quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CAMINHADA DO DIA MUNDIAL DO DIABETES EM PARAIBANO

 "Maravilhosa. um sucesso!" esse foi o comentário de dona Francisca Gomes, 65 anos, sobre a 2ª Caminhada do Dia Mundial do Diabetes, realizada na tarde desta-terça-feira, 15/11 em Paraibano-MA, promovida pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Convivência dos Idosos, CRAS e apoio
 dos PSFS e NASF. Foram mais de 100 pessoas, que ouviram palestras sobre a prevenção e cuidados com o diabetes, proferidas pelo médico Dr. Severino Carneiro, enfermeiro Sandro Rogério e enfermeira Lucimar Sá, além de exercícios físicos de alongamento sob coordenação do educador físico Magnus David do NASF. Com a animação do locutor Biratan(NMES) e som automotivo de Luciano DJ com segurança da Polícia Militar, os participantes seguiram da concentração na praça Sérgio Coêlho, descendo a Av. 1º de Maio e terminando no Complexo Poliesportivo.
 Quem imaginou que o pessoal da terceira idade (em sua maioria) ia se cansar com o trajeto, errou feio, a galera da 3ª juventude (digamos assim) era animação só, sorrindo, dançando e chamando a atenção por todo o percurso. A chegada ao Complexo, foi feito outro alongamento e a secretária municipal de saúde, Francilene Ferreira, falou da importância do Dia Mundial do Diabetes e o esforço da secretaria em proporcionar eventos dessa natureza para despertar as pessoas para a atividade física e uma melhoria na qualidade de vida. Em seguida foi servido um lanche com sucos e frutas.  
 
 Muitas pessoas vieram a gradecer aos organizadores da caminhada pela ação e pediram que sejam feitas mais eventos desse tipo. A secretária de saúde, informou, que todas as terças-feiras, a tarde, são feitas essas atividades físicas, no Complexo Poliesportivo, com orientação do profissionais do NASF e PSFs.

 Esse tipo de serviço, foi orientado pelo Ministério da Saúde para que se leve mais ações de saúde para as comunidades, descentralizando o atendimento. "A parceria de outros setores como o Centro de Convivência dos Idosos e do CRAS-Assistência Social, tem beneficiado a população e proporcionado mais saúde tanto físico como social." disse a secretaria de saúde, Francilene Ferreira.

Nenhum comentário: