terça-feira, 17 de julho de 2012

AÇÕES SERÃO REALIZADAS NO PERÍODO DA VAQUEJADA.


Motos e carros em Paraibano  Foto:Lasan

 O período da vaquejada em Paraibano é o tempo em que mais existem acidentes automobilisticos, consumo de álcool e risco das DST. No ano passado (2011) 20 dias antes da vaquejada, foram atendidos pelo Hospital Dr. Pedro Neiva de Santana em Paraibano, 65 acidentados, a maioria vítimas de veículos de duas rodas. A imprudência foi o crime mais cometido pelos motoristas. Nos dias que antecedem o grande evento da região, a frota de veículos na cidade tem um volume grande e por falta de sinalização de trânsito, muitos motoristas abusam desse fator. O alcoolismo é outro fator que contribui para os acidentes, aliados a esses duas situações, o momento festivo, eleva os animos e muitos terminam namorando e tendo relações íntimas sem prevenção, o que resulta meses depois em muitos números de gravidezes ou DST- doença Sexualmente Tranmissíveis (os dados são do NMES- Núcleo Municipal de Educação em Saúde de Paraibano). Este ano de 2012, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NASF estarão em parceria com a Polícia Militar, promovendo a Semana do Trânsito em Paraibano, que inicia nesta quarta-feira 18 e permanence até o dia 20 de julho. 
Imprudência no Trânsito em Paraibano     Foto:Lasan

Conforme informações da coordenadora do NASF, enfermeira Socorro Noleto, o objetivo é prevenir a população contra os acidentes e as DST. O trabalho desenvolvido por esses orgãos, farão blitz nas ruas e locais dos evetnos, como bares, restaurantes, postos de gasolinas e no parque de vaquejada. Haverá conversas e orientações sobre os riscos que o alcoolismo e as DST provocam. Um planfleto vai ser distribuido orientando sobre as leis de trânsito. O NMES já está há uma semana distribuindo preservativos em todos os locais de riscos. Em conversa com o sargento Brasil da PM em Paraibano, o mesmo disse que o capacete deve ser usado, até por que é lei e os abusos serão coibidos. O responsável pela blitz será o capitão Fernando.
PASSEATA CONTRA O TURISMO SEXUAL NA VAQUEJADA
Outra ação contra o turismo sexual e pedofilia será também realizado na quarta-feira a tarde, promovido pela Ong Italiana Demetra Onlus. A presidente da ong, Flávia Tavano, está em Paraibano com sua amiga a fotógrafa inglesa Arabella Shelbourne, onde vieram promover um workshop de fotografia para crianças. Flávia Tavano, disse ao blog, que essa passeata será feita com pessoas pedalando bicicletas e acontece em todas as capitais do Brasil e Paraibano foi escolhida para representar o Maranhão. O blog está tentando promover um encontro entre a ONG, PM e a Secretaria de Saúde, com o objetivo que a passeata seja mais um alerta para conscientização do alcoolismo, violência no trânsito e questões sexuais, que acontece no período da vaquejada.

Nenhum comentário: