sábado, 29 de dezembro de 2012

ACIDENTE DE TRÂNSITO FOI O DESTAQUE NA MÍDIA DO ESTADO

O triste número de acidentes no Brasil, continua vitimando quem está no trânsito. Pela manchete do Jornal Pequeno (foto ao lado) dá para se ter uma idéia superficial do problema. Superficial, por que os números nem chegam a serem notificados pelos hospitais, a não ser os mais graves. Nas pequenas cidades do Maranhão, os acidentes automobilisticos, ficam sem perícia e entendimentos ou desentendimentos entre os pilotos envolvidos, tem situações resolvidas entre ambas as partes, devido ao medo da Lei. Raramente o acidente é comunicado à polícia. O motivo é que a maioria dos motoristas ou são menores ou os adultos não tem habilitação ou o documento do veículo em dias. Acidentes que acontecem na zona rural ficam por lá mesmo e só em último caso chegam a serem notificados pelos hospitais. Na região do médio sertão maranhense o problema com vítimas de acidentes de trânsito, principalmente os que pilotam veículos de duas rodas, é pior aínda. Os hospitais sem estruturas para atendimento aos feridos com fraturas, enviam-os para o Socorrão em Presidente Dutra em veículos que não são apropriados, haja visto as âmbulâncias de boa perte dos municípios dessa região, estão quebradas. Em Presidente Dutra, o Soccorão daquela cidade também passa por problemas, devido a super lotação e pessoas ficam nos corredores em macas. O número de acidentados é alarmante  (como registrou a reportagem do Paraibanomanews em novembro de 2012 no local). 
Ambulâncias em Paraibano 
foto:Lasan

Outro agravante no trânsito é a falta de fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De Barão do Grajaú até São Domingos, não se ver o carro da PRF nas rodovias. Autoridades locais, não se manifestam em relação as infrações do Código de Trânsito, o que torna o trânsito um  "roleta russa". Em Paraibano o número de acidentes chamou a  atenção do chefe do CIRETRAN em São João dos Patos. Conforme Kairo Coêlho, em entrevista ao Paraibanomanews, "Os acidentes em Paraibano, em vez de diminuirem, aumentaram". Mas a realidade desse trágico quadro, não é só em Paraibano, em São João dos Patos também, praticamente toda semana tem acidente com vítimas fatais. As motos são as mais envolvidas em acidentes, devido a imprudência ou efeito do álcool pelos condutores desse tipo de veículo.
Mas os carrospesados tem aumentado as estatísticas de acidentes nas estradas. Conforme profissionais de saúde de Paraibano, muitos dos motoristas, na sua pressa de entregar cargas, esquecem de cuidar da própria saúde. Motoristas com problemas cardíacos, pressão alta, stress, foram internados no hospital de Paraibano.No Maranhão, houve mais de 2 mil acidentes, envolvendo motoristas e batidas em  postes de energia, conforme informação da Central Elétrica do Maranhão (CEMAR). Em Paraibano a empresa de energia, constatemente tem que trocar o poste devido a batida de moto ou carro, como aconteceu mais de

 três vezes este ano, registrado pelo blog. Em são João dos Patos um policial militar, morreu após bater seu veículo em um poste em novembro passado. Da véspera do natal deste ano até esta data, houveram cinco acidentes de motos em Paraibano, todo com menores conduzindo o veiculo  e jovens capotaram um carro em estrada de Paraibano a Passagem Franca. Com a facilidade com que está saír conduzindo uma moto pelas ruas, o número de mulheres, menores tem sido observado no trânsito na cidade. Elas também tem se envolvido em acidentes, por que é comum se observar três menores em motos e em alta velocidade.

Nenhum comentário: