quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mais de 250 mil brasileiros podem não saber que têm HIV.

farmaceutica e bioquímica Bethânia Camargo, fazendo
o teste rápido de HIV no Hospital Municipal.
Ministério da Saúde recomenda que todos realizem testes para descobrir o vírus.
No dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de Dezembro) o Ministério da Saúde alerta a sociedade em geral para a importância de realizar testes periódicos que possibilitem o diagnóstico do vírus HIV. Esses exames devem ser feitos após situações de risco, como o uso compartilhado de seringas por usuários de drogas ou relações sexuais sem preservativos. De acordo com dados do ministério, o Brasil tem cerca de 630 mil pessoas que vivem com o HIV. No entanto, esse número deve aumentar, já que o número de pessoas com vida sexualmente ativa que fizeram o teste pelo menos uma vez passou de 40%, em 2009, para 60% em 2010. De acordo com o ministério, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dobrou, passando de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%. O número de novas infecções por HIV no Brasil passou de 37.465, em 2008, para 38.538, no ano passado, de acordo com dados divulgados hoje (1º) pelo Ministério da Saúde. Em média, são registrados 35 mil novos casos de Aids por ano. Uma das metas do ministério é ampliar o número de testes de HIV por meio do programa Fique Sabendo. Os exames para detectar o vírus são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma sigilosa e gratuita.
PARAIBANO
No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, (1º de Dezembro) o Núcleo Municipal de Educação em Saúde, além de distribuir preservativos nos locais de risco e spots na emissora de rádio local, foi até o Hospital Dr. Pedro Neiva de Santana conversar com a farmacêutica-bioquímica  Bethânia Camargo, responsável pelo laboratório que faz o teste rápido de HIV. Bethânia, recebeu o radialista Cícero Ubiratan e Erinaldo Brito. Bethânia Camargo  é pós-graduada em farmacologia clínica pela UNIEURO, pós-graduada em gestão em saúde pública (UEMA) e está cursando pós-graduação em gestão da assistência faramcêutica pela UFSC. Foi capacitada pelo Ministério da Saúde em agosto de 2009 para realizar o teste rápido de HIV e vem desenvolvendo esse trabalho em nosso município há mais de 2 anos. 
Radialista Cícero Ubiratan entrevistando a bioquímica
NMES- Como é feito o teste rápido de HIV?
BETHÂNIA- É um teste imunocromatográfico qualitativo para a detecção de anticorpos específicos para o vírus da imunodeficiência humana dos tipos 1 e 2 do HIV. O teste é indolor e o resultado é dado em 15 minutos.Os testes são disponibilizados diretamente pelo Ministério da Saúde. A amostra de sangue para realização do exame é pequena e coletada através de uma inserção de uma lanceta no dedo indicador da mão.
NMES- Quem deve fazer o teste ?
BETHÂNIA- Todas as pessoas, inclusive as pessoas que tem um parceiro sexual, casado ou solteiro, independentemente de opção sexual, situação socioeconômica, raça, credo ou cor.
Sabrina, auxiliar da bioquímica.
NMES- Qual é o procedimento para quem tem interesse de fazer o exame rápido de HIV?
BETHÂNIA- Muito simples, basta procurar a farmacêutica-bioquímica no laboratório, aquí no Hospital, e não é necessário nem marcar consulta médica.
NMES- Como está a situação de casos de HIV e AIDS em Paraibano?
BETHÂNIA- Infelizmente temos casos positivos em Paraibano, inclusive em mulheres casadas e gestantes, também em crianças e homens. Daí a necessidade das pessoas se prevenirem mais. Gostaria de lembrar que o exame rápido de HIV é sigiloso, não fica nenhum dado do paciente arquivado.Somente ele receberá o resultado.
NMES- Qual a sua mensagem para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS?
BETHÂNIA- Quem vê Cara, Não vê AIDS!Previna-se. Use Camisinha! E estmos disponíveis para tirar as suas dúvida...
...............................
Em Tempo: O NMES-Núcleo Municipal de Educação em Saúde, tem realizado um trabalho de Palestras e Conscientização sobre as DST, nas escolas, reunião em comunidades e locais de riscos, além de eventos como a vaquejada de Paraibano e Carnaval.O NMES de Paraibano existe há mais de 10 anos e antes era conhecido pela sigla de IEC. Há 4 anos o NMES realizou na Danceteria Metrópolis de Paraibano, " A Noite da Camisinha", onde além da distribuição de mais de 1.000 preservativos, fez palestras e distribuiu brindes doados pelos comerciantes. Para este ano de 2011, o NMES tinha planejado realizar a 2ª Noite da Camisinha, mas infelizmente a Gerência Regional de Saúde em São João dos Patos, não recebeu os preservativos à tempo de entregar para o NMES de Paraibano, o que resultou no adiamento do evento. O NMES, pede a todos que nesse fim de ano, quando surgem as férias e muitos eventos, que as pessoas continuem a USAR A CAMISINHA.                                       Entrevista:Cícero Biratan  Fotos: Erinaldo Brito  Matéria:Léo Lasan

Nenhum comentário: