista com o proprietário do estabelecimento, sr. Onildo Gonsalves dos Reis (48 anos), disse que ainda não foram feitos os cáculos reais, mais estima que o prejuízo tenha passado de R$ 70 mil. Na marquise do prédio está  o nome "TABACARIA", qual identifica o estabelecimento comercial,  o nome refere-se ao início do comércio que tinha nos cigarros seu produto mais vendido. O proprietário Onildo, disse, que agora é continuar trabalhando para superar os prejuízos.
PROBLEMAS
Na mesoregião leste do Maranhão,(local do incêndio) 520 kms. da capital São Luis, a maioria dos estabelecimentos comerciais não seguem normas de segurança contra incêndios e muitos tem instalações elétricas precárias, outro problema é a falta de um Corpo de Bombeiros, próximo dessas localidades.  

Nenhum comentário: