terça-feira, 3 de julho de 2012

CULTURA JUNINA EM PARAIBANO.

Encerrou na noite desta segunda-feira (2) as comemorações dos festejos juninos de 2012 em Paraibano.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Prefeitura de Paraibano, o evento foi realizado no domingo (1) e segunda(2), na Praça Sérgio Coelho, centro da cidade. A programação contou na primeira noite com 12 apresentações de escolas municipais: Dança do Mamulengo(Escola os Amiguinhos), Regae da Liberdade (Escola Antonio Brito), Dança do Arco de Flores(Os Amiguinhos),Forró Asa Branca (Escola João Paraibano),Desfile Caipira (Escola Sarney Costa),Dança do Xaxado (Escola Adonias Lacerda),Carimbó (Escola João Paribano), Quadrilha (Esc. Januário Dias), Dança Flamenca (Esc. João Paraibano), e como convidados especiais a Quadrilha Arrocha do locutor Chico Barbosa e a Quadrilha Revelação de Sucupira do Norte, que inovou em coreografia e evolução, trazendo para as festas juninas, um mistura de lenda
e contos de fadas, danças clássicas, ballet e passos de quadrilhas. O grupo Revelação, adentrou ao espaço de danças, colocando um gigantesco tapete em forma de tabuleiro, lembrando os mosaicos dos salões de bailes do castelo de "cinderela", um casal representando  a princesa e o príncipe encantado, (ao som de "I have Nothing" da saudosa cantora Whitney Houston) discutiam apaixonadamente os conflitos das "estórias" de amor e  rivalidades religiosas (interpretados por personagens vestidos de padres), famíliares, tão comuns em contos dos reinos encantados.Os dançarinos em trajes pretos e brancos formavam as peças de um tabuleiro dançante em que jogavam seus passos em busca da união do casal que ao final saem unidos e felizes para sempre. Um verdadeiro show que encantou o público com a novidade. No final da noite a quadrilha mais tradicional de Paraibano, a Arrocha, veio mostrar por que é considerada uma das melhores da região. Barbosa e sua esforçada turma, mostrou garra e também deu um show. Sucupira contrariando o belo espetáculo apresentou um show de "hip hop", desnecessário e fora do foco junino, mas tudo bem, eles tinham créditos, pois já eram mais de 11 da noite e galera não arredou o pé.



Contos de Princesas na Festa Junina 
 foto:Lasan
 Na noite de segunda-feira (2), as apresentações vieram com Escola Padre Dante apresentando o "Desfile das riquezas da nossa terra" a Escola Darcy Furtado mostrou o "Xote da cintura fina", Escola João Paraibano trouxe o "Xaxado". Os alunos da Escola Irmã Gema dançaram o "Forró Mirim", e a "Tarantela Italiana" foi dançada pelos alunos da Esc. João Paraibano.O Adonias Lacerda mostrou a "Quadrilha Explode Coração", já a Escola Ana Teresa relembrou Maria Bonita na dança "Mulher Rendeira", a Escola João Paraibano veio novamente com o "Forró Pé de Serra" e o Epitácio Pessoa mostrou a Quadrilha e o Carimbó, encerrando a noite com a quadrilha da escola João Furtado Brito. O público elogiou o evento nas duas noites. Os parabéns vão para toda a equipe da Secretaria de Educação, João Antonio coordenador geral, a ex-secretária de educação Jucileide Sousa, ao locutor André Alves grande animador, ao César no som, e toda a segurança que garantiram a paz e aos donos de bares, lanchonetes e barraquinhas que abrilhantaram o evento. Paraibano agradece ao incentivo da cultura.
Texto e Fotos:Léo Lasan

Nenhum comentário: