quinta-feira, 31 de maio de 2012

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, PROMOVERÃO MANIFESTAÇÃO CONTRA O TABAGISMO

  
Prédio da Sec. de Educação
O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.  
Sect.de Saúde, Francilene foto:Lasan

Para as ações deste ano, a OMS escolheu o tema “Fumar Faz Mal Pra Você, Faz Mal Pro Planeta”.

Panfleto da Sec. de Saúde
O Brasil adaptou a abordagem para o contexto nacional, enfocando os danos causados ao longo da cadeia de produção do tabaco ao meio ambiente e à saúde da população, como o uso agrotóxicos que agridem ecossistemas e fumicultores, desmatamento, trabalho adolescente e infantil, danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, por consequência, o aumento do risco para o desenvolvimento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como Acidente Vascular Encefálico, infarto e diversos tipos de câncer. Daí, a escolha do tema nacional: “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”.
Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua saúde. Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.
Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PARAIBANO
A secretaria municipal de saúde de Paraibano, promove manifestação, nesta quinta-feira, 31 de Maio, no Dia Mundial Sem Tabaco. A manifestação será por meio de uma caminhada, que envolverá escolas do estado e do município e PSFs.
Saída:Das Escolas Epitácio Pessoa, Bandeirantes, Henrique Dias.
Horas: A partí das 15:30.
Roteiro: Encontro Praça Sérgio Coêlho.
O objetivo da caminhada, é informar e prevenir a população sobre os perigos do uso do tabaco. Nas escolas serão desenvolvidas ações visando proteger as gerações presentes e futuras dessa prática. São atores desse trabalho a Secretaria Municipal de Educação as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção a Saúde do Adulto e do Idoso e o programa Saúde na Escola.

Nenhum comentário: