terça-feira, 1 de novembro de 2011

XIII ENCOB É CONSIDERADO O MAIOR EVENTO SOBRE ÁGUA NO MUNDO

Eliane Alhadef,Claudene Campos, Prof. Mário
Dantas (de bigode) eleito o novo coordenador
geral do ENCOB para o biênio 2011/2013. 
Na sexta feira 28/10/2011 pela manhã, no Hotel Luzeiros, sede do XIII ENCOB, aconteceu a Assembléia Geral anual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil com a presença de 123 representantes de Comitês de nosso país. Abrindo a reunião, o Sr. Lupercio Ziroldo Antonio fez um breve balanço do XIII ENCOB discorrendo sobre os números do evento, destacando que houve 720 pessoas capacitadas nos mini-cursos e Oficinas realizadas e 1,2 participantes no Encontro que teve ligeira maioria de mulheres com 51%. Destacou ainda que o ENCOB é um evento que permeia todas as classes de escolaridade assim como de origem dos participantes, o que mostra que todos os segmentos envolvidos com a gestão das águas se fizeram presentes. Outro fato destacado pelo Coordenador foi que todos os 27 Estados da Federação tiveram participantes no evento. A seguir, com a palavra, o Secretário de Recursos Hídricos do Governo do Maranhão, Sr. Victor Mendes fez
Victor Mendes, Secretário Estadual de
Meio-Ambiente do Maranhão
um agradecimento a todos que estiveram participando do evento e disse contar com todos para ajudar o Estado a instalar os primeiros Comitês de Bacia.
Agradeceu ainda aos patrocinadores que confiaram no evento e fez homenagem especial as empresas Pratica Eventos e Taguatur que tão bem conduziram a organização logística do evento. Com a palavra a seguir, a Sra. Lais, Superintendente de Recursos Hídricos da SEMA/MA fez uma breve apresentação do resultado do Encontro Maranhense para a Governança das Águas que aconteceu na segunda feira, dia 24 durante todo o dia e que teve participação maciça dos maranhenses envolvidos com a implementação dos Comitês de Bacia no Estado. A Assembléia a seguir procedeu a eleição da nova Coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que elegeu Mário Dantas de Minas Gerais e Vicente Barbosa do Ceará para os cargos de Coordenador Geral e Coordenador Adjunto do Fórum para o biênio 2011/2013. Ambos agradeceram o apoio de todos e prometeram continuar o grande trabalho que vem sendo realizado pelo Colegiado Coordenador no contexto de integrar todos os Comitês de Bacia do Brasil. A Assembléia a seguir escolheu a sede do XIV ENCOB, saindo-se vencedor o Estado do Mato Grosso que venceu Alagoas por 100 a 18 votos. Como ponto alto da Assembléia, os presentes ainda aprovaram Moções e Encaminhamentos, destacando-se Moção apresentada pelos Fóruns Estaduais de Comitês dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará a ser endereçada aos Senhores Senadores da República, de posição contrária às alterações que estão sendo processadas no Código Florestal, especificamente aquelas que prejudicam sobremaneira os recursos hídricos.
Claudene Campos e Laís(Superintendente de
 Recursos Hídricos-SEMA/MA)  e a compe-
tentíssima equipe de apoio da Taguatur
Turismo coordenado por Thaise Bernades
PARAIBANOMANEWS
O jornalista Léo Lasan e o professor Maurício Freire, foram os convidados representantes da sociedade civil de Paraibano na XIII ENCOB, pelos serviços prestados ao meio-ambiente, como por exemplo as aulas sobre ecologia desenvolvida pelo professor Maurício na Escola João Furtado Brito e toda a contribuição de Lasan, nesses quase 30 anos de jornalismo, em que sempre destacou a preservação do meio-ambiente, seja através de suas charges nos principais jornais do Brasil, seja pelas exposições dessas charges no País e no exterior, além de sua militância verde, em palestras e atualmente no Blog Paraibanomanews, onde já publicou entre outras mensagens, vídeos sobre as nascentes das águas em Paraibano, a situação do lixo e preservção das árvores, além de divulgação de projetos ecológicos de nossas escolas, tudo isso foi considerado pela equipe da Secretaria Estadual de Meio-Ambiente do Maranhão, como contribuição a sustentabilidade do planeta e serviu como exemplo para o envio  do convite a estes dois profissionais de Paraibano.
Léo Lasan, José Roberto Rebelato prefeito
de Bilac-SP(eleito o 3º melhor prefeito
do Brasil) e professor Maurício
No XIII ENCOB em São Luis, os maiores especialistas e autoridades em meio-ambiente, marcaram presença e foi considerado pelo coordenador do projeto água viva do WWF Brasil, Sr. Samuel Roiphe Barreto de Saõ Paulo, como "O Maior Encontro Mundial de Águas", outro destaque do evento foi o prefeito da cidade de Bilac-SP, sr. José Roberto Rebelato, eleito o 3º melhor prefeito do Brasil, por implantar as mudanças ambientais em seu município e envolver a participação popular nesse processo de desenvolvimento da cidade, além do prefeito outras personalidades levaram o público presentes nas palestras ao delírio, um deles foi o professor Luizão, médico patologista e professor da UEMA, que fez uma comparação do Brasil com a Africa, falando das condições culturais:"As pessoas ribeirinhas também tem as suas ciências, a ciência não é só das pessoas que passaram pelas academias ou tiveram uma educação branca européia..." criticou o professor Luizão. Segundo ele, para que haja governança das águas é necessário conversar com as populações que vivem as margens do rios, com as quebradeiras de cocos, quilombolas e índigenas para que haja democratização da informação, ética e solidariedade junto com participação popular" disse ainda que os vários materiais poluentes principalmente de produtos químicos que vem sendo utilizado na agricultura tem contaminado as águas e é o grande veiculo de 85% das doenças...Luisão citou ainda frases do poema "Os Timbiras" de Gonsalves Dias, alertando que desde aquele tempo já estavam exterminando florestas e animais... filosofou que: "Todo ser humano nasceu na água e na água se acaba" e profetizou que "A terra é nossa mãe e a água é vida." Professor Luizão discorreu sobre seu trabalho de médico patologista em diversas partes do Brasil e deixou uma pergunta: "Porquê todo o mundo está querendo vir para o Brasil ?"e após o silencio do público, ele mesmo respondeu:"Por que tem Água." "E quem ganha dinheiro com isso? E para onde vai essse dinheiro?"..."Nós somos a 7ª economia do mundo, não dá mais para ter pessoas sem acesso a água, nem crianças fora da escola...A nossa cultura também faz parte da água, ou salvamos a água, ou não tem vida"...A palestra do professor Luizão estourou o tempo permitido aos palestrantes, a tal ponto do secretário de meio ambiente Victor Mendes, dizer:"Sua palestra durou 36 minutos, mas foi tão gostosa, que não ousei interrompê-la"...Outra personalidade que chamou a atenção, foi a consultora legislativa da Assembléia Legislativa do Maranhão, sra. Luzenice Macedo, que no dia 27/10, estava representando o secretário Victor Mendes,
Mesa de abertura XIII ENCOB-São Luís-MA.
mas que nas suas primeiras palavras disse que não se sentia confortável para falar em nome do secretário e que portanto falaria por sí própria. Iniciou sua palestra dizendo que o Maranhão vivia um desconforto, pois na era das bacias hidrográficas o estado ainda não tinha nenhuma bacia, disse que os mangues em São Luis, estavam numa supressão pela especulação imobiliária e que o Ministério do Meio Ambiente deveria discutir essas questões, dos planejamentos metropolitanos nos municípios. Luzenice disse que "A pessoa quando sai da sua terra e vai para a grande cidade, não vai morar em locais caros, ele vai habitar nas periferias, nos mangues, e portanto deve ser discutido isso, as suas condições e qualidade de vida, devemos ouví-los..." Lembrou que os gestores devem cuidar de suas cidades e que isso serve de contribução para territórios alem de seus municípios...Criticou as grandes empresas que usam a água e não paguam por isso:"É preciso fomentar a figura dos produtos da água, com a proteção das suas nascentes"...Muitos outros especialistas debateram vários temas relacionados a água e sua proteção e governança nos 4 dias do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, houve oficinas de capacitação sobre Educação Ambiental para Gestão, Técnicas para Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos, Plano de Bacias como instrumento estratégico de sustentabilidade dos Recursos Hidricos, entre outros. Todos os dias nos finais dos eventos houve apresentação da cultura maranhense, com os Bumbas-Bois da Companhia Barrica, Boi de Orquestra de Nina Rodrigues, Bicho Terra entre outros. De Paraibano, o maior destaque foi Claudene Campos, técnica da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente, que a todo momento era cumprimentada pelos participantes do XIII ENCOB, o diretor de gestão de recursos hidricos do estado de Alagoas, senhor Paulo Martins, disse que o sucesso do encontro sobre gestão das águas, em grande parte devia-se a articulação e simpatia de Claudene Campos, que conquistou à todos. O XIII ENCOB, foi positivo e agora os participantes do estado deverão em cada bacia montar um comitê para preservar as águas. Em nossa região, além de Paraibano, 7 representantes de Colinas, 2 de São João dos Patos, 1 de Mirador, estão planejando uma reunião para criação da Bacia Hidrográfica do Itapecurú, o nosso rio. Caso você tenha interesse em participar, entre em contato com o e-mail: lasancartuns@hotmail.com.e vamos cuidar do maior bem do planeta, as nossas águas.

Nenhum comentário: