quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA: PAULO DO ZECA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO JOÃO DOS PATOS


O Paraibanomanews, conseguiu entrevista exclusiva com o pré-candidato a Prefeitura de São João dos Patos, para a eleição de 2012. Paulo Paraguassú Mousinho Lima, 47 anos,curso superior,nome para a urna: Paulo do Zeca (PTB). A entrevista esteve pautada por 4 vezes, sempre que o político visitava Paraibano, em eventos festivos do prefeitura local. Simpático, carismático e atencioso, Paulo do Zeca, recebeu o jornalista Léo Lasan na sua casa em São João dos Patos em uma tarde calorenta, onde estava atendendo  simpatizantes da sua pré-candidatura. Devido ao tempo corrido do político, Léo Lasan deixou a entrevista impressa com o político, que  respondeu, via e-mail uma semana depois. Na entrevista ao Paraibanomanews, Paulo do Zeca, destaca os principais problemas de sua cidade,diz que um de seus adversários não tem experiência e nunca foi testado nas urnas, e vai ainda mais fundo: Faz pesadas críticas aos "prefeitos" e diz que a "situação" vem fazendo verdadeiro abuso econômio financeiro com propaganda antecipada.
PBWS- Em 2008 o senhor disputou a prefeitura de São João dos Patos contra o atual prefeito Zé Mário, que estava com a máquina nas mãos, o que mudou atualmente nessa disputa?
Paulo do Zeca Há várias mudanças, exemplo: o suposto candidato da situação, não tem experiência, é pouco conhecido, nunca foi testado nas urnas, e o principal, não é fácil fazer transferência de votos, ou seja, foi do tempo que o povo votava no candidato do prefeito. Hoje a mentalidade é outra, as pessoas medem mais, pensam mais.
PBWS- Qual a diferença entre o Paulo do Zeca em 2008 para o Paulo do Zeca pré-candidato agora?
Paulo do ZecaCom certeza bem mais experiente, mas com o mesmo objetivo que é realizar uma administração onde o município possa se desenvolver e valorizar os filhos de nossa cidade acima de tudo. O fato de não ter vencido a eleição de 2008, não faz de mim um derrotado. Procurei ao longo dos anos detectar falhas, onde erramos na campanha anterior, para que em 2012 não aconteça mais.
PBDS- O que diferencia o candidato Paulo do Zeca dos demais candidatos?
Paulo do ZecaNão existe diferença, hoje temos um grupo de oposição com vários nomes prontos, entendo que devemos respeitar a vontade do povo, porque neste momento é mantermos a união de todos que fazem o grupo, dessa forma, a oposição vence o pleito com certa facilidade.
PBWSComo o senhor vê a disputa pela Prefeitura de São João dos Patos em 2012?
Paulo do ZecaNeste momento a situação vem fazendo um verdadeiro abuso econômico financeiro com propaganda antecipada, dizendo que vai vencer por que tem dinheiro, etc. enquanto a oposição vem trabalhando nos bastidores para se fortalecer cada vez mais. É assim que vamos vencer, levando propostas sérias para o povo.
PBWSComo o senhor classifica a gestão do prefeito Zé Mário?
Paulo do ZecaNormal. O número de convênios que o município recebeu na transição LULA/DILMA contribuiu muito para a realização de obras na cidade.Porém nossa zona rural e alguns bairros, estão totalmente abandonados, a saúde está na UTI sem previsão de alta, sem contar a precariedade de um serviço que deveria ser sistemático, que é a coleta de lixo.
PBWS- Quais são os grandes problemas da cidade?
Paulo do ZecaO principal é a saúde, falta limpeza nos bairros, o abandono da zona rural e a educação. A grande maioria dos professores reclama bastante da perseguição, o que vem contribuindo para que o desenvolvimento da prática pedagógica não aconteça em bom nível.
PBWS São João dos Patos, sempre foi considerada referência em saúde na região há alguns anos, agora é criticada por ter perdido espaço de saúde para Colinas, a que o senhor atribui essas críticas?
Paulo do ZecaMuito simples: incompetência ou má vontade dos gestores prefeitos, talvez entendendo que fazer festa e distribuir cachaça seja melhor do que cumprir seu papel constitucional que é oferecer uma saúde de qualidade. Hoje o que estamos vendo é que temos necessidade dos serviços de saúde em nosso município. Os pacientes são colocados em ambulâncias ou carros fretados pela prefeitura para serem socorridos em outros municípios, cito como exemplo: Presidente Dutra, Colinas, Pastos Bons, Paraibano e para o vizinho estado do Piauí.
PBWS- O senhor tem ficado em 1º lugar em uma enquete de pesquisa, realizada por um blog local, como o senhor analisa esse resultado?
Paulo  e esposa Carla
Paulo do Zeca Apesar de enquete não ter valor científico, é muito importante ver o nosso nome lembrado pelos internautas, afinal quem dá sustentação aos homens públicos é o povo, sem distinção de raça, cor, credo religioso, etc.
PBWS- Como o senhor pretende, enfrentar o candidato apoiado pelo prefeito que está com a máquina municipal nas mãos?
Paulo do ZecaNa verdade são duas máquinas:O Município e o Estado. Continuo acreditando na democracia e que o povo é livre. Temos que acabar com essa máxima de que vence a eleição quem tem mais dinheiro. Deve vencer quem tem proposta séria, que respeite a população, quem pensa na coletividade, ou vamos continuar vendo a grande imprensa (jornais, TV e revistas) divulgarem os municípios onde a população vive abaixo da linha da pobreza, a exemplo o Maranhão. Hoje temos o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
PBWS- Uma campanha política necessita de recursos, onde o senhor pretende adquirir esses recursos necessários?
Paulo do ZecaNa verdade existem coisas mais importantes e essa nós já contamos que é a vontade, grupo, credibilidade com a população e claro fé em Deus. A questão dinheiro vamos trabalhar como determina a Justiça Eleitoral, com doações, que são legais.
PBSQual o perfil do candidato para ser o seu vice? Já foi definido esse vice?
Paulo do ZecaUm companheiro que venha somar, eu posso dizer, que no grupo de oposição tem vários nomes de homens e mulheres que contribuirão bastante para uma campanha vitoriosa em 2012. Definição de nome só nas convenções que deverão acontecer no mês de junho.
PBWS- Qual é o seu Plano de Governo para São João dos Patos?
Paulo do ZecaTraçar metas juntamente com os Secretários, para atender o que determina a Constituição, que é zelar pela saúde, educação, infra-estrutura, meio ambiente, assistência social, agronegócios, agricultura familiar e outros campos, buscando sempre a melhoria de qualidade de vida para a nossa população.
PBWS- Eleito prefeito, qual seria seu primeiro ato?
Paulo do ZecaEm primeiro plano, seria reestruturar a saúde, levar limpeza pública para os bairros e dar mais assistência à zona rural. Isto é uma idéia minha, mas com certeza teríamos que montar uma equipe de colaboradores do governo para distribuir as atribuições e cobrar resultados, afinal ninguém pode conduzir o destino do município sozinho.
PBWS Qual mensagem o senhor deixa para os eleitores patoeneses:
Paulo do ZecaQue os homens e mulheres, jovens e crianças não percam a esperança de dias melhores e que cada um procure conhecer o perfil dos representantes para fazer a melhor escolha, afinal estamos próximos de uma nova eleição e o futuro de nosso município está nas mãos de cada eleitor.
Entrevista e Fotos:Léo Lasan

Nenhum comentário: