segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RESULTADO TRISTE


Alunos apresentando Projeto em escola
de Paraibano   foto:Lolynha
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na quinta-feira dia (22) de novembro de 2012, a média nacional das notas dos estudantes brasileiros no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) em 2011. O número, ficou abaixo da média de 2010 (511,21). Ao todo, foram consideradas as provas de 1.137.813 estudantes. A média das escolas privadas foi de 569,2, isto é, 95 pontos acima da média das escolas dos colégios públicos (474,2) em escala que varia de 0 a 1.000. O Maranhão novamente foi destaque, porém negativo no que se refere à educação. O Colégio Aquiles Lobo do município de São Domingos do Azeitão, (que fica em nossa região médio sertão maranhese) foi considerada como a pior escola do Brasil. O melhor desempenho do Maranhão entre as escolas públicas e privadas foi obtido por alunos do Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, em São Luis, com nota 643,62, e a segunda escola melhor classificada no ranking, foi a Escola Crescimento, também na capital maranhense, com com nota 619,80, ambas da rede privada. A melhor escola do Brasil, foi o Objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, que teve média geral de 737,15 no exame, em uma escala que vai de 0 a 1.000. O segundo lugar ficou com um colégio mineiro de Ipatinga, Colégio Elite Vale do Aço e o terceiro com outra escola de Minas, o Colégio Bernoulli que fica no bairro classe média alta, o Bairro de Lourdes em Belo Horizonte (MG).
O Paraibanomanews, fez uma pesquisa no ranking das escolas do Maranhão que participaram do exame. Foram divulgadas notas de 206 escolas da rede de ensino pública e privada do estado. Segundo o levantamento, as notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, matemática), e também na redação. Em nossa região, que compõe 17 municípios, a escola melhor classificada ficou na 99ª posição, e está em Colinas, o Centro de Ensino Rosa Camara, escola da rede privada, obteve nota 474, 09211. Na posição 114 do ranking das escolas maranhenses no Enem, está o Centro Educacional Edson Lobão de São João dos Patos, com nota 462,27420 e que pertence a rede estadual de ensino. A cidade de Mirador aparece na lista como 145º posição através CE São José, escola da rede privada com nota 451,59773 e pulando para a posição de 190 está a escola estadual CE Aristides Lobo de Barão do Grajaú com nota 425.32969, a cidade de Nova Iorque conquistou o 201º lugar por meio do CE Anália Neiva da rede estadual com nota 420,06786 e Burití Bravo emplacou duas escolas no ranking do Enem das escolas maranhenses, o CE Professora Leda Tajra ficou na posição 206 com nota 407,75833 e o CE Porf. Leda Tajra – Anexo Juçara com nota 396,54844, ambas da rede estadual de ensino. Não aparece no ranking das 215 do Enem, escolas maranhenses listadas nenhuma escola de Paraibano.
VERGONHA
O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.
CHANCE 
A presidente Dilma Rousseff, agendou visita ao Maranhão, para esta segunda-feira (3).O objetivo é vir conferir as obras no Estado. Espera-se que a governadora Roseana Sarney, faça um apelo para que melhore investimentos na área da educação, principalmente para a nossa região. O secretário estadual de educação Pedro Fernandes, tem uma boa chance de mostrar os vergonhosos números da educação no estado e pedir ajuda.

Nenhum comentário: