domingo, 7 de outubro de 2012

AS CENAS DO DIA ELEITORAL

Aparecida votando  foto:Amaury

Os candidatos à Prefeitura de Paraibano-MA votaram na manhã deste domingo (7/9). O atual prefeito e candidato à reeleição pelo PTB Sebastião Pitó, votou por volta das 8h30 no Centro de Ensino João Furtado Brito (Bandeirante).Não foi possível registra o momento em que o prefeito e seu candidato à vice-prefeito Dr.Helder, estavam votando, por motivo superior.Por volta das 9h20min, foi a vez da candidata do PV, Aparecida Furtado, votar na 16ª seção que fica na Escola Municipal João Paraibano. Aparecida Furtado estava acompanhada da sua
Prefeito Pitó, após votar. Foto:Lasan

candidata à vice-prefeita na chapa Rejany Gomes (DEM), do seu filho, Ari Filho e de sua nora Poliana. Em seguida foram para a Escola Municipal Ana Tereza, local de votação da candidata à vice-prefeita Rejany Gomes. O candidato do PMN, Olivan Coêlho, votou no final da manhã no bairro Marajá. "Estou feliz e confiante. Fizemos uma campanha limpa. Nos comportamos de maneira séria e fizemos uma campanha muito confiante nas ideias",
Bruno e Olivan (PV) votando foto:Amaury
 disse Olivan Coêlho. O candidato à vice-prefeito na chapa de Olivan, o advogado Bruno Sousa (Dr. Bruno),  votou no início da tarde na 4ª seção  do Centro de Ensino Epitácio Pessoa no centro da cidade.Durante toda a manhã houve várias denuncias de compra de votos, o que obrigou o Promotor de Justiça e o Juiz Eleitoral, investigar todas elas, durante a investigação de uma das denuncias o vereador Francisco Leite "Tico" foi detido, e espera liberação da justiça. A noite de ontem foi bastante movimentada por motivo das especulações de uma possível impugnação da candidatura de Aparecida Furtado, mas a Justiça Eleitoral emitiu um comunicado legitimando como ficha limpa, todos os candidatos ao cargo majoritário. Na madrugada a caminhonete do Senhor Wangel, alugada pela coligação "Paraibano em Suas Mãos" foi atingida por três tiros, a polícia até o momento não identificou quem efetuou os disparos.
Eleitores e candidatos na seção do bairro
da Substação   foto:Lasan
Hoje por volta das 11 horas a candidata a vereadora Lucinha, pediu ao Blog Paraibanomanews que registrasse, que um irmão do secretário de finanças, pediu que ela fosse conversar com o candidato e prefeito Pitó, num local próximo a seção eleitoral que fica na Escola Sarney Costa- Substação, a princípio a candidata se negou a ir conversar com o prefeito, mas devido a insistência do irmão do secretário de finanças, Lucinha foi conversar com Pitó, mas segundo informações da candidata, foi surpreendida, quando o rapaz anunciou a Pitó, que ela Lucinha estava comprando votos. Lucinha pediu respeito ao rapaz e disse pouca e boas, essa informação foi repassada por Lucinha ao Paraibanomanews. O Paraibanomanews também registrou  a indignação de Jucileide Pereira, na seção da Escola Ana Teresa, quando se negou a seguir orientações de fiscais e advogados da Coligação "Paraibano em Suas Mãos", que disse que Jucileide estava na porta interrompendo o fluxo dos eleitores, Jucileide justificou ao blog, que na verdade estava pedindo uma informação aos mesários. No bairro da Substação, uma cena inédita, o secretário de finanças Oswaldo Cruz, ao descer do seu veículo deparou com o veículo conduzido pelo advogado Wilson(Teresina) e Dorací (mãe do advogado Marcos Vinicius) ao cumprimentálos, Cruz foi questionado sobre o incidente que houvera na noite anterior, quando, segundo informações, houve um incidente automobilistico envolvendo Cruz e Polliana (nora da candidata Aparecida), para Cruz, o que houve foi legítima defesa, haja visto, segundo ele, seu nome vinha sendo denegrido pela coligação adversária."Ninguém nunca me viu em palanque falando de a ou b, mas eles falaram de mim...Cada um, usa  a força que tem" disse Cruz.
policiamento na escola Sarney Costa - Substação

Em uma das seções eleitorais da Escola Sarney Costa (a maior seção eleitoral do município e palco de muitas polêmicas) até o meio-dia deste domingo, apenas 30% dos eleitores tinham comparecido para votar, na Escola Epitácio Pessoa e João Furtado Brito, o movimento era fraco. Para o mesário Cláudio, da seção da Escola Sarney Costa, este ano o número de abstenção será recorde. O movimento grande mesmo só se observa nas avenidas e ruas que dão acessos as seções eleitorais com muito carros e motos. Outra situação bem visível é o uso dos celulares, todos em contato avisando o local e quem está comprando voto
Mariinha Gomes, Rejany Gomes e Aparecida
na Escola Henrique Dias  Foto:Lasan
s. A advogada Natália Pereira, filha do prefeito Pitó, foi vista em frente a casa do abobreiro Tonhão, sentada sobre a tampa de uma cisterna, Natália (que mora no Recife) registrava tudo com seu celular, imediatamete chega a vereadora e candidata Ana Célia, entra na casa de Tonhão e logo o abobreiro sai, sendo seguido de pertinho pela advogada até a seção da Escola os Amiguinhos.O movimento é grande.No Henrique Dias os fiscais das coligações receberam quentinhas e refrigerantes e estavam almoçando sob os olhares invejosos dos mesários, que nem água receberam e reclamaram da fome e do calor de algumas salas de escolas que nem ventilador funcionava. É uma cena de Justiça e Injustiça juntas. 
Candidato a vereador Rafael(PMN) e sua mãe
na Esc. Henrique Dias  Foto:Lasan

Provovalmente o número de eleitores que comparecerão às urnas, seja menor do que as últimas eleições.  Na madrugada a caminhonete do Senhor Wangel, alugada pela coligação "Paraibano em Suas Mãos" foi atingida por três tiros, a polícia até o momento não identificou quem efetuou os disparos.
È pessoal os ânimos estavam e continuam exaltados, principalmente pelos familiares dos candidatos das coligações " A Hora é Agora Paraibano Livre" e "Paraibano em Suas Mãos". Espera-se que não ocorra nenhum ocorrência mais grave até o fim da votação.
Provovalmente o número de eleitores que comparecerão às urnas, seja menor doque as últimas eleições. No momento dessa postagem,17:30, fiscais da coligação "Paraibano Em Suas Mãos" já estão fazendo buzinaço e gritando vitória, o Paraibanomanews, está saindo para fazer a cobertura. Até já.
Textos:Lasan e Amaury

Nenhum comentário: