segunda-feira, 21 de maio de 2012

13ª. EXPOSERTÃO E CULTURA ESQUECIDA EM PARAIBANO.

A felicidade do prefeito de São João dos Patos, com o sucesso da 13ª Exposertão,evento realizado pela prefeitura de São João dos Patos, no Parque Antonio Reinaldo Porto, e considerado o maior evento agropecuário do médio sertão maranhense, ficou visível na  última noite, domingo (20), como se pode observar pelas fotos do Paraibanomanews que esteve presente. Mesmo sendo desmontado alguns standes de municípios participantes e finalizado os leilões, a galera marcou presença, para prestigiar a festa. 
 Um dos destaques, da Exposertão, sem dúvida foi  o stande do  Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da sua Coordenação de Educação para o Trânsito, e a equipe da CIRETRAN-São João dos Patos, sob o comando do seu  diretor Kayro Coelho, que sorteou capacetes e uma habilitação. No seu discurso Kairo, alertou para o grande número de acidentes em São João dos Patos e pediu mais prudência dos motoristas.O Paraibanomanews fotografou a quantidade de motos, no estacionamento de entrada da Exposertão e na volta, às 11 horas da noite, na saída da cidade percebeu a Policia Militar, atendendo pessoas, no que parecia mais um acidente de motos. Além do alerta sobre o trânsito, a 13ª Exposertão, montou um palco para shows ao vivo e uma tenda elétrica para "rave", proporcionando lazer para todo gosto e estilo musical.
Teve shows no palco principal com Meninos do Barão, entregas de brindes, e troféus para os melhores criadores. O prefeito, José Mário, agradeceu a todos e fez papel de locutor e apresentador do evento, sempre alegre e bem  descontraído. Zé Mário chegou a brincar com o público, dizendo que a partí do próximo ano, poderá está desempregado e que portanto já ia treinando como animador e locutor de palco e pediu a avaliação dos presentes se ele passaria no teste. O prefeito cantou e dançou com a banda Meninos do Barão, de quem confessou ser fã e ao vivo contratou a banda para tocar no aniversário da cidade, abrindo o show da banda Forró dos Plays, no dia 6 de junho.
Presença na 23ª Exposertão, o pré-candidato
Olivan Coêlho e sua irmã Orlanda Coêlho
(assistente social na UPA-de S. J. dos Patos)
e o sanfoneiro Paizim do Acordeon  
Foto:Lasan
O Paraibanomanews, foi convidado para ir a exposertão, pelo pré-candidato a prefeito de Paraibano, Olivan Coêlho e da assistente social do UPA- UNIDADE DE pRONTO aTENDIMENTO, Orlanda Coêlho. Olivan, que na manhã de domingo, promoveu das 8 as 14 horas, um resgate à cultura da região e reuniu, no bar de Dona Maria do Peixe, no bairro da Substação, os dois maiores sanfoneiros da região, o paraibano Paizim do Acordeon e o paraibanense Alcides Fogo, que foram acompanhados dos artistas, Chico Gato, Guimarães entre outros. O forró lembrando os bons momentos de Luiz Gonzaga, despertou saudades e teve até moradores do bairro que se arriscaram a cantar, agradando a todos que passavam pela rua e se aproximavam, para ver os músicos. Houve discurso do artista Paizim do Acordeon, que reclamou da falta de apoio a cultura e revelou, que Alcides Fogo merece mais respeito por parte de todos, pois é um dos maiores sanfoneiros da região e que está sem mostrar sua arte, por falta de uma sanfona. Paizim do Acordeon disse ainda que já tocou em várias partes do Brasil e que já ganhou concursos de forró como melhor tocador de músicas do rei do baião Luiz Gonzaga. O Paraibanomanews gravou o depoimento de Paizim e futuramente vai montar um vídeo sobre a cultura esquecida de Paraibano. 

Nenhum comentário: