segunda-feira, 11 de junho de 2012

HERÓIS?

 Eles são responsáveis pela saúde física e mental de mais de cem de garotos, que buscam no futebol, meios de preencher o melhor do tempo da nossa vida, a infância. Em uma região em que são raras a aplicação de políticas públicas nesse setor, essas duas pessoas que o Paraibanomanews, mostra nessa reportagem, há muito tempo merecem o reconhecimento, que vem apenas por parte de alguns pais e mães, que tiram seus filhos do mundo violento dos games e programas televisivos ou da ociosidade das ruas, e os levam para o único meio de lazer existente (mesmo sem incentivos),o esporte, mas precisamente o futebol. Estamos falando dos criadores e técnicos das escolinhas de futebol em Paraibano e em Colinas, no sudoeste maranhense. Reizim, como é conhecido da garotada de Paraibano, é policial aposentado. Na época de trabalho na sua profissão, observou o quanto a infância na região estava sem lazer, muitos garotos sem ter como descarregar a energia em atividade físicas, eram agressivos com os pais, na escola ou andavam pelas ruas, tornando risco para uma sociedade que ignorava ( e ainda ignora).
Francisco, técnico da Escolinha São Francisco- Colinas-MA.
O mesmo sentimento, aconteceu com Francisco, humilde e morador de um assentamento em Colinas, que não ficou parado vendo as  crianças, sem um futuro esportivo. Com muita luta, esses dois homens resolverem arregaçar as mangas e partir para atitudes concretas e encontraram no futebol a forma de atrair crianças e adolescentes, para a prática do esporte. Primeiro foi a dificuldade de convencer as autoridas para o incentivo ao esporte. Não tiveram. Por conta própria e muita coragem, tiraram dinheiro dos bolsos e investiram em equipamentos, criando as suas escolinhas. Com módicas mensalidades dos alunos, esses técnicos, até hoje encontram dificuldades para manter em atividade essas crianças, que os idolatram. Para fazer parte da escolinha, os alunos seguem regras, disciplinas, como respeito aos pais e boas notas nas escolas, caso contrário não fazem parte dos treinamentos e jogos. Esses técnicos, tem melhorado o relacionamento entre filhos e pais, além de bons rendimentos na escola, muitos tem aprendido como conviver em sociedade, respeitando o próximo. Aluno que atrasa nos compromissos, ou não se alimenta bem, desrespeita pais, professores e adultos, assim como o próximo, recebe lição de boa convivência, repassada pelos treinadores. R.S.A.(48), pai de um aluno, disse ao Paraibanomanews, que o seu filho aos 7 anos estava se tornando agressivo e não se interessava em ir a escola, em casa era muito nervoso, levado ao médico, o mesmo pediu que a criança praticasse um esporte. Como em Paraibano, não existe outras modalidades a não ser o futebol (a capoeira  mantida por
Escolinha do Reis-Paraibano.MA.
uma ong, não existe mais) o pai o levou para a escolinha do Reis. O técnico disse que no início a criança não conseguia se enturmar e no jogo brigava com os colegas, depois de muita conversa, a criança foi entendendo que no futebol tem que haver coletividade e respeito ao adversário. Seis meses depois o comportamento da criança é outro. Exemplos são muitos. Em Colinas, a criançada,  moradoras de  um assentamento, teve a mesma acolhida, pelo técnico Francisco e os mesmos resultados positivos. O intercâmbio entre Reizim e Francisco, aconteceu no ano passado e este ano. As equipes já se enfrentaram várias vezes e nota-se a alegria desses garotos no dia de jogo. A Prefeiturta de Colinas, tem disponibilizado apoio em transporte. Em Paraibano, o técnico Reis, enfrenta a falta de apoio de empresários e o local onde treina os garotos, está em péssima condições,  com alambrados arrebentados e portões arrombados e o piso da quadra cheios de rachaduras. Muita sujeira no teto e banheiros quebrados. A administração prometeu fazer uma reforma no local, mas até o momento ainda não começou os reparos. Reis enfrenta tudo isso, para continuar com o seu projeto de levar saúde  e educação para as crianças e adolescentes. O técnico da escolinha de Paraibano ainda mantém um time de futebol feminino, mas continua em busca de apoio.
Escolinha São Francisco - Colinas-MA. Fotos:Lasan
Agora com consegue administrar tudo isso, são explicações, que só o amor ao futebol pode demonstrar. Perguntado se tem vontade de desistir, Reizim, disse que não pode, não conseguiria ver uma das crianças da escolinhas se envolvendo em um mundo que não lhe faria bem. Reis tem consciência da vulnerabilidade de alguns garotos, com o mundo das drogas. "O esporte pode levar a caminhos saudáveis" disse Reis ao Paraibanomanews. "O alcoolismo e falta de lazer tem provocado muitos acidentes na região...Se esses jovens tivessem o esporte no dia a dia, isso seria diferente" concluiu.
PARAIBANOMANEWS
Em um mundo violento, em que os seres humanos tornam-se cada vez mais egoístas, exemplos como desses dois técnicos, que com toda dificuldade se dedicam  a melhorar a humanidade, devem ser elogiados. O Poder Público, deve ter mais sensibilidade e aplicar os recursos destinados para o esporte, com o objetivo de salvar o futuro dessas crianças, que serão talvez  futuros políticos. É urgente tornar realidade a expressão “mente sã corpo são”, que simboliza uma mente saudável e corpo saudável. O esporte consegue isso e tem sido exemplo em diversas partes do planeta. Deve haver coletividade daqueles que podem financeiramente acreditar nesses projetos de educação e saúde de crianças e jovens. Não apenas proferir discursos e sim agir efetivamente. As atitudes desses dois heróis, Reizim e Francisco, deveriam ser observadas e seguidas por todos, na frase do filósofo grego, Pitágoras: "EDUQUEM AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ NECESSÁRIO CASTIGAR OS ADULTOS". E olha que essa frase foi dita há 20 séculos a.C.

Nenhum comentário: