quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Professora que fotografou escola em Imperatriz tem demissão suspensa

Informação foi confirmada pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.
Uliane Araújo  fotografou alunos em sala com goteiras.

O prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Madeira decidiu suspender, nesta quarta-feira (31), o ato de demissão da professora Uliane Araújo Santa Rosa, de 24 anos, que fotografou a situação de uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado.
"Será feita uma avaliação da situação da escola, da professora, e a situação de todas as escolas municipais também será revista", afirmou o prefeito. Nas imagens feitas pela professora é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1. As fotos publicadas nas redes sociais foram acessadas por mais de 20 mil pessoas em todo o país.
A professora de História foi demitida após a grande repercussão do caso. Segundo o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, Uiliene Araújo Santa Rosa é seletivada e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais. O secretário afirmou que o episódio foi isolado e que a escola, que fica no parque São José, um bairro da periferia de Imperatriz, tem um dos melhores prédios entre as municipalizadas da cidade.
Após publicar fotos, professora de Imperatriz foi à Justiça exigir direitos.
A direção da escola afirmou que a demissão ocorreu porque a professora divulgou as fotos sem antes comunicar o problema da sala de aula e que Uiliane já vinha se desentendendo com boa parte dos funcionários. "Eu já fiquei sabendo pela internet. Ela não teve ética, ela deveria ter tirado os alunos da sala e pedir, mostrar o que estava acontecendo”, disse a diretora Ivone Carvalho. Uiliene Araújo acredita que a demissão foi uma retaliação por causa das fotos publicadas. A professora acionou a Justiça denunciando a situação da escola para ter seus direitos reconhecidos.
Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/10/professora-que-fotografou-escola-em-imperatriz-tem-demissao-suspensa.html

TEMPO, TEMPO, TEMPO.

É natural que após as eleições municipais, os gestores viajem e descansem do trabalho que tiveram nas campanhas políticas, principalmente em conquistar eleitores, ficarem roucos em palanques, cansados em arrastões, caminhadas, reuniões, etc. Geralmente o pós eleição, a administração municipal é entregue a secretários municipais de confiança. E é aí que as coisas as vezes desandam. Para recuperar os gastos financeiros da campanha politica, algumas prefeituras deixam de prestar muitos serviços públicos, que ficam praticamente parados. E a desculpa que o prefeito está viajando, ou o secretário tal não se encontra. E as coisas vão se arrastando e os serviços públicos sem efetividades. Evidentemente, que isso não acontece em todos os municípios. Mas em muitas cidades, é notável a falta de limpeza pública, e atendimento em diversos setores públicos, essenciais para a população.
Buraco sob ponte em Colinas
O resultado disso tudo é a reivindicação dos moradores.
Trator da Prefeitura de Paraibano, tapando buraco na
Vila Guilhermino Brito       Foto:Lasan
O problema do pós
eleição, é o tempo. Apenas dois meses e meio, para continuar a administração de forma normal. Se no muncípio, o candidato foi o prefeito ou indicado pelo gestor, e ambos perderam, aí começa uma corrida contra os dias. Essa corrida muitas vezes atropela as políticas públicas e o município pode cair e só ser reerguido na próxima gestão, que precisará de mais outro tempo para recuperação. O tempo, é sempre, o senhor da razão (como diria o ex-presidente Collor ) e cantado pelo baiano Caetano: "Tempo, tempo, tempo". No meio desse calendário político, estar o sujeito servidor/eleitor, que devido a uma opção, o voto, é quem muitas vezes paga a bateria do relógio político e passa as horas a refletir sobre democracia, e se pergunta, se ela existe ou não. O cidadão que se alegrou com a política durante três meses antes, tem dois meses e meio depois, para "desalegrar" ( se é que existe essa palavra) indiferente a quem ganha. Isso por que, como foi falado, a máquina pública começa a emperrar e o cidadão a empurrar com a barriga. Na região do médio sertão maranhense, os moradores de diversas cidades tem reclamado da falta de gestão pública adequada, em saúde, educação, segurança, limpeza pública, etc. Parece normal, mas não é. O certo seria que não houvesse reclamações por um serviço que deve ser prestado ao cidadão. Afinal as verbas continuam sendo repassadas normalmente. 
O resultado das urnas no Brasil teve um recado importantíssimo para políticos que se utilizavam de velhas práticas parlamentares. No Maranhão, o exemplo foi mais visível ainda. O clã sarneysista, teve uma derrota na ilha ludovicense. E o "castelo" caiu. Em diversas partes do Brasil partidos políticos, vão ter que rever sua postura política e se reciclar para um País mais justo. O exemplo maior veio das pessoas que estão se engajando em projetos do bem comum. Como Ongs e serviços voluntários. O brasileiro, quer ajudar o próximo, papel que deveria ser feito pela maioria dos políticos. O brasileiro é solidário, alegre e não gosta de corrupção. Nas principais capitais, partidos até então majoritários, perderam, para uma nova geração de políticos mas próxima da realidade brasileira. Parafreseando o Maranhão:"Os CASTELOS de areia estão caindo e os sarneysista que saiam do Muro-ad"". Não vai demorar a chegar na nossa região. O político que não tiver visão de participação popular vai se perder entre os populares. 
É uma questão de "tempo". Um exemplo de visão popular, é o prefeito de São João dos Patos, que após dois mandatos voltados para os mais carentes, deflagrou a vitória do seu candidato Dr. Waldênio. Outros prefeitos fizeram isso, mas com muita dificuldade e muito, mas muito dinheiro. Não que para Zé Mário tenha sido fácil, não foi, mas a emoção nos olhares dos patoenses a cada evento da coligação, era visível, pelo belo trabalho que o prefeito fez no município. Zé Mário, não descançou, pós eleição. Continuou trabalhando e duas semanas após a vitória do candidato Dr. Waldênio, Zé Mário, entregou à população novos calçamentos de ruas e o inaugurou a sede própria do campi do IFMA -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com a presença do reitor Francisco Roberto Brandão Ferreira e diversas autoridades como professores, diretores, gestores das cidades de Barra do Corda, São Luis, Imperatriz, Bacabal. Enquanto em outras cidades, muitos prefeito(a)s estão realizando "obras" para deixar para o próximo gestor público. No ditado popular, as "obras" que serão deixadas são conhecidas como "buracos". Para não cair nos próprios "buracos", os prefeito (a)s devem lembrar da Lei de Responsabilidade Fiscal e também no futuro político, afinal, cada mandato só dura quatro anos e aí os eleitores fazem novas avaliações e decidem. Como diria Caetano:"Tempo, tempo, tempo". E só para lembrar aos prefeito(a)s, leiam a estória do escritor Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas, para que os senhores não façam o mesmo que fez o coêlhinho da fábula, que foi traído pela sua própria pressa.: "É tarde… é tardetenho pressapressa… pressa…[....] Mas eu tenho que cuidar desse buraco de rato até Dinah voltar, e ver se o rato não foge". -Dizia o coêlho correndo de um lado para o outro com um relógio na mão, a ponto de tropeçar nele mesmo...

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O PODER SOLIDÁRIO DA INTERNET


Página do site.
A internet é um universo, no sentido literal da palavra. Acesso a internet dirariamnete e confesso, não conhecia o site. Foi só depois do e-mail do deputado Domingos Dutra (PT) do Maranhão, me convidando para fazer parte do site, que visitei e logo aceitei. A proposta do site é tudo aquilo que nós internautas sensíveis por um mundo melhor, buscamos: ajudar a todos em todos os momentos. Com tanta bobagem na internet, visitar esse site e poder ajudar ao próximo com apenas um clique faz um bem ao nosso coração e à humanidade. Esse é o site. http://www.avaaz.org/po/index.php. Como bem destaca o slogan do site. Avaaz é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global. E o mais legal é que o site encoraja as pessoas a criarem suas próprias campanhas usando as ferramentas de petições online da Avaaz - o site permite que pessoas ao redor do mundo iniciem campanhas e alcancem vitórias em âmbito local, nacional e internacional.    O QUE É AVAAZ                                        
É uma comunidade transnacional democrática e pode ser mais eficaz que as Nações Unidas — Suddeutsche ZeitungAvaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.
O ator Leonardo Di Caprio participa do site.

 A Avaaz mobiliza milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes, desde pobreza global até os conflitos no Oriente Médio e mudanças climáticas. O nosso modelo de mobilização online permite que milhares de ações indivíduas, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva.
Operando em 15 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós.
Já fiz meu voto via internet. Visite o site, escolha em quem vai dar o seu voto e clique. Ajude a mudar o mundo. http://www.avaaz.org/po/index.php

Justiça em Rosário bloqueia contas do município para pagar servidores

A juíza Rosângela Prazeres, titular da comarca de Rosário, deferiu liminar na qual determina o bloqueio de todas as contas do Município. O objetivo da medida é pagar os salários dos servidores municipais, que estão em atraso desde agosto. As contas municipais somente poderão ser movimentadas mediante determinação judicial. Ficam bloqueados, ainda, todos os recursos do Município, sobretudo aqueles oriundos do FEP, ITR, ICS, CFM, FUS, IPM, FUNDEB, SNA, observadas as disposições referentes à vinculação dos fundos especiais às finalidades para as quais foram criados, até alcançar o limite do valor total dos salários atrasados dos seus servidores. E uma vez atingido o montante necessário para atualização do débito, proceda-se o imediato desbloqueio, comunicando-se previamente à juíza.
De acordo com o pedido do Ministério Público, diversos setores da prefeitura fizeram a denúncia, alegando atraso no pagamento dos meses de agosto, setembro e outubro. Os servidores informaram ao MP que o Poder Executivo Municipal não vem efetuando o pagamento dos servidores públicos de forma regular, acarretando em atraso salarial que alcança até quatro meses em alguns casos, a exemplo dos servidores da Casa do Idoso. Ao procurar a administração municipal, o MP encontrou sérias dificuldades na busca de um entendimento, pois a situação não seria novidade, estendendo-se desde o mandato anterior do atual prefeito. Acrescentou que não haveria qualquer justificativa plausível para o permanente atraso salarial, uma vez que o Município de Rosário estaria recebendo regularmente os repasses oriundos do SUS, FUNDEB, FPM, PROJOVEM, dentre outros. Em razão disso, requereu a antecipação dos efeitos da tutela, a fim de sejam bloqueados todos os recursos municipais do FUNDEB, SUS, FPM, PROJOVEM e demais repasses que se encontram nas contas do Município de Rosário, necessários ao pagamento das folhas dos meses em atraso. Notificado para se manifestar sobre o pedido, o Município de Rosário alegou que a dificuldade no pagamento dos servidores está diretamente relacionada ao bloqueio realizado pela Receita Federal ao Fundo de Participação do Município, haja vista o atraso no pagamento da Previdência Social. Alegou, ainda, que o único mês pendente seria o de setembro/2012 e apenas para os servidores da Saúde e da Secretaria de Administração.  A manifestação da prefeitura veio acompanhada de espelho do SIAFI e de folhas de pagamento referentes aos meses de junho/2012, julho/2012, agosto/2012, setembro/2012, 13º salário, férias e pessoal da limpeza pública.
Ao deferir a liminar, a juíza citou que, como decorrência lógica do direito ao trabalho, assegura-se ao salário garantias como irredutibilidade, valor mínimo e, principalmente, sua proteção contra retenção dolosa (art. 7º, X), pois a retribuição pecuniária constitui, para a maioria dos trabalhadores, a única base de subsistência, sendo essencial para a satisfação das necessidades vitais e familiares, haja vista sua natureza alimentar (art. 100, § 1º). Logo, as normas que impõem o seu pagamento pontual e integral são inderrogáveis e de ordem pública. No caso dos autos, os documentos demonstram, em tese, a veracidade dos fatos articulados, uma vez que declarações do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino e da secretária Municipal de Assistência Social de Rosário convergem no sentido de indicar a ocorrência de atraso salarial por parte do município.Segundo a magistrada, também há perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, pois o prolongamento do atraso noticiado nos autos comprometerá ainda mais a dignidade humana e o mínimo existencial dos servidores municipais, haja vista o comprometimento da qualidade de vida, pois a verba salarial constitui meio satisfação das necessidades básicas de sobrevivência do trabalhador e de sua família, sobretudo daqueles que recebem remuneração mínima. A juíza Rosângela Prazeres determinou, também, a intimação do representante legal do Município de Rosário, para que providencie as medidas necessárias ao pagamento dos salários em atraso aos servidores públicos municipais, inclusive contratados, enviando as respectivas folhas de pagamento ao Banco do Brasil, no prazo de 72 horas, conforme bloqueio judicial determinado, demonstrando em juízo, o cumprimento da obrigação, no mesmo prazo. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 5 mil.
Reportagem: Michael Mesquita / Assessoria de Comunicação CGJ
Fonte:http://www.tjma.jus.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS DE PARAIBANO FAZEM CURSO PELO SEBRAE

Termina hoje (sexta-feira 26) a primeira etapa do Curso "Aprender e Empreender" realizado pelo SEBRAE - Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empreas (Balsas) com micro e pequenos empresários  de Paraibano. 
Alunos do curso do
 SEBRAE   foto:Lasan

Cecília Salata/ agosto 2012 
  foto:Lasan
 O treinamento está acontecendo desde terça-feira (24) durante à noite na Escola João Furtado Brito (Bandeirantes) e ministrada pelo filósofo e consultor de empresas Mauro Andrade Marques de São Luis. Na terça, estiveram presentes na abertura do curso a gestora de projetos do SEBRAE de Balsas, Maria Cecília Salata, o agente de desenvolvimento SEBRAE de São João dos Patos, sr. Valdecir e aagente de desenvolvimento do SEBRAE de Colinas, sra. Romayne. O curso faz parte do Projeto de Fortalecimento do Varejo no Sertão Maranhense, voltado para pequenas empresas de
Consultor de empresas
Mauro Marques foto:Lasan
comércio varejista e empreendedores individuais da região. Os contatos para o curso foram feitos desde maio deste ano, através do micro empresário Ludenrique Queiroz, que cadastrou vários empresários e micro empresário do município. Já houveram 3 reuniões e nessa semana começou o curso que teve informações sobre técnicas e ferramentas, orientações gerais para melhor desempenho de negócios, além de características comportamentais do empreendedor e tirou muitas dúvidas dos participantes.No curso o professor Mauro Marques, revelou que a maioria dos empresários no Brasil estão em posições falsas, estão quebrados, simplesmente por que não conhecem o seu posionamente, bem como da empresa no mercado:"Geralmente os empresários estão no vermelho e não sabem" disse Mauro. Para melhorar esse quadro, os empresários precisam acompanhar a evolução do mercado, senão ficam para trás. "A globalização é prova de que o mercado muda a todo momento e não existem fronteiras. Logo, logo, chegarão redes de empresas em Paraibano e aí não adianta o empresário correr com o pires na mão. Será tarde" informou o consultor do SEBRAE; "Observei que os municípios vizinhos, Colinas e São João dos Patos, estão aproveitando as oportunidades e o comércio tem evoluído, infelizmente Paraibano, está atrasado, os empresários estão perdendo seus clientes para cidades vizinhas, tudo por que ainda não despertaram para se modernizarem e utilizarem as ferramentas certas...Enquanto Paraibano, está tendo essa oportunidade, com esses curso, existe uma fila de outros municípios querendo essa oportunidade" revelou Mauro Marque. O consultor de empresas,referia ao número de empresas na cidade em relação ao número de micro empresários participantes no curso. Menos de 15."Mas vocês que estão aquí, serão os que estarão na frente, pela visão, vontade e flexibilidade em aprender" concluiu Mauro.O consultor do SEBRAE, visitou as empresas dos participantes durante o dia para avaliação.No segundo dia de treinamento, Mauro fez uma contextualização da história da economia e seus principais pensadores, falou de mercado, de finançasm ferramentas de marketing e principalmente sobre empreendedorismo.Na aula, os empresários, descobriram que todo empreendedor pode ser um empresário, mas nem todo empresário pode ser um empreendedor. Mauro informou que o brasileiro é empreendedor, mas que precisa se preparar melhor. Falou que o Brasil é um País de empreendedores, que de cada oito brasileiros em idade adulta, um está abrindo ou pensando em abrir um negócio.Mas que apesar do grande números de empreendedores, no Brasil a oportunidade de criar e manter um negócio por mais de três anos é relativamente baixa.O problema principal disso é a pouca informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio. No curso realizado em Paraibano, esses temas foram debatidos e realizados oficinas com montagens de empresas pelos alunos. Foi surpreendente observar que os micro empresários de Paraibano que participam do curso, não tinham esses conhecimentos básicos de negócios.Quando o professor propôs que as empresas "laboratórios"  fizessem e dessem resultados dos números da empresa, percebeu-se a falta de conhecimento nesse ítem. Ponto de equilíbrio,Custo Fixo (Pró-Labore), Custo Variável e Índice da Margem de Contribuição, não batiam com os resultados. Todos os participantes foram categóricos em afirmar, que realmente precisam aprender e muito sobre negócios e mercado.Para o consultor Mauro Marques, isso é natural onde não há informações e conhecimento específico."Os comerciantes, confundem muito dinheiro da empresa com dinheiro do seu bolso".Nesses quatro dias de cusro, conforme um micro-empresário, muita coisa vai começar a mudar, a começar pelos números da empresa. O curso que termina hoje, teve o elogio do consultor que parabenizou os participantes e afirmu:"Só de estarem aquí, vocês já saem na frente dos demais, isso terá resultados positivos.Saibam que o desenvolvimento de qualquer município passa também pelas micros e pequenas empresas".O consultor de empresas,referia ao número de empresas na cidade em relação ao 
número de micro empresários participantes no curso. Menos de 15."Mas vocês que estão aquí, serão os que estarão na frente, pela visão, vontade e flexibilidade em aprender" concluiu Mauro.O consultor do SEBRAE, visitou as empresas dos participantes durante o dia para avaliação.No segundo dia de treinamento, Mauro fez uma contextualização da história da economia e seus principais pensadores, falou de mercado, de finançasm ferramentas de marketing e principalmente sobre empreendedorismo.Na aula, os empresários, descobriram que todo empreendedor pode ser um empresário, mas nem todo empresário pode ser um empreendedor. Mauro informou que o brasileiro é empreendedor, mas que precisa se preparar melhor. Falou que o Brasil é um País de empreendedores, que de cada oito brasileiros em idade adulta, um está abrindo ou pensando em abrir um negócio.Mas que apesar do grande números de empreendedores, no Brasil a oportunidade de criar e manter um negócio por mais de três anos é relativamente baixa.O problema principal disso é a pouca informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio. No curso realizado em Paraibano, esses temas foram debatidos e realizados oficinas com montagens de empresas pelos alunos. Foi surpreendente observar que os micro empresários de Paraibano que participam do curso, não tinham esses conhecimentos básicos de negócios.Quando o professor propôs que as empresas "laboratórios"  fizessem e dessem resultados dos números da empresa, percebeu-se a falta de conhecimento nesse ítem. Ponto de equilíbrio,Custo Fixo (Pró-Labore), Custo Variável e Índice da Margem de Contribuição, não batiam com os resultados. Todos os participantes foram categóricos em afirmar, que realmente precisam aprender e muito sobre negócios e mercado.Para o consultor Mauro Marques, isso é natural onde não há informações e conhecimento específico."Os comerciantes, confundem muito dinheiro da empresa com dinheiro do seu bolso".Nesses quatro dias de cusro, conforme um micro-empresário, muita coisa vai começar a mudar, a começar pelos números da empresa. O curso que termina hoje, teve o elogio do consultor que parabenizou os participantes e afirmu:"Só de estarem aquí, vocês já saem na frente dos demais, isso terá resultados positivos.Saibam que o desenvolvimento de qualquer município passa também pelas micros e pequenas empresas".

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pedro Fernandes assume a Secretaria de Educação na segunda

Pedro Fernandes, Aparecida Furtado e Prefeito Pitó
 inaugurando escola em Paraibano janeiro 2012.  foto:Lasan.
Ele ocupava o cargo de secretário de Estado das Cidades. Até o momento, não foi definido seu substituto. SÃO LUÍS - O deputado federal, Pedro Fernades, assume nesta segunda-feira (29), o cargo de secretário de Estado de Educação, em substituição a João Bernardo Bringel, que ficará apenas na Secretaria de Estado de Planejamento. Pedro Fernandes ocupava o cargo de secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano. Até o momento, a governadora Roseana Sarney não definiu o substituto dele na função.
PARAIBANOMANEWS
Pedro Fernandes terá pela frente a pasta  mais problemática do governo de  Roseana Sarney (a pasta da educação já teve mais de três secretários que não resolverem a situação). Fernandes terá que começar pela insatisfação salarial e das condições de trabalho para os professores, que permanentemente entram em greve reinvindicando seus direitos por causa das agruras dos secretários. Outro problema, são as disciplinas no ensino médio, ocupadas por professores não habilitados, a exemplo: Filosofia, Sociologia, Artes, Química, Física e Matemática, Educação Física. Mesmo tendo havido concurso para tais disciplinas, o número disponibilizado não foi o necessitado para as escolas no estado.O governo estadual achou por bem economizar e contratou professores de disciplinas diferentes para lecionarem as matérias acima. Professor de matemática lecionando artes ou professor de biologia lecionando filosofia. Quem sofre com isso além do professor, são os alunos, que percebem que estão  sendo enganados. O governo do Maranhão, segue sua cartilha sem ler o conteúdo da educação e para piorar o sistema, resolveu municipalizar o ensino, antes estadual. Resultado: Muitos prefeitos fizeram a festa e contratoram professores do seu rol político e jogou nas salas de aulas em total descompromisso. Mas uma lambança na educação do Maranhão, provocadas pelos gênios iluministas tupiniquins. Os professores fizeram a lição de casa e entraram com as greves.Conclusão: o atraso nos dias letivos, principalmente nas cidades mais populosas, onde em 2012, vai ter papai-noel na sala de aula e as férias de janeiro e o carnaval vai ser mesmo entre quatro paredes das escola, e em vez de sorrisos, caras emburradas e sujeitos estressados. Com esse cenário na educação maranhense, Pedro Fernandes, vai ter que ser mágico para resolver a situação deixada pelos ex-secretários. Uma péssima herança. O Paraibanomanews, entrevistou uma  professora da rede estadual/municipal há mais de 20 anos na rede de ensino e perguntou como anda a educação na região: A professora que pediu para não ser identificada, disse que espera que o novo secretário estadual de educação comece a fazer uma mudança, a começar pelos  muitos diretores de escola, que estão há mais de dez anos no comando e estão acomodados. E que se dê importância às   gerências regionais de educação e cobrem delas o papel que lhe é destinado.A professora que a falta de garra e novas idéias, tem desistimulado os alunos do ensino médio, o que tem aumentado a evasão escolar:"A educação no país mudou, mas parece que no Maranhão ainda estão esperando cair do céu essa mudança" disse a professora de 50 anos. "Com a municipalização do ensino, que até hoje ainda está confusa, enão foi assimilada, o ensino piorou... Alguns prefeitos colocaram professores que são aliados políticos nas escolas... Muitos desses professores não tem a habilitação necessária ou bagagem (experiênca) para ensinar adolescentes e jovens...Tá uma confusão, que precisa ser desfeita e que se crie novas formas de incentivar o alunado a gostar da educação e respeitem os professores" concluiu a professora. A educação no país tem tentado melhorar, mas o que se observa na realidade é uma falta de vontade dos alunos aliados a falta de interesse e vontade de dirigentes de escolas. Um exemplo, a maioria dessas escolas tem laboratória de informática mas não existem professores contratados para orientar os alunos a utilizarem os computadores, as salas de informáticas ficam vazias ou trancadas.Biblioteca não existem nas escolas.Muitos dos livros, são jogados nos depósitos. O novo secretário vai ter um trabalhão para reconquistar a adesão por parte dos jovens para o turno da noite, que há muito tempo, tem provocado desistência e evasão, alunos que trabalham durante o dia e praticamente não se alimentam antes de irem para as escolas, em alguns estabelecimentos de ensino, estão sem a merenda escolar. Sem atrativos para a educação, muitos desses jovens saem de casa com livros nas mãos, mas não se dirigem para a escola e vão para praças ou bares. Talvez seja essa mudança de comando, inovações, atrativos e compromisso com o ensino, a qual a professora se refere.Só assim quem sabe, o Maranhão, entra nos trilhos da educação.
Formado em Direito, Fernandes vai ter que fazer direito para não errar em uma das principais  políticas públicas para qualquer nação. A educação. Centrado e tranquilo, Pedro Fernandes vai ter que ser ágil, pois a educação no estado do Maranhão, anda lenta. (Léo Lasan)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PARAIBANO ESCALDANTE.

Não é conversa pra boi dormir, até por que os bois não estão dormindo com o calor que está queimando Paraibano. O consultor de empresas do SEBRAE, Mauro Andrade Marque, que está ministrando um curso em Paraibano, disse ontem durante aula, que o calor em Paraibano tá mais forte que em Teresina-PI. Quem anda esses dias pelas ruas da cidade, pode constatar na pele a quentura.
Sol queimando em Paraibano  Foto:Léo Lasan
Há mais de 120 dias sem chover (houve apenas um chuvisco há 15 dias, que só fez aumentar a temperatura que chega a 40º c) o sol tem deixado a vegetação cinza.Ninguém dorme, sem a ajuda de um vntilador ou ar-condicionado e muitas pessoas que não tem esses eletrodomésticos estão dormindo ao relento nos quintais, sob árvores. O dia amanhece mais rápido em Paraibano, às 6 horas da manhã, o sol  aparece com a claridade e temperatura como se fosse das 10 da manhã.  As lojas estão vendendo muitos ventiladores. Quem passa pela BR 135, nota, que os açudes estão iguais as imagens do sertão seco, com o barro rachado. Animais estão morrendo, devido a falta de pastos e outros animais sobrevivem de bagaços de cana ou ração. 
Crianças buscando água em um auto-posto  foto:Lasan
A CAEMA não  melhorou a falta de água em boa parte da cidade e os donos de postos de combustíveis estão preocupados. O motivo: A conta alta de energia gerada pela retirada em excesso da água dos poços artesianos desses locais. Centenas de moradores, usam esses locais diariamente, consumindo mais de 5 mil litros d'água dos reservatórios que precisam ser repostos durante a madrugada, para que tudo recomece nos primeiros raiar do sol escaldante. A conta vai para os proprietários, que estão desembolsando em torno de mais de mil reais por mês. Donos de veículos colocaram caixas com capacidade de mil litros, para vender água na cidade ao preço de R$ 20,00. Como o povo está sedento de "conversas", já surgiu comentários de que 99% das cargas de água é retirado do poço artesiano do novo matadouro de Paraibano, e aí o preço da carrada aumentou de 20 para 25 reais. O aumento se deve, segundo especulações, à reclamação do prefeito Sebastião Pitó, que teria dito, que o município pagou R$ 5 mil de taxa de energia referente ao poço e que portanto para ser retirado mais água naquele local, cada motorista deve colaborar com R$ 5 reais por carrada, mas isso não é oficial, o blog ouviu o comentário de um morador. Crianças tem sofrido muito e os pais preocupados com a saúde dos filhos devido a desidratação.
Crianças se refrescando do calor no Cipó 
foto dezembro de 2011   autor:Lasan
 No povoado Riacho do Meio moradores não sabem mais o que fazer e criações de aves e suínos estão acabando, devido a falta de água. O consumo de bebidas tem aumentado nos bares. O famoso suco de caju está em falta, devido não ter tido produção da fruta na região devido a falta de chuva.
Matadouro de Paraibano     Foto:Lasan
Contrário ao calor donos de serraria continuam a comprar madeira. Essa semana o blog observou, 3 carradas de madeiras, troncos seculares, passarem em um caminhão rumo ao bairro Marajá. Os madereiros agem na noite e pela manhã. O ser humano reclama do calor mas esquece de quem regula tanto a água como o calor, que são as ávores. Enquanto a natureza é destruída o ser humano está indo junto, evidentemente com menos rapidez. E no final vão lembrar do grande Criador. Muitos sertanejos, estão fazendo preces para São Pedro, abrir as torneiras do céu (ditado popular) e você pode dar uma ajudazinha rezando a oração abaixo: ORAÇÃO PARA CHUVER.
Senhor Deus...
Nós vos suplicamos
Que concedei o auxílio da chuva
Dai-no Senhor a chuva....
[...]
Caso queira a oração completa consulte:livropostal@uol.com.br

BAR DO PAULIM NO FACE.

E o Paulim do Bar, inova mais uma vez e lança o point mais alegre da cidade na web. O Bar do Paulim, está no Facebook. A página já recebeu acesso da galera de boa parte do Brasil, principalmente de "Sampa" que está parabenizando o Paulim, pela iniciativa de lançar o primeiro bar da cidade na internet e assim matar saudades dos conterrâneos da terrinha. O único problema no acesso, é que quem criou a página foi a sua esposa Betânia, que tentou de tudo para incluír o nome do bar como título da página do Face. Como não conseguiu, ela cadastrou o point, com o nome do proprietário e aí criou mais uma dificuldade, é que ninguém conhece o senhor Paulo Jean Alexandre da Silva, você conhece? Pois é, o sujeito desse nome pomposo, é o próprio Paulim do Bar. Então se você deseja dá uma espiada na página, digite o nome Paulo Jean Alexandre da Silva e aí acessa a página do Bar do Paulim. O Paulim tá correndo atrás do gênio Gil Gomes para ver se arruma o título da página. O propósito de criar a página, foi interagir com os turistas do brejo, que querem saber das novidades do lazer na cidade e só tinham conhecimento via celular. Muitos querem participar de eventos, como por exemplo o carnaval ou vaquejada e era uma luta entrar em contato com o Paulim para reservar festas para os amigos ou os abadás do Bloco Asa Folia, o bloco mais humilde e de mulheres bonitas de Paraibano. Dessa vez a galera de sampa e de outras capitais podem saborear o face do bar e sonhar no dia que vai cair na folia, ou melhor no Asa Folia. Parabéns Paulim, pela idéia de lançar o seu bar nas Asas da internet.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CONCORRÊNCIA: Superman pede demissão e vira blogueiro

Cansado de ver o jornalismo se transformar em entretenimento, Clark Kent pede as contas e deixa o Planeta Diário para se dedicar à internet.
Por Felipe Arruda 
Nova edição de Superman traz mudança
radical no personagem
(Fonte da imagem: Reprodução/DC Comics)

Muita coisa mudou no Universo DC desde que a editora resolveu reiniciá-lo e adaptá-lo ao mundo atual. E como parte desse processo, a nova edição de Superman traz uma mudança radical na vida do personagem: Clark Kent deixará o cargo de jornalista no Planeta Diário, local onde o personagem trabalha desde os anos 40. Durante o pedido de demissão, Kent dá a desculpa de estar decepcionado com os rumos tomados pelo jornalismo, que está se tornando apenas entretenimento. Mas a verdade é que o repórter está cansado das perseguições de seu editor Perry White, além de querer tornar mais segura a sua identidade secreta. E para que o herói não precise viver à custa de seguro desemprego,
Parte do pedido de demissão de Clark Kent
( imagem: Reprodução/DC Comics/USA Today)
o escritor da história, Scott Lobdell, afirma que Kent passará a escrever para a internet, de maneira mais independente. O próprio Planeta Diário deve passar por uma reformulação nos quadrinhos, sendo comprado por um enorme conglomerado americano de entretenimento. A edição 13 de Superman chega amanhã (23) às bancas dos Estados Unidos. Os brasileiros que não quiserem perder a novidade podem adquirir o título, em inglês, pela plataforma Comixology. Fonte: USA Today
E AGORA AMAURY E HILTON FRANCO? VAMOS ENCARAR?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CRIMES NA ELEIÇÃO DE MIRADOR AINDA NÃO FORAM SOLUCIONADOS.

O Blog Paraibanomanews, aguardou mais de 15 dias para saber o resultado das investigações sobre a confusão que houve após  as apurações das eleições 2012 na cidade de Mirador. Até o momento ainda não foi revelado os reais culpados e a imagem da cidade da nascente do Rio Itapecuru continua manchada como "cidade sem lei". Veja abaixo as matérias do blog Jornal de Mirador do jornalista Adail Brito, sobre a baderna que houve em Mirador nos últimos dias.
Fórum de Mirador - MA.   Foto: Adail Brito.
Mirador 12 de Outubro 2012
http://www.jornaldemirador.com.br/
VANDALISMO MARCOU A ELEIÇÃO EM MIRADOR MARANHÃO

Reportagem: Adail Brito
A eleição em Mirador foi considerada a mais suja de todos os tempos, com a oposição usando de todas as maneiras tumultuar o processo eleitoral com compra de votos e promessas impossíveis. Foi um vendaval de votos comprados para ganhar ou, pelo menos, anular a eleição. Pior que perderam no voto e ainda continuam com o mesmo pensamento que é anular uma eleição que já foi declarada pela justiça quem ganhou e quem perdeu. Inconformada com o resultado e mais uma derrota, um grupo da oposição promoveu badernas nas ruas destruindo tudo que via pela frente. O clima ficou tenso logo após a apuração e a ação criminosa começou em frente a Escola Edison Lobão onde destruíram canteiros, plantas ornamentais, pararam o carro que se encontrava a senhora Arlete, servidora da justiça eleitoral que transportava as urnas do povoado de Ibipira, promoveram um sequestro relâmpago para revistar sua a bolsa a procura dos boletins de apuração, entraram no veiculo e retiram três urnas que foram queimadas na frente de dezenas de pessoas. Precavida e temendo o que podia acontecer, a mesma trazia os boletins com os resultados por trás do banco do carro. Depois o bando seguiu pela Rua Duque de Caxias rasgando propagandas dos adversários, entraram na residência dos pais do vereador Eduardo Galvão, que por sorte só e a graça de Deus, só se encontrava a ex-vereadora Ielva, os demais famíliares acompanhavam a apuração no Cartório Eleitoral. Os baderneiros aproveitaram para quebrar cadeiras, material de campanha, roubar alguns objetos, como, celular, carregador de celular. Depois seguiram pelas ruas destruindo placas, amassando carros, ameaçando e batendo nas pessoas que encontravam e com a intenção de chegar até o Fórum para destruir, queimar, mas a ação criminosa foi frustrada nas proximidades da delegacia que foi contida pela policia e no confronto houve vários disparos de armas de fogo, uso de spray de pimenta e um manifestante preso em flagrante que, por medida de segurança, foi levado para a cadeia de Colinas sob a responsabilidade do Comando Regional. Na oportunidade foi detida a filha do candidato a prefeito e seu sobrinho sendo liberados em seguida, outro que fugia da policia bateu sua moto em um cidadão e como foi grave teve que ser levado para o Hospital Regional de Presidente Dutra. A policia estima que o grupo de baderneiro era em torno de trinta pessoas, uma boa parte já foi identificada mas não divulgado os nomes para não atrapalhar as investigações. Depois de conter os manifestantes, o contingente policial foi reforçado com a Força Tática enviado pelo Batalhão de Colinas para manter a segurança do Fórum, da residência do prefeito e dos órgãos público, como, Prefeitura e a Câmara e suspendeu a carreata de comemoração, que aconteceu somente no dia seguinte. A Juíza da Comarca, Dra. Carolina, e o Promotor Público, Dr Juarez Medeiros, estão apurando e buscando informações para identificar todos os responsáveis pelo depredamento de residências e patrimônio público para responderem por desacato a autoridades, sequestro, danos ao patrimônio público, tentativa de homicídios, falsidade ideológica, formação de quadrilha, destruição de urnas e documentos, roubo, incêndio qualificado, invasão de domicílios, entre outros. Queimar urnas é crime federal, e a Policia Federal deve vir a Mirador para apurar tudo que aconteceu, bem como, apurar o uso de documentos e dinheiro falso flagrado na compra de votos na Vila Cabral. No dia seguinte, a Juíza, o Promotor e o Delegado foram na residência do vereador Eduardo Galvão conversar com sua mãe para saber como tudo aconteceu. A policia de Mirador não compareceu em momento algum, parece que achou natural o que aconteceu. Infelizmente a atual administração deixou a oposição com o poder que não merece e que não conquistou, por isso, a sociedade está pagando caro e convivendo com insegurança. Não adianta ter apoio da governadora, de deputados influentes, do Ministro Gastão Vieira, se os pontos estratégicos de sua gestão, como, educação, segurança, administração do parque que ocupa 60% do município, a gestão do Luz Para Todos e muito mais está com a oposição que fez o possível e o impossível para voltar ao poder.
APÓS AS ELEIÇÕES.
Passada as eleições, Mirador continua com a insegurança de sempre. Na madrugada de sábado a SE AUTO PEÇAS, especialista em revenda de peças para motocicletas de um modo geral, foi roubado com prejuízos em torno de 30.000,00. O comercio fica ao lado de uma oficina mecânica e de um lava jato e em frente da residência do Pai do Prefeito, que inclusive é um dos sócios do estabelecimento. O resultado é o de sempre, ninguém viu, ninguém sabe, ninguém preso. Foi o mesmo que aconteceu com vários roubos nos supermercados do grupo Zé do Feira, a queima das urnas na frente de uma multidão, mas ninguém viu, ninguém preso, a invasão da casa do vereador por uma multidão que foi desfeita pela própria policia quando iam na direção do Fórum Eleitoral com a intenção de queima-lo, destruir tudo e novamente ninguém viu, ninguém sabe, ninguém preso. Na verdade muitos sabem quem roubou, quem invadiu casa do vereador, quem queimou as urnas, quem saiu nas ruas provocando a maior baderna da história de Mirador, sabe nome por nome, imagens de celular e tudo. Falta apenas interesse da justiça. A policia tem toda estrutura de trabalho, como, veículos e armas, mas não usam nos seu objetivos que seria dar segurança a sociedade.Só em Mirador existe crime perfeito. Infelizmente essa é a realidade.
Fonte: http://www.jornaldemirador.com.br

BASTIDORES

FACEBOOK: Marcio Furtado  DATA: 17 de Outubro.
Lêda Pereira e Dr. Francisco  
 Foto: Lasan

Márcio Furtado
Meu Pai que trabalha como medico desta cidade a mais de 35 anos, nunca abandonou sua terra, jamais deu as costas para a saude de nossa cidade, hoje foi demitido do PSF Substação, pasmem, por telefone. Nunca mais serão, Jamais serão. È triste ver a vida politica e publica de um homem que tinha tudo pra ser exemplo terminar da forma que terminou.
A vida continua.
*********************
O Blog Paraibanomanews, foi avisado por um internauta sobre a notícia acima, postado no Facebook de Márcio Furtado no dia 17 de outubro. O Blog foi pesquisar e encontrou a referida informação. Com a notícia impressa o blog foi até a Secretaria de Saúde de Paraibano em busca de mais detalhes. Perguntado sobre o fato, o secretário adjunto de saúde, Antonio Cláudio (Darim) disse que a informação postada pelo filho do médico, faltou aprofundar a notícia. Darim, disse ao blog,  que o que houve foi apenas um ato comum em administrações públicas e um profissional. Darim revelou que o médico Dr. Francisco Furtado, não foi demitido e continua trabalhando normalmente no PSF Vila Aparecida onde mantem vínculo como concursado e no Hospital Dr. Pedro Neiva de Santana em plantões, e que a notícia relatada pelo filho do médico é em relação ao trabalho de Dr. Francisco, que estava cobrindo por alguns dias o atendimento no PSF da Substação, e que a secretaria de saúde agradeceu  e comunicou ao médico que no momento não era mais necessário seus atendimento naquele estabelecimento do Programa de Saúde da Família, devido ao PSF da Substação está com sua rotina normalizada. O médico Dr. Francisco não foi procurado pela reportagem para esclarecer as informações, mais o blog está em aberto para ambas as partes, informarem aos internautas as informações, caso haja alguma dúvida.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

COLINAS SEM ÁGUA NAS TORNEIRAS

Muitos internautas disseram que fui radical ao considerar a CAEMA como a pior empresa do Maranhão. Mas não é apenas em Paraibano que a situação  da falta de água fornecida pela empresa é crítica. São João dos Patos e Colinas passam por situações parecidas, veja a reportagem da TV Consolação de Colinas, abaixo: 
Caminhão pipa sendo abastecido com água
de rio Itapecuru em Colinas.
Há mais de oito dias o abastecimento de água que deveria ser fornecido pela CAEMA, foi interrompido na cidade de Colinas. Problema antigo, que cisma em continuar no dia a dia da comunidade. Nos lares a prova da escassez está nos reservatórios que estão vazios. Com a falta de água nas torneiras a cidade transforma-se em um caos, cada morador se virando como pode, quem tem dinheiro compra água, quem não tem vai buscá-la no rio. A revolta dos cidadãos colinenses se firma e aumenta ainda mais,com a certeza de que não possuem água em suas residências tão cedo. A empresa CAEMA, indiferente ao problema, envia  a fatura todo mês e é entregue ao consumidor, que indignado não sabe a quem recorrer. Nas margens do rio Itapecuru, que corta a cidade, observa-se, durante todo o dia, um fluxo de pessoas, que utilizam a água do rio para lavar roupas, tomar banho, recolher água para suas casas e até mesmo para lavarem seus veículos. Tudo ali na beira do rio e junto com pessoas animais que se refrescam do calor e matam a sede.Vale salientar que a água do Itapecuru não é apropriada para o consumo, podendo causar uma série de problemas à saúde uma vez ingerida sem os devidos cuidados necessários. As desculpas dadas para este problemas já não satisfazem mais os colinenses, que pagam regularmente suas contas para terem direito a um dos bens mais preciosos que é a água, mas que não é fornecido pela empresa CAEMA, responsável pelo abastecimento na cidade.
Fonte: TV Consolação

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TJMA convoca mais 239 aprovados nos concursos de 2009 e 2011

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) publicou editais no Diário Eletrônico da Justiça desta quarta-feira (17) convocando mais 239 aprovados nos concursos do Poder Judiciário promovidos em 2011 (Edital nº 002/2011) e 2009 (Edital nº 001/2009). Estão sendo convocados 18 analistas judiciários (Direito), 46 técnicos judiciários e 134 auxiliares (apoio administrativo) do concurso de 2011 e mais 41 oficiais de justiça do concurso de 2009.
“A convocação de aprovados nos dois concursos tem o objetivo de suprir a necessidade da Justiça de 1º Grau, dotando as comarcas de pessoal capacitado para atender as demandas judiciais”, diz o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior. PRAZO- Os convocados devem apresentar no prazo de 20 dias – após a data de publicação do edital de convocação no Diário Eletrônico da Justiça – os exames médicos para avaliação de aptidão física e mental, que constam no item 8.3 dos editais (veja aqui os editais e as listas de convocados). Após o prazo de convocação, os aprovados serão nomeados nos termos do artigo 39 da Resolução 52/2010. Devem comparecer à Secretaria da Comissão de Concursos no prazo de 30 dias após a publicação da nomeação no Diário Eletrônico da Justiça, para a entrega de todos os documentos constantes no item 8.4 dos editais dos concursos. Audiência Pública- No dia 9 de novembro, os aprovados para o cargo de Oficial de Justiça deverão comparecer à Secretaria da Comissão de Concursos do TJMA (Anexo VII, Rua do Egito, Centro) para escolha da comarca de lotação em audiência pública. O não comparecimento no tempo estabelecido para apresentação dos exames médicos de avaliação de aptidão física e mental ou para audiência pública caracterizará como não aceita a nomeação, com a consequente reclassificação, por uma única vez, para a última posição da lista de classificação do concurso por cargo e especialidade.
Mais informações pelos telefones (98) 3261.6133 e 3261.6132
Andréa Colins - Assessoria de Comunicação do TJM - asscom@tjma.jus.br

18 DE OUTUBRO.

DIA DO MÉDICO

Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro "choro"??? Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a "arte de curar", por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro.
A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV
MENSAGEM
Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde. Você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. Feliz dia do médico!
Lasan com textos da web

A PIOR EMPRESA ESTATAL DO MARANHÃO.


Foto tirada do Facebook de Gil Gomes.
O velho problema retorna. A CAEMA, continua a deixar os moradores de Paraibano sem água. Em pleno verão muitas pessoas estão indo aos postos de combustíveis, buscar água nas tormeiras de poços artesianos desses locais. Quem tem uma condição financeira, compra carrada de água a R$ 20,00 cada mil litros. Uma senhora mostrou ao blog uma tarifa da CAEMA, cobrando R$ 30,00 pelo consumo. A senhora, moradora da Rua da Matança, centro. disse ao Blog que na sua casa há muitos meses não pinga água e não SABE O QUE É MAIS TOMAR BANHO DE CHUVEIRO, A ÁGUA NÃO SOBRE PARA AS CAIXAS, e muito menos caem nas milhares de cisternas pela cidade. A pobre senhora não entende a cobrança da CAEMA e desabafou que não tem condições de pagar a água que ela não teve, revelou ainda, que o pouco dinheiro que recebe de aposentadoria, mal dar para comprar os remédios que ela precisa. É a empresa CAEMA, mostrando que não brinca em serviço que não oferece.  Triste realidade que se constata até mesmo na capital São Luis. Para coroar a irresponsabilidade da CAEMA, no mês passado a empresa de abastecimento de água no Maranhão, fez licitação para contratar empresas para instalações de hidrômetros (medidor de consumo de água) para a cidade de Paraibano. Parece piada, medir água que não sai nas torneiras. Enquanto a CAEMA brinca com a sede da população, o povo sofre carregando baldes e latas d'água na cabeça ou em motos e bicicletas. É a volta ao passado, em um Estado que se diz do futuro, não é mesmo governadora Roseana Sarney.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ALUNA DE PARAIBANO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LINGUA PORTUGUESA

Ela tem 15 anos, filha da professora Vera Lúcia e do músico Arnaldo Santana. Cursa o 2° ano A do Ensino Médio no Centro de Ensino Epitácio Pessoa em Paraibano.MA. uma das mais tradicionais escola do município.
Thayná Coêlho de Santana  foto:Lasan
Depois de passar pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual, a aluna THAYNÁ COÊLHO DE SANTANA foi selecionada como uma dos 500 semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa em todo o Brasil. Essa é segunda vez que a escola participa da Olímpíada e a primeira vez em que é selecionada nas olimpíadas no Estado. Dois textos da referida escola foram selecionado e julgados no município e enviados ao júri Estadual. Rosilda Neta participou na categoria  "crônica" com o artigo "PENSAMENTOS", mas não foi selecionada na etapa estadual. O texto de Thayná foi na categoria de Artigo de Opinião, sob o título de "ALCOOLISMO: QUEM SE IMPORTA COM ISSO?" que após o júri local, foi selecionado pela comissão julgadora estadual e concorrerá com textos dos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, que fazem parte do polo nordeste I.  Caso o texto de Thayná seja vencedor do pólo I, a aluna concorrerá com mais 500 textos de alunos de todo o Brasil na etapa final, que acontecerá no mês de dezembro em Brasília. Como o texto de Thayná foi selecionado para participar do regional, tanto a aluna como sua professora orientadora, Rosilda Loila, participarão de oficinas de aperfeiçoamento de textos, em novembro na cidade de São Paulo,com todas as despesas pagas pela organização da olímpíada. Em entrevista nesta terça-feira 16, na escola Epítácio Pessoa, a aluna disse que não esperava pelo resultado, mas que ficou feliz ao ver a reação da mãe Vera Lúcia (que é professora) e a felicidade estampada no rosto. "Foi emocionante" concluiu Thayná. Para a professora de lingua inglesa e portugues, Rosilda Loiola, orientadora da aluna, o resultado é ótimo para a escola e principalmente para a educação do município que se destaca em nível estadual e nacional: "Esses resultado é muito importante e serve para desenvolver toda a habilidade dos alunos para com a lingua portuguesa" disse a professora, que revelou que em 2012, outro texto de uma aluna da escola foi contemplado no júri local, mas que devido a falta de envio online, a classificação não foi possível. a professora fez questão de destacar também a aluna Rosilda Neta, que desenvolveu a crônica "Pensamentos" e foi classificada na escola e na secretaria municipal, mas que não teve a sorte de ser classificada no estadual. Para a aluna Rosilda Neta (filha de Martimiano) participar da olimpíadas da lingua portuguesa serviu para despertar para a literatura e perceber que o esforço vale a pena. A professora de história, Simone Maria da Cruz, disse que só pelo fato das alunas participarem e serem selecionadas, já deve ser considerado como uma vitória para o município e deve ser reconhecidas pela secretaria municipal e regional de educação.
A aluna Thayná Coêlho participa da competição sob a orientação da professora Rosilda Loila, que informou ao blog, que o artigo da aluna, está incluído entre os 125 textos de artigo de opinão de todo o Brasil. A professora revelou, que conforme o regulamento do concurso, o texto não pode ser publicado antes do resultado final, mas que o texto de Thayná versou sobre a realidade local, haja visto o tema era: "O Lugar Onde Vivo" e exigia que aluno ao escrever resgatasse história com vículos da comunidade, aprofundando o conhecimento sobre a realidade, contribuindo portanto para o desenvolvimento da cidadania. A aluna, colocou no texto uma triste realidade das cidades brasileiras, sejam elas pequenas , médias ou grande. O problema do alcoolismo e a falta de atenção devida para a causa. Em Paraibano, a aluna, mostrou a realidade dos jovens com a questão do alcoolismo, e exemplificou a falta de aplicação as leis e o resultado disso tudo no números de acidentados, muitos chegando a óbitos, o que tem dizimado jovens e deixado sequelas nas famílias. Para aperfeiçoar o texto, a aluna precisou de dados sobre o problema do alcoolismo na cidade e procurou alguns orgãos, como Secretaria de Saúde, etc. Mas nesses locais não existem dados e muitos dos casos de dependentes de alcoolismo no município, não existe um orgão específico para tratamento ou acompanhemento a exemplo do AA (Alcóolicos Anônimos), o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, tem um trabalho psicológico para esses casos, mas ainda falta muito para um aprofundamento nesta questão de saúde pública. Enquanto isso, com a falta de uma fiscalização para os crimes de venda e consumo de drogas ilícitas, o problema se agrava, principalmente em períodos de festas, como carnaval e vaquejada, eventos que foi informados no texto da aluna de Paraibano.
As professoras do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, estão orgulhosas do resultado da olimpíada destacar o município em todo o Brasil. Para a diretora adjunta Maria Concebida Bezerra, "Essa calssificação da aluna Thayná na olimpíada, faz com que todos se sintam felizes e prova que os professores da referida escola tem compromisso e responsabilidade com o alunado" disse"Espero que na próxima olimpíada de lingua portuguesa, a participação de alunos não só do Epitácio Pessoa, mas como das demais escolas, sejam bem maiores" desejou a diretora Concebida.
Para maiores informações sobre as Olimpíadas acesse o site:  http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28&Itemid=122, ou entre em contato com a Central de Atendimento: 0800 771 9310.
Texto:Léo Lasan em tempo: Thayná é sobrinha do blogueiro Léo Lasan, que se sente orgulhoso e parabeniza a  toda a familia e professores da escola.

PARABÉNS.

Dra. Franciléa Neves
Diz o adágio popular, que eles só são lembrados, na hora da dor e do sofrimento. Verdades ou não, são Eles que aliviam esses sofrimentos. Profissionais que foram destinados a salvar vidas e contribuir com o bem estar das pessoas. Incansáveis. A qualquer momento são chamados às pressas, para resolver aquilo que temos de mais valor: A vida. Quando conseguem sucesso no trabalho, recebem simples obrigado, quando infelizmente erram (por que o erro é humano) são massacrados.
Dr. Nilson Sá
É com certeza uma das profissões mais estressantes, estão sempre alertas e de prontidão, quase nunca ninguém chega até eles com educação, até mesmo por que o momento é de sofrimento e angústia, e  é na dor (como diz o compositor Zé Ramalho) que toda carne se trai. Eles acolhem todo dia pessoas agitadas ou com dores, mas eles atendem com calma para transmitir compreensão, tranquilidade e depois paz. Poucas pessoas percebem que eles também cansam, sofrem, tem problemas familiares e podem e devem ter seus momentos de lazer... 
Dr. Régis
Porém, muitos não querem entender isso e as vezes julgam se os virem se divertindo..."Não pega bem" dirão alguns. Para outros o profissional que tem vida nas mãos, deve ser quase santo, alguns até imaginam que eles fazem milagres... A postura social dos mesmos tem que ser íntegra, a sociedade assim exige, e são incensíveis aos desejos e responsabilidades desses profissionais da saúde. Mesmo que se divirtam para aliviar o stress, logo são tachados e  correm o risco até mesmo de perder a credilidade profissional. Esses humanos, não podem errar, segundo o que se observa na avaliação dos populares que buscam os seus serviços. Esquecem, do infindável estudo e pesquisas, da carga exaustiva de trabalho , da correria para complementação da renda e em alguns casos da falta de estabilidade no emprego, isso sem falar na aposentadoria.
No centro: Dr. Francisco Furtado e Dr. Getro
Alguém aí já se peocupou com isso, ou só olha para a sua dor ou a do parente? Você deve tá falando, também da falta de responsabilidade de alguns, do descompromisso de poucos e até mesmo da falta de acolhimento...É verdade! Isso acontece, como em qualquer lugar ou profissão...  Mas vamos enumerar a quantidade disso. São muitos ou são poucos? E você mesmo quantas vezes já se colocou no lugar de um deles, não digo como profissional da saúde, mas como ser humano? Pois é... Se você não concorda com o texto, pelo menos dê uma trégua, nessa quinta-feira 18 de outubro. Esse é o Dia do Médico. Que tal um parabéns para quem alivia o nosso sofrimento e em muitos casos a nossa vida. O Blog Paraibanomanews, agradece todo o trabalho dos médicos do mundo e em especial aos médicos de Paraibano, a começar pela Dra. Franciléa Neves, um monumento (como diria Fábio Reis) do município, aos médicos filhos da terra Dr. Francisco Furtado e Dr. Severino, Dr. Jetro Raposo (Paraibano) Dr. Zequinha, Dr. Orleans, Dra. Jacqueline Castor, Dr. Nilson Sá, Dr. Bonifácio,  Dra. Deujacy Diniz, Dr. Hélder, Dr. Régis(Teresina) Dr. Gerson (Colinas). Dr. Jorge (S. J. dos Patos), entre tantos outros que a cada dia melhora o mundo. Parabéns pelo Dia do Médico.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES NA REGIÃO É MACHISTA.

Homens 120, Mulheres 22. Esses são os números dos resultados das urnas para vereadores e vereadoras eleito(a)s na região do Médio Sertão Maranhense, no último dia 7 de outubro de 2012. Pela votação, observa-se que o eleitorado optou para administrar os seus municípios, pessoas do sexo masculino, mesmo tendo-se uma idéia do grande número de mulheres como eleitoras, ficando a dúvida se o sexo feminino, ainda não acredita em seu páreo. (O blog não conferiu esse número do eleitorado feminino, na região). O município de Paraibano, foi o que mais elegeu parlamentar do sexo feminino para a Câmara de Vereadores. Foram eleitas 5 (cinco) mulheres e 6 (seis) homens. No município de São João dos Patos, apesar de ter mais de 5 candidatas ao cargo, não foi eleita nenhuma vereadora, assim também aconteceu em Barão do Grajaú, nenhuma mulher foi escolhida pelos eleitores. Os municípios como Passagem Franca, Jatobá, Mirador, Sucupira do Norte, Nova Iorque, Sucupira do Riachão, elegeram apenas uma vereadora cada um, os municípios de Burití Bravo, Pastos Bons, Lagoa do Mato e São Francisco do Maranhão votaram e elegeram 2 vereadoras cada, Colinas elegeu apenas 3 vereadoras. Fora Colinas que teve 13 vagas para o Legislativo, os outros demais municípios disponibilizaram 11 e 9 vagas, a maioria será preenchida por homens. Em relação ao Poder Executivo, os eleitores e eleitoras foram mais abertos, e votaram em duas mulheres que venceram em Paraibano, em Aparecida Furtado para prefeita e Rejany Gomes para vice, Iriane Gonsalo foi preferida pelos votantes em Pastos Bons, assim como em Jatobá a atual prefeita Ednaura indicou a candidata a prefeita Consuelo, que foi eleita. Muitas mulheres couparão o posto de vice-prefeita. Mas o número de prefitos na região ainda predomina, mostrando o machismo nas urnas. 

DIA ESPECIAL.


Prof. Raimunda Ramos Gonsalves  Foto:Lasan

Profª. Benta Coelho   Foto:Lasan

Profª. Marlene O. Brito


Profª Zélia da Cruz.    Foto:Lasan

Somos o que somos por termos sido guiados por mãos que nos mostraram os caminhos do discernimento. Mesmo que digam, "Que casa de pais é escola de filhos", deveriam ter dito que "Escola de filhos é a casa de futuros pais". Os mais antigos ainda lembram "Que a Escola é a Nossa Segunda Casa", portanto concluimos, que nossa segunda mãe é seguramente a Professora. A propaganda na TV, mostra que antes de qualquer profissional se formar, passa antes pela sapiência de uma Professora, até mesmo alguns políticos que fazem questão de maltratá-las com salários abaixos dos seus...Deveria ser ao contrário, pelo menos por uma questão de "educação". Há muito tempo, o prazer do professor, percebia-se no carinho que eles ou elas tinham com o aluno e vice-versa transformado em respeito. Hoje os valores se inverteram e não é preciso falar muito dos maus tratos que esses profissionais sofrem, para não machucar ainda mais suas mãos  e gargantas calejadas, no eterno sonho de transformar uma nação que não lhe dá o devido valor. Monteiro Lobato dizia que um país se faz de homens e de livros, o escritor paulista faltou incluir aí a Professora, apesar de Dona Benta ter sido uma das maiores professoras da turminha do Sítio do Pica Pau Amarelo do escritor de Taubaté e pai do Jeca Tatú e do intelectual Visconde de Sabugosa. Para não me delongar, quero lembrar aos alunos ruins de história, que hoje é Dia do Professor e deveria ser comemorado com pompa, mas pelo que se observa, principalmente em Paraibano, a data só foi lembrada por eles mesmos e pelo sindicato da categoria  que veiculou propaganda pelas ruas da cidade,  para dizer que eles existem sim. Ainda lembro da minha primeira professora Dona Graça, hoje gerenciando a Churrascaria e Restaurante Boi na Brasa, sempre com seu sorriso e aquela paz que irradia a todos. Dona Maria Helena Carneiro e muitas outras e mais marcante de todas Professora Madalena, a quem me fez despertar para o mundo da literatura na poesia de J.G. de Araújo Jorge. Quem não se lembra de sua mestra?. Para relembrar algumas mestras de Paraibano postei acima as fotos de professoras dos idos de 70 a 80, é claro que falta muitas outras importantes. Mas em nome de todas fica a mensagem: PARABÉNS PROFESSORE(A)S POR TUDO.