segunda-feira, 12 de março de 2012

SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO REALIZAM SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA

  A mobilização faz parte do Programa Saúde na Escola que envolve as escolas em Paraibano.
Durante a semana passada, de 05 a 09 de março, profissionais da saúde e da educação visitaram escolas da rede municipal de ensino, desenvolvendo o programa Saúde na Escola,  lançado pelo Ministério da Saúde. O programa nacional
tem como objetivo orientar alunos e pais sobre os riscos da obesidade infantil, crianças e adolescentes.
A secretária de saúde Francilene Ferreira de Carvalho (Maninha) participou, na quinta (8) e sexta-feira (9) das ações. Francilene visitou a Escola Adonias Lacerda (8) centro e Unidade Escolar Irmã Gemma e Unidade Escolar Darcy Furtado (9) Residencial. A secretária realizou Palestra e acompanhou o lançamento (dia 8) do Programa Saúde na Escola na Unidade Escolar Ana Teresa. No lançamento participaram  a coordenadora da atenção básica no município, enfermeira Lucimar Sá da Silva, a nutricionista Ana Carolina Leite e o avaliador físico Magnus David, enfermeira Raquel e as Agentes Comunitárias de Saúde do PSF da Vila Aparecida, a coordenadora de educação Maria Daguia, diretoras, professoras e alunos da Escola Adonias Lacerda e Ana Teresa. Lucimar falou do objetivo do programa, a nutricionista Carol explicou a importância de uma alimentação saudável e Magmus David fez uma explanação sobre atividade física, as ACS realizaram medição da altura e peso dos alunos. Na tarde do mesmo dia, a equipe promoveu Palestra na Escola Estadual Epitácio Pessoa. Quem também proferiu palestra, foi o enfermeiro Sandro Rogério e a equipe de saúde da família do PSF da Substação. Sandro Rogério falou sobre obesidade na parte da manhã e tarde, além de promover caminhadas com os alunos no entorno da escola Sarney Costa. O pontapé inicial para ações de saúde na escola, com foco em obesidade, aconteceu um dia antes na Escola Januário Dias no bairro Marajá, com a equipe de saúde da família do PSF da Vazante, onde a enfermeira Ligia Monteiro, pela manhã, falou sobre alimentação saudável e a tarde sobre Sexualidade. Na sexta-feira (9) a enfermeira Jascilane Pereira e ACS do PSF da Vila Leão, realizaram teatro de fantoche, onde falaram sobre alimentação saudável, e fizeram encenação com bonecos sobre os Direitos da Criança, e em seguida repetiram a mesma ação na Escola Municipal Antonio Brito (Vila Leão), a enfermeira do PSF Saúde Humanizada do bairro Residencial, Antonia de Kássia e sua equipe, realizou palestra sobre Alimentação Saudável na escola Darcy Furtado, onde crianças e mães de alunos participaram das atividades, assistindo a vídeo em data-show sobre alimentação saudável e ajudaram seus filhos a colorir desenhos com ilustrações de frutas e legumes.

Alunos da Escola Sarney Costa em atividade física
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. 
O Programa foi lançado em 2007 e tem por objetivo, oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde das crianças, adolescentes e jovens do ensino básico. O PSE é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e Educação e trabalha para integrar as redes de serviços do setor educação e do Sistema único de Saúde – SUS – com o fortalecimento e sustentação da articulação entre escolas e as unidades básicas/ unidades de saúde da família, por meio de realização de ações dirigidas aos alunos. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso. O programa contempla alunos, pais e professores. Além da avaliação antropométrica, todos os envolvidos participarão de palestras e ações de conscientização, orientação e educação alimentar. Anualmente haverá um tema norteador para o programa, neste ano o enfoque está na obesidade.

Nenhum comentário: