sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Horário Eleitoral Gratuito Não É Utilizado em Paraibano.

Eleição começa mesmo pra valer quando o eleitor tem contato com os candidatos, nos programas do horário eleitoral gratuito. Essa é uma das estratégias mais poderosas utilizadas pelos políticos em várias cidades do Brasil. Não é o que acontece em Paraibano.
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, liberado pela justiça eleitoral desde o dia 21 de agosto, não entrou na grade da única emissora de rádio da cidade, a Liberdade FM. Há dez dias sem nenhum programa dos candidatos na emissora, o blog Paraibanomanews entrou em contato com o Cartório Eleitoral. Por telefone o jornalista Léo Lasan conversou com Danclei Sabino da Costa, chefe do cartório eleitoral de Paraibano e fez a pergunta: Por qual motivo as coligações políticas de Paraibano, não estão utilizando o horário eleitoral gratuito no rádio? Danclei informou que foi realizado uma audiência entre os representantes das coligações: Daniel Furtado da coligação “PARAIBANO EM SUAS MÃOS”, Ferdinan Guimarães da coligação “A HORA É AGORA, PARAIBANO LIVRE” e Bruno Roseno da coligação “A FORÇA DAS NOVAS IDÉIAS” e esses representantes chegaram a um acordo, alegando que no município, não existe infra-estrutura para produção diária de programas para todas as coligações. Mediante essa realidade, chegaram a um acordo, de não utilizariam esse requisito da Justiça Eleitoral.
REALIDADE.
Em Paraibano, existem 03 estúdios de gravação: O estúdio do radialista e locutor André Alves, o estúdio do DJ Luciano e o estúdio de Marcelo Rego.É bem verdade que alguns dos estúdios não se equiparam a estúdios de alta qualidade, mas nas campanhas passadas esses estúdios bem que supriram as gravações dos candidatos. Além desses 3, existe o estúdio (não tão bem equipado e adequado), mas que realiza também gravações: Estúdio do Erivaldo. Redatores publicitários para prepararem os textos e programas, são poucos, profissionais para criação de jingles, não existe. Os poucos profissionais de mídia na região, observam na realidade, que os políticos estão buscando formas de conter despesas. Outro dado que se observa nas cidades, diz respeito a mídia impressa. Os partidos estão investindos em banners para fachadas e automóveis. O material em papel tem maior investimento em santinhos ou em mine-poster, no tamanho de 1,50 X 80 cm. os quais são transformados em mine-outdoors e colocados em locais estratégicos. Uma surpresa diz respeito aos cartazes de candidatos, em que se colocava em frente das casas, esse tipo de propaganda não se ver mais. Os donos de residências não colam mais fotos de candidatos em frente as suas casas, por dois motivos: Primeiro: estraga a pintura da residência e segundo, muitos não querem se comprometer politicamente, haja visto, ao colocar o "retrato" de um candidato, automaticamente o proprietário declara em quem vota e isso afasta outros candidatos, e o eleitor tem aprendido com os próprios políticos: a política virou balcão de negócios, e muitos eleitores, antes de se decidir quer ouvir proposta$. Foto de candidato na casa tá se transformando em coisa do passado.
GRAVAÇÕES
Como em Paraibano o número de candidatos são de 46 vereadores e 3 prefeitos, e os programas para o rádio tem que ser diários, provavelmente, a estrutura para gravação desses programas não daria conta, até porque os proprietários desses estúdios estão envolvidos nas campanhas. André Alves é locutor oficial da coligação “A hora é Agora, Paraibano Livre” o DJ Luciano é contratado pela mesma coligação para divulgação de propaganda política em motos-som e o locutor Marcelo Rego é locutor oficial de campanha política na cidade de Sucupira do Norte. Por essa situação, o tempo disponível desses profissionais versus a estrutura de estúdios deve ter sido o motivo pelos quais, os representantes das coligações optaram por não utilizar o horário político gratuito no rádio. Em relação a TV, o município não tem canal nem programa local, apesar de dois políticos terem prometidos há um mês atrás, em entrevistas de blogs e rádio. Por outro lado, a coligação “Paraibano em Suas Mãos” tem utilizado a internet para propaganda eleitoral, com um site e página no Facebook, as outras coligações tem buscado espaços em blogs locais. Porém os eleitores da zona rural e muitos da cidade que não tem acesso a internet ficam sem saber direito o que acontece na campanha e ficam a mercê de comentários, o famoso boca a boca, esse o maior canal de informações utilizada na cidade, porém com várias versões, conforme vai espalhando.
LEI DO HORÁRIO POLÍTICO
De acordo com a Lei 9.504/1997, as emissoras de rádio devem transmitir a propaganda dos candidatos das 7h às 7h30m e das 12h às 12h30m, e os canais de televisão das 13h às 13h30m e das 20h30m às 21h. Ao longo da programação normal, serão veiculadas inserções políticas, das 8h à meia-noite, de 15 a 60 segundos cada uma, perfazendo um total de meia hora. O domingo será o único dia sem transmissão eleitoral gratuita. O horário eleitoral se encerrará três dias antes do pleito, em 4 de outubro. Essa também é a data final para realização de debates entre candidatos nesses meios de comunicação e para reuniões públicas, comícios e uso de aparelhagem de som fixa para promoção política. A lei estabelece ainda 5 de outubro como prazo final para esse tipo de propaganda na internet. O dia seguinte — véspera da eleição — será o último para divulgação de candidaturas com alto-falantes ou amplificadores de som e para distribuição de santinhos, caminhadas, carreatas, passeatas e até para execução de jingles e mensagens de candidatos.

Nenhum comentário: