quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PARAIBANO É ALERTADO CONTRA A DENGUE PELO LACEN E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESTADUAL


Lasan entrevistando José Vidigal, bioquímico do LACEN
Paraibano- Técnicos do Laboratório Central do Maranhão (Lacen) e da Vigilância Epidemiológica Estadual estão visitando municípios da regional de São João dos Patos, coletando amostras de sangue de pacientes com suspeita de dengue e reunindo profissionais da saúde para detectar o vírus da dengue tipo 4. Eles estão reunindo médicos, enfermeiros, técnicos e guardas de campo e Equipes de Saúde da Família, para que colaborem com esta missão sugerida pelo Ministério da Saúde. Este trabalho foi feito nesta quarta 14 e quinta-feira 15/12 em Paraibano, pela equipe do Lacen coordenada pelo bioquímico José Raimundo Vidigal, foram destacados para a região, mais 2 equipes da vigilância  epidemiológica estadual, que estiveram nos municípios de São João dos Patos, Colinas, Mirador e Barão do Grajaú. “O objetivo de nossa vinda a esses municípios é devido ao alto índice de focos positivos da dengue nessa região, e também a preocupação do Ministério da Saúde com o virus tipo 4 da dengue no País e que confirmado casos no vizinho estado do Pará, então o Ministério resolveu reunir a Vigilância Estadual e o Lacen, para coletar amostras de sangue para identificar qual tipo de vírus está circulando nesta região, para após diagnosticos do tipo de vírus, fazer o isolamento afim de evitar uma epidemia”, explicou o bioquímico José Vidigal.
O profissional de São Luís disse que dengue do tipo 4 foi introduzida no Brasil via estado do Pará, mas ainda não foi detectado nenhum caso no Maranhão e informou:-"Toda a população do Brasil está suscetível ao vírus tipo 4, como ninguém está imune a esse tipo de vírus, o Ministério da Saúde, está preparando todas os profissionais de saúde para reforçar  e redobrar o trabalho na prevenção à dengue". A descoberta requer urgência para esse tipo de vírus, porque, como as pessoas não são imunes, há riscos de ocorrer uma epidemia. “Quando a gente contrai dengue tipo 1, por exemplo, o nosso corpo desenvolve uma defesa e nunca mais nós adoecemos daquele mesmo tipo. O problema do tipo 4 é que ninguém desenvolveu, ainda, portanto não há maranhense com defesa natural do corpo pronta para este vírus. Daí o risco de uma epidemia”, explicou José Vidigal.
PARAIBANO
O município de Paraibano, foi pego de surpresa, pelo alto índice de focos positivo da dengue. Mesmo com todo o trabalho realizado, o índice está em 4.6%, o que é considerado  pelo Ministério da Saúde como alto, o MS preconiza que o município não ultrapasse 1,0%. Conforme informações do bioquímico José Vidigal, de 30 amostras de sangue coletadas no município, 19 deram positivos, o que dá uma média de 65 a 70%. "O trabalho de prevenção à dengue tem que ser cotidiano, Paraibano deve ter cochilado um pouquinho e agora temos que despertar e tentar reverter esse quadro, ainda dá tempo, todos, principalmente a população a se prevenir contra a dengue"... "O setor mais complicado em relação a dengue é o povoado da Varzinha, mas a cidade também não está fora desse perigo" alertou o bioquímico.
Em relação a morosidade dos resultado de diagnósticos de exames  pelo Lacen, o bioquímico respondeu, que isso não existe mais, devido a implantação do Sistema GAL-Gerenciador de Ambiente Laboratorial, que agiliza o resultados dos exames enviados via online (o GAL é um sistema de laboratório aplicado à exames de média e alta complexidade em amostras de origem humana, animal e ambiental).O Maranhão tem 2 mil enfermeiros capacitados em manejo clínico da dengue. Em Paraibano foram capacitados 3 enfermeiros que repassaram os conhecimentos para os demais profissionais.
DENGUE 4
Gravidade - A dengue tipo 4 assusta os especialistas por causa da ausência de imunidade. Aqueles que já pegaram os outros tipos de dengue são imunes a eles, mas não a este, que ressurgiu depois de tanto tempo.
Os sintomas da dengue tipo 4 são quase os mesmos da clássica, mas suas complicações podem levar as pessoas infectadas ao desenvolvimento de uma dengue hemorrágica.
Trata-se de uma doença de notificação obrigatória, por isso os sintomas devem ser identificados logo, são eles: dores no corpo, cabeça, articulações e região dos olhos, além de febre, vômito, diarréia, entre outros.
A transmissão pode acontecer tanto por meio dos infectados quanto do mosquito Aedes aegypti, que vem dentro de caixas e containeres, ou ainda na forma de ovos.
Os quatro tipos da doença são muito parecidos, por isso a preocupação maior gira em torno da imunidade. Como o vírus não circula no país há muito tempo, as pessoas não imunizadas poderão evoluir com maiores complicações.Para os infectados, valem as mesmas dicas da dengue clássica, o não uso de medicamentos tais como Melhoral, Doril, Sonrisal, Engov, entre outros. Esses remédios possuem efeito coagulante e por isso podem ocasionar sangramentos.
Tratamento
O tratamento da dengue do tipo 4 requer bastante repouso e ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá, somados a outros medicamentos prescritos pelo médico. A partir dos primeiros sintomas, é importante que a pessoa procure cuidados médicos para qual o tratamento medicamentoso adequado para seu caso. A recuperação aparece com a média de uma semana depois.
POPULAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Paraibano, está correndo contra o tempo e já nesta quinta-feira, começa a divulgar uma campanha de prevenção a dengue, em carros de som e na programação da rádio Liberdade FM, e continua com as informações de casa em casa, por meio das agentes comunitárias de saúde e de guardas de campo da Vigilância Epidemiológica.O recado: A população deve agir e rápido. Todos devem se mobilizar contra o mosquito que não dorme no ponto.

Nenhum comentário: