quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SEBRAE CAPACITA EMPRESÁRIOS DE PARAIBANO SOBRE ATENDIMENTO AO CLIENTE

O Serviço de Apoio as Médias e Pequenas Empresas – SEBRAE/Balsas, realizou nos dias 22, 23,24 de novembro, em Paraibano, capacitação para micro e pequenos empresários. A capacitação aconteceu na Unidade Escolar João Furtado Brito, durante a noite dos dias 22 e 23 e na tarde de sábado 24, sendo ministrada pelo consultor de empresas, Erivaldo Alves Fonseca, de Balsas, MA. No encontro, mais de 28 pessoas participaram, onde foi informado, a importância da satisfação do cliente e a atuação do profissional de atendimento e da empresa como um todo. O consultor Erivaldo Alves, mostrou as diferenças entre o que é “Atender bem” e “Tratar bem” no processo de busca de satisfação do cliente. Os participantes, também tiveram orientações de como reconhecer a importância de identificar os reais momentos que afetam o nível de satisfação da clientela e como listar as qualidades e características que devem compor o perfil do profissional de atendimento. No segundo encontro na noite de sexta (23), discutiram sobre como a percepção e expectativa do cliente, interfere na avaliação da empresa e como se desenvolve competências para compreender essas relações entre atendente e cliente, além de avaliar o poder de competitividade de sua empresa.O que mais despertou interesse nos participantes do curso de
Atendimento ao Cliente do SEBRAE, foi sobre o despreparo dos profissionais, no quesito atendimento. O ítem foi intitulado na capacitação como: “Os sete pecados no atendimento”. Para o consultor Erivaldo Alves, “Quem atende a clientela, tem que primeiro entender as necessidades do cliente, para poder atender, sem esse conhecimento se comete muitas falhas” disse. O consultor listou que o primeiro pecado no atendimento parte do funcionário que geralmente não demonstra que se importa com o cliente. O consultor exemplificou a situação, o que levou alguns empresários participantes do curso a reconhecerem esse detalhe tão comum. Além do caso de desinteresse, outros erros são cometidos, como por exemplo o “desdém, robotismo, apego às normas e jogo de responsabilidade, entre outros. Alguns empresários identificaram que suas empresas cometem esses “pecados” e prometeram repará-los.
O consultor de empresas Erivaldo Alves
No último dia, na tarde de sábado (24) os participantes, aprenderem como lidar com situações e clientes difíceis e descobriram como acertar no atendimento. Os participantes tiveram conhecimentos sobre as principais recomendações da Norma ISO 10002:2005, relativa as questões de reclamações, técnicas e ferramentas adequadas ao tratamento de reclamações, como por exemplo, criar espaços e estratégias para ouvir queixas dos clientes e assim construir uma imagem sólida e positiva no mercado. Uma das frases mais lembradas pelos participantes, foi quando o consultor Erivaldo Alves disse que: “Em uma empresa, todos são atendentes e não apenas o vendedor”. Para o micro empresário Ludenrique Campos, responsável pela vinda do curso do SEBRAE à Paraibano, o empresariado local parece que despertou para importância de se reciclar. Conforme suas palavras, no primeiro encontro em agosto, apenas 8 pessoas compareceram, depois 12 e nesse encontro do dia 22 a 24, mais de 28 pessoas participaram, entre micro empresários, funcionários,  demonstraram  interesse em melhorar o atendimente e consequentemente as vendas. Ludenrique informou que o encontro, “serve para abrir a mente dos empresários locais, que as vezes acham que sabem de tudo na arte de atender, mas que ainda precisam aprender muito, principalmente com a globalização e novas técnicas de satisfação ao cliente”. Para ele, a importância desse curso do SEBRAE em Paraibano, serve também para desenvolver a habilidade e a própria maneira de se atender bem o cliente. “O nível da presença dos empresários está cada vez melhor, isso mostra que estão abrindo a mente e buscando conhecimentos para sobreviver em um mercado que tem se tornado cada vez mais competitivo” avaliou Ludenrique. O micro empresário da Churrascaria e Restaurante Boi na Brasa, disse ainda que: “Os empresários devem perder o medo de aprender cada dia mais, pois o cliente é a razão da existência da empresa, e portanto, merece o melhor”. Ludenrique aproveitou a reportagem para fazer um convite aos demais empresários e pequenos comerciantes, que ainda não foram aos encontre, que procurem participar do curso e avisou que o próximo encontro está previsto para acontecer entre o dia 1º a 10 de dezembro, onde haverá uma palestra com técnicos do SEBRAE/BALSAS, que estarão explicando sobre os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresa, para o comércio local.
Ludenrique Campos, responsável pela vinda
do curso do SEBRAE à Paraibano ft:Lasan
O sonho de Ludenrique Campos, é que futuramente, o município de Paraibano, tenha uma Associação Comercial e Empresarial, para alavancar o comércio local, haja vista, os clientes estão indo para outras cidades fazerem suas compras, o que cria uma situação difícil para Paraibano, pois o dinheiro deixa de circular na cidade. Aliás esse é o maior problema atualmente em Paraibano. As cidades de Colinas e São João dos Patos, por já terem associações e empresários mais unidos estão conseguindo atrair clientes de cidades menores e faturado bem. O empresário Arí Furtado, há pouco mais de duas semanas em um encontro com este blogueiro, fez a seguinte pergunta: “Por que, não se ver mais, dinheiro, circulando na cidade de Paraibano?”. Essa resposta foi explicada por Cecília Sallata, gestora da carteira de comércio varejista do SEBRAE de Balsas, em entrevista a Léo Lasan, que será publicada nesse final de semana. O micro empresário Ludenrique Campos, sinalizou que esse quadro deve melhorar, mas para isso é necessário maior interação entre os comerciantes de Paraibano, que devem lutar para se organizarem em uma associação: -“Já existe um grupo formado que considero uma semente para a criação e implantação dessa associação” confidenciou. “Com uma maior participação, em dezembro poderemos oficializar a associação, visando fortalecer o comércio do nosso município e gerar mais empregos”.finalizou.
EM TEMPO
Cecilia Sallata em entrevista
a Léo Lasan foto:PBWS
O SEBRAE/BALSAS em parceria com a Universidade Federal do Maranhão - UFMA, esteve nesta segunda 26 e terça-feira 27, em Paraibano, com uma equipe de profissionais do curso de economia daquela instituição. A vinda à região foi para traçar o perfil dos empresários cadastrados pelo SEBRAE. A equipe coordenada por Cecília Sallata,mostrou o projeto Fortalecimento do Comercio do Sertão Maranhense, aos empresários locais, explicando o objetivo, que é,  aumentar a competitividade das empresas de varejo no mercado local e regional em que atuam. O Paraibanomanews, fez uma entrevista com o pessoal e publica ainda esta semana.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

BARRAJÃO TEM NOVA PARTIDA E BOA VISTA PERDE.

O Campeonato de Futebol do Barrajão 2012 em Paraibano segue, na sua primeira rodada com jogos disputados aos sábados, haja vista a maioria dos jogadores, joga em outros torneios em cidades vizinhas ou zona rural. No último sábado (24), o jogo foi entre a equipe do Boa Vista e o Chelsea do Genival.
Time do Boa Vista   Foto:Lasan
Em uma partida acirrada, o juiz Jurandí e seus auxiliares da bandeirinha, foi o personagem do jogo. No primeiro tempo anulou dois gols do Boa Vista, levando o técnico Edmilson Fontes a esbravejar no beira do campo. Para ele os gols que foram legítimos, porém anulados, abalaram a confiança da equipe e abatido a equipe levou o primeiro gol do Chelsea, marcado pelo centroavante Roberto (9). Apesar do Boa Vista está melhor em campo, não conseguia concluir as jogadas na grande área. Isolado o centroavante Ideglan, do Boa Vista, tentava vencer três zagueiros no drible. As bolas alçadas na área do Chelsea não era alcançadas pelo ataque do Boa Vista, mesmo com boa estatura, Ideglan não tem impulso para subir. Por volta dos 25 minutos do primeiro tempo, o ponta-de-lança, Édio do Boa Vista, em uma cobrança de falta, balançou o travessão do goleiro Franklin, do Chelsea.
Goleiro Franklin do Chelsea no crepúsculo foto:Lasan
Com essa cobrança o time do BV tomou novo fôlego e levou perigo para a meta adversária e após a cobrança de um escanteio, o goleiro Franklin dividiu a bola com zaga e ataque, sobrando a pelota para o meia Alberto (15) que de fora da área mandou um chute no canto direito do gol, empatando a partida em 1 a 1. O Boa Vista, melhor em campo, pressionou o Chelsea, sempre com boas jogadas do camisa 10, Édio, que foi caçado o tempo inteiro. Por diversas vezes o ponta-de-lança do Boa Vista, foi atendido, após pancadas dos adversários.O juiz sempre em cima do lance, distribuiu cartões amarelos, inclusive para Édio, por reclamação. Já quase no final do primeiro tempo, nova falta e mais uma vez, Édio mandou a gorduchinha na trave do goleiro Franklin, que reclamou da zaga. O time do Chelsea, mas defendeu do que atacou, apesar de ter bons jogadores. De volta ao segundo tempo, foi a vez do centroavante Ideglan, com suas arrancadas e trombadas, levar perigo ao gol do Chelsea. Sempre caindo pela direita, Ideglan, agora com o apoio do meia Raimundo, que entrou na segunda etapa, infernizou a área de Franklin, que com o sol indo contra sua visão, gritava como um louco. Pressão total. Na falta distante da área, Édio de novo e a torcida na espectativa. Dessa vez Franklin, chegou e deu um tapa, mas mesmo assim a bola direcionava para o gol... e quem estava lá para defender? A trave. (Só faltou o goleiro Franklin, imitar ao goleiro Palliuca  na Copa de 1994, quando após uma cabeçada de Romário a bola bateu na trave e o goleiro italiano foi beijar a trave em agradecimento. Franklin deveria ter feito o mesmo). No decorrer do jogo, o Chelsea desperdiçou três chances de gols, com o centroavante Roberto, que sem direção chutava para fora ou perdia a jogada por está sozinho no ataque. O camisa 8 do Chelsea, Vando (importado do povoado Varzinha era o segundo melhor jogador no barro e poeira isso mesmo “barro” por que no campo não há gramado,e por ficar próxima a uma barragem, daí o nome Barrajão) era o único jogador que levava perigo para o gol de Maike, que fazia boas defesas. Os 40 minutos do segundo tempo, foi de disputa de bola e tímidos ataques. Houve dois escanteios para o Boa Vista, mas nenhum chegou a ameaçar as redes de Franklin. Quando aos 43 minutos com o sumiço do sol e a falta de luz da lua, na penumbra do entardecer, Vander do Chelsea, de fora da área deu um forte chute, que desviou na zaga do Boa Vista e encobriu o goleiro Maike, desempatando a partida. 2 a 1. Mas uma vez o Boa Vista, apesar de jogar melhor, deixou a vitória ou empate escapar. O Campeonato do Barrajão 2012 em Paraibano, já teve os  jogos   com os seguintes resultados:                                                                                                                                      TABELA 
Édio, o melhor em campo  
foto Lasan

- Totoca 5 x 0 Boa Vista
- Chelsea 6 x 0 Riacho do Mato 
- Paraíba 5 x 0 Residencial
- Zico 5 x 0 Túlio Marajá
- Chelsea 2 x 1 Boa Vista
O Campeonato segue neste sábado e a torcida já está convocada. O campo do Barrajão fica na saída de Paraibano destino São Luis, próximo do portal da cidade no bairro Residencial. A organização do campeonato é realizado pelo ex-goleiro Donni.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJOVEM E PETI REINICIAM ATIVIDADES.

Os programas PROJOVEM - Programa Nacional de Inclusão de Jovens e PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do MDS-Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome voltaram a funcionar em Paraibano, desde o dia 12 de Novembro. Os programas sociais que tinham sido interrompidos em outubro, recebeu visita de técnicos estaduais, que orientaram que os dois programas voltassem a funcionar. No início deste mês, a coordenação dos programas em Paraibano, mudou o quadro de contratados e convidou novos coordenadores e facilitadores, retornando suas ações. A Secretária Municipal de Assistente Social de Paraibano, Sra. Inara Pereira, informou que os dois programas vão funcionar até a primeira quinzena de dezembro, quando haverá o encerramento, que concidirá com o encerramento do setor da educação. Para o encerramento está previsto uma confraternização e um passeio com os jovens desses dois programas. Para o jovem Micke (18), que faz oficina de teatro no PROJOVEM, o retorno é bom, pois só assim concluem a oficina que vinham fazendo e também serve como uma forma de preencher o tempo durante a semana e agrada aos pais, que estavam preocupados com  tempo ocioso dos filhos.
Fotos:Lasan

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ex-juíza de Paraibano determina restabelecimento dos serviços de coleta de lixo e multa diária de R$ 2 mil em caso de decumprimento em município de Olho D'Água das Cunhãs

Há pouco mais de um ano longe da comarca de Paraibano, onde trabalhou e foi exemplo de eficiência a juiza Mirella Cezar Freitas, mostra serviço na cidade de Olho D'água das Cunhãs. A medida que a juiza tomou naquela cidade, dá saudades do seu trabalho aquí em Paraibano, veja a matéria do Imirante.com. 
Justiça determina restabelecimento dos serviços de coleta de lixo
Juíza Mirella Freitas    Foto:Lasan em 2011
 
Lixo em  praça de Paraibano,
data 13/11/2012  Foto:Lasan
 
Juíza Mirella em  Palestra  na Escola
Januário Dias/Marajá
em Paraibano - 2011   foto:Lasan

 A Justiça estipulou multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento. 
Divulgação/MP-MA   22/11/2012 10h53

Lixo próximo  ao mercado público em Paraibano
data:13/11/2012 foto:Lasan
OLHO D’ÁGUA DAS CUNHÃS - Justiça determinou, na terça-feira (20), à Prefeitura de Olho D'Água das Cunhãs (a 299 km de São Luís) o restabelecimento, em 10 dias, dos serviços de coleta de lixo no município. Além da coleta do lixo doméstico, a decisão judicial abrange a limpeza de bueiros e galerias; a capina e a varrição das vias urbanas e a limpeza de todas as vias de entrada e de saída da cidade. A liminar, proferida pela juíza Mirella Cezar Freitas, atende aos pedidos formulados na Ação Civil Pública Ambiental com Obrigação de Fazer com Pedido de Liminar ajuizada pela promotora de justiça daquela comarca, Valéria Chaib Amorim de Carvalho, em 14 de novembro. A manifestação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) foi motivada pela suspensão dos serviços de coleta de lixo e de limpeza urbana no município após as eleições de 7 de outubro.
Antes de ajuizar a ação, a promotora expediu ofício ao prefeito do município, José Alberto Azevedo, alertando para a necessidade do restabelecimento dos serviços, mas a solicitação do MP-MA não foi atendida. O MP-MA apurou junto à empresa Transmar Vistoria, Serviços e Limpeza Urbana Ltda, responsável pelos serviços de coleta de lixo no município, que a suspensão dos serviços foi motivada pela inadimplência da Prefeitura de Olho D'Água das Cunhãs, causando a quebra do contrato de prestação de serviços. "Com a inércia da Prefeitura de Olho D'Agua das Cunhãs, os cidadãos não veem retorno às contribuições recolhidas ao município para que este zele efetivamente pelo bem estar social", afirma a promotora na ação. Ela, também, acrescenta que "a falta de limpeza e o acúmulo de lixo não recolhido nas ruas causa danos ambientais, à saúde e à segurança dos condutores e passageiros de veículos que circulam pelas ruas e rodovias". A Justiça estipulou multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento de cada item.
Fonte: Imirante.com

CHUVA E VENTO CAUSAM PREJUÍZO A MORADORES EM PARAIBANO.

Equipe da CEMAR consertando fiação  foto:Lasan
Uma forte chuva acompanhada de vento, causou susto e prejuízos a moradores de Paraibano, nesta quarta-feira 21. Após um dia de  calor intenso, a chuva caiu por volta das 19 horas e durou menos de 1 hora, assustando moradores pela intensidade, que apagou por alguns minutos a energia elétrica, fez barulho e relâmpagos. O forte vento derrubou árvores, levantou telhado e entortou placas, como você pode observar nas fotos de Ery Brito, com exclusividade para o Paraibanomanews.
  
No Posto São Francisco o vento quebrou galhos de uma mangueira, a placa da Drograria Castro foi amassada e entortada, ameaçando cair, o vento derrubou ainda  galhos de árvore sobre a fiação elétrica, próxima do prédio onde fica a Oficina Gerson Moto, derrubou árvore na saída da cidade e levantou telhas na casa do blogueiro editor deste site.
Placa da Farmácia Castro derreada pelo vento  Foto:Ery Brito

 
 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CHEFE DA 15ª CIRETRAN VER COM TRISTEZA OS INÚMEROS ACIDENTES NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE

Com o aumento da frota de veículos na região, aumentou também o número de acidentes, a maioria provocados por jovens na faixa de 17 a 29 anos, em motos. Os hospitais e a Polícia Militar da região do médio sertão maranhense, que agrega mais de 17 municípios, atendem semanalmente, pessoas que se acidentaram e muitos dessas vítimas chegam a óbito. Outros tem ferimentos ou fraturas graves, o que leva sofrimentos para a vítima e seus familiares. Sem fiscalização da Polícia Rodoviária Federal,que não existe há mais de 1 ano,  nas BRs que cortam os municípos do médio sertão maranhense, abusos de trânsitos são vistos e estão se tornando corriqueiros. Essa falta de responsabilidade que tem deixado a população dessas cidades apavoradas, levou o Blogue Paraibanomanews, até a cidade de São João dos Patos, onde o jornalista Léo Lasan realizou, entrevista com Kairo Coêlho, chefe da 15ª  CIRETRAN- Circunscrição Regional de Trânsito
Kairo e o jornalista Lasan durante entrevista
departamento do DETRAN-MA para a região. A entrevista durou meia hora e Kairo falou dos principais problemas dessa questão dos acidentes de trânsito e disse que em Paraibano, em vez de diminuir, os acidentes aumentaram de 2011 para 2012.
A entrevista foi concedida ao jornalista Léo Lasan do Paraibanomanews, na manhã de quarta-feira 14 de novembro, na sede do CIRETRAN.
Paraibanomanews: Kairo, gostaria que o senhor se apresntasse para os nossos internautas:
*Sou Kairo Coelho de Sousa Correia, 27, administrador de empresas, formado pela Faculdade de Ensino Superior de Floriano-PI.
Quero agradecer as internautas do Blog Paraibanomanews, e é com muito prazer que a gente mais uma vez vem disponibilizar as informações da 15ª CIRETRAN, sediada em São João dos Patos. Estamos procurando trabalhar de maneira onde possa efetuar o trâmites internos e também a questão educativa pelo médio sertão maranhense.
PBWS-Kairo como é que está a situação do trânsito em nossa região?
Kairo:- É com certa tristeza que a gente acompanha os dados e ver que a situação do médio sertão maranhense... PARA LER MATÉRIA COMPLETA CLIQUE ABAIXO EM LEIA MAIS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"ACIDENTES DE MOTOS AUMENTARAM EM PARAIBANO" DIZ CHEFE DA 15ª CIRETRAN - DETRAN-MA.

Kairo Coelho,  chefe da 15ª CIRETRAN  concedendo
entrevista a Léo Lasan   Foto:Paraibanomanews
Números alarmantes de acidentes automobilíticos provocados em sua maioria por condutores de motos, tem ceifado vidas e deixado sequelas em vítimas e também familiares, na região do médio sertão maranhense. A triste situação no trânsito desses municípios, tem aumentado nos últimos anos, devido a facilidade com que as pessoas tem  adquiridos veículos de duas rodas e  ignorado a importância de tirar a habilitação. Em São João dos Patos e Paraibano assim como nas cidades vizinhas, semanalmente acontecem acidentes, muitos com óbitos. Do ano de 2011 para 2012, Paraibano teve um aumento assustador de acidentes, conforme informações de Kairo Coelho de Sousa Correia, chefe da 15ª CIRETRAN- Circunscrição Regional de Trânsito - DETRAN- em São João dos Patos. O Paraibanomanews, foi a São João dos Patos, onde realizou entrevista com Kairo Coelho, que falou, sobre educação no trânsito, o deboche de muitos motoristas à açoes educativas, a ação da Polícia Militar, a falta do Posto da Polícia Rodoviária Federal na região e os riscos que motoristas estão suscetíveis, a necessidade de se implantar nos municípios a Guarda Municipal, e das Blitz que acontecerão na região até o final do ano. A entrevista está sendo editado, para ser transmitida pela rádio Liberdade FM, depois enviada para o VC no Imirante e aquí no Paraibanomanews com exclusividade.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

'ACEITAÇÃO POPULAR, DINHEIRO E APOIO POLÍTICO', SEM ISSO NÃO SE GANHA POLÍTICA, DIZ OLIVAM EM CONVERSA COM LASAN.

Olivan Coelho - PMN-  Foto:Lasan
Foram 4 horas de bate-papo com o jornalista Léo Lasan em uma visita inesperada do candidato, na tarde de terça-feira (12). Olivan Coêlho, foi candidato a prefeito por Paraibano na eleição de 2012, onde conseguiu 511 votos. A visita foi para agradecer ao apoio do blog Paraibanomanews  ao trabalho dos candidatos do PMN. Humilde, Olivan conversou sobre a trajetória da campanha, fez avaliações e disse que sente-se vitorioso e feliz pela aceitação do povo de Paraibano. O candidato fez uma retrospectiva da sua campanha política, lembrou dos momentos em que esteve em segundo lugar nas pesquisas e revelou detalhes da falta de recursos, do abandono de alguns líderes políticos do Estado que sumiram sem dar satisfações e o deixaram sozinho sem "estrutura financeira" no decorrer da campanha.Sem recursos, a coligação do PMN de Olivan, não realizou nenhuma carreata ou arrastão, não teve como divulgar campanhas em som volante como requer uma campanha e faltou material de mídia de forma volumosa. A estrutura da automóveis, palanques e sistema de som profissional não houve, em comparação aos demais candidatos. Até mesmo condições de contratar cabos eleitorais foi dificílimo e o comitê do partido era o mais humilde.Mesmo assim, Olivan considera, que a sua campanha foi ética e bem aceita por todos. É por tudo isso que Olivan afirma, que diante das campanhas milionárias dos seus adversários, sentiu-se vitorioso. Olivan, revelou que aprendeu uma lição em eleições políticas, segundo ele, o candidato que almeja o poder, nunca deve ingressar sem 3 pontos primordiais: 1º:Aceitação do povo. 2º;Estrutura Financeira. 3º:Apoio de Líderes Políticos. O candidato falou ainda da rejeição do eleitorado ao candidato Sebastião Pitó e da  perda de eleitorado do ex-prefeito Zequinha. Para Olivan, a questão financeira foi o diferencial na eleição de 2012 em Paraibano, além da rejeição que no princípio separou jacarés e na reta final uniu-os em favor da candidata eleita Aparecida Furtado (PV). Para Olivan o resultado da eleição em Paraibano, poderia ter sido outra, caso houvesse a coligação do PMN com  o grupo de Dr. Zequinha e Pitó. Mas não houve consenço e com isso a "situação" dividiu o eleitorado que buscava  alternativas. Olivan ainda avaliou a campanha da candidata Aparecida Furtado, mas os detalhes dessa reportagem será publicada no final de semana.Aguarde.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ARÍ CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE ADMINISTRAÇÃO

O Paraibanomanews, logo após a entrevista, é o primeiro blog a postar a matéria com exclusividade.
"A CAMPANHA POLÍTICA FOI ACIRRADA E  DEIXOU SEQUELAS" diz Arí durante entrevista
Arí Furtado e Aparecida Furtado     Foto:Lasan
Na manhã desta quinta-feira (8), o ex-prefeito e coordenador político Ari Furtado, concedeu sua primeira entrevista, após a vitória de Aparecida Furtado (PV) nas eleições de 2012 em Paraibano. Acompanhado do advogado Daniel Veloso, Ari foi entrevistado pelo locutor Bira, ao vivo pela rádio Liberdade FM. O primeiro a falar foi o advogado Daniel Veloso, que explanou sobre a equipe de transição que foi composta na segunda-feira(5) e é formada pelo próprio advogado como coordenador, além das enfermeiras Cristiane Campos, Lucimar Sá, Polliana Furtado, da futura vice-prefeita Rejany Gomes, das professoras Deusilene Diniz, Luzia, da psicóloga Edvânia Madeira, dos pastores Eliedson Pereira e Carlos Henrique, do professor Raimundo Augusto, do digitador Francisco Werick, de Caline Brito, Ilna Sousa (esposa do vereador Jarden), de Vanessa e Bira Furtado, além de mais seis pessoas.Totalizando em 22. Daniel frisou que a equipe de transição vai fazer um raio-x, da gestão atual, para diagnosticar a situação do município, afim de que a futura prefeita Aparecida Furtado, possa planejar as estratégias e começar a trabalhar a administração à partir de janeiro de 2013. O advogado revelou que colocou em credibilidade seu nome enquanto profissional, durante o período de campanha eleitoral, mas que sempre dormiu bem, pois nunca teve dúvida que a candidata Aparecida Furtado estava apta a disputar a eleição, apesar dos boatos contrários espalhados pela oposição. Após ler a lista nominal da equipe de transição, Daniel Veloso afirmou que, os nomes da lista não significava necessariamente, que já seria a equipe de governo da futura administração (Mas em alguns momentos da entrevista, o advogado confundiu duas vezes o nome de "equipe de transição" com o nome de "equipe de governo", para logo em seguida corrigir). Daniel informou que já entrara em contato com o advogado representante da prefeitura para comunicar sobre a equipe de transição e afirmou que o mesmo colocou a prefeitura a disponibilidade dos trabalhos necessários para a transição. Após a entrevista do advogado Daniel Veloso, o ex-prefeito Ari Furtado iniciou a entrevista, lendo uma matéria do Tribunal de Contas do Maranhão em que alertava sobre a transição nas prefeituras. Ari disse que a matéria era para ilustrar a realidade no Maranhão, em que algumas prefeituras não deveriam dificultar os dados da administração, sob orientação do TCE. Sobre sua saúde, Ari Furtado esclareceu aos ouvintes da rádio, que devido ao trabalho exaustivo da campanha eleitoral deixou cuidar de alguns cuidados e dietas de saúde: "Issso deixou algumas sequelas” disse. O ex-prefeito explicou que na reta final, principalmente no dia 7 de outubro, dia da votação, foi o dia mais preocupante para toda a família. Ari lembrou que na madrugada daquele dia, em uma tentativa de intimidação, pessoas em uma moto, dispararam tiros (próximo a sua casa), em um dos carros alugado para a campanha:-“Isso abalou toda a família” revelou Ari. “Devido a esse recado indireto, fiz o que faço todo domingo: Fui às 6;30 horas na missa da igreja de São Sebastião, meu padroeiro. E pedir a Deus, por intercessão de São Sebastião, que houvesse uma eleição democrática e que os adversários tivessem um comportamento à altura da importância daquele dia” disse Ari. “E o resultado foi uma vitória, que nem mesmo nós esperávamos que fosse tão surpreendente, superou nossas expectativas”... “Isso nos deixou muito felizes, mas com uma responsabilidade ainda maior”... Ari falou que no dia 8, segunda-feira, foi realizada a festa da vitória na praça Sérgio Coelho para agradecimento a todos. Para o ex-prefeito e coordenador político, toda essa maratona, contribuiu também para a questão da sua saúde. “Fui no dia 8, a Colinas e quando voltei, fui acometido por uma infecção muito forte. Fui consultado pelo Dr. Francisco que me aconselhou a ir a São Luis... Lá fui atendido por uma equipe médica que diagnosticou uma bactéria muito forte e disse que se eu demorasse mais tempo a bactéria iria atingir a corrente sanguínea... Passei por um tratamento e durante 15 dias tomei antibióticos...” afirmou. Durante a entrevista Ari Furtado usou recorte de matéria, publicada pelo Jornal Pequeno com o título de Arrocho. Ari leu: “O ex-deputado Joaquim Haickel, conhecido analista da conjuntura política e econômica do país, adverte que nos próximos dois anos os municípios passarão por enormes dificuldades financeiras. Haickel esclarece que está prevista uma queda da ordem de 20% da arrecadação do país, o que vai fazer minguar a divisão do bolo do Fundo de Participação. 'Todos os prefeitos eleitos e reeleitos vão comer o pão que o diabo amassou nos próximos dois anos por conta da retração da economia e de outros fatores, como a redução do IPI”. Após a leitura da matéria, disse que logo que houve melhora no seu quadro da saúde, foi a Brasília, onde visitou amigos e em seguida a Trindade do Goiás, pagar uma promessa religiosa. Na volta a Brasília, conversou com o sobrinho e advogado Marcos Vinicius que sugeriu-o a procurar orientações com senadores e outras autoridades políticas. Arí, disse que conversou com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira e com o assessor do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. Nessas conversas, Ari falou, que os amigos políticos o alertaram para os próximos anos e que em 2013 vai ser  muito difícil para as administrações públicas municipais devido a crise financeira mundial. Ari confessou que em conversa com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, foi solicitado que a Aparecida Furtado (que acompanhava Ari) fosse visitar o Ministério da Educação e tivessem informações sobre o FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ali ficaram sabendo que o município de Paraibano, recebeu do ministério em 2008, recursos para construção de uma creche e que na próxima administração o município poderá receber mais recursos para duas outras creches que provavelmente serão construídas no bairro Substação e Residencial João Furtado. Ari ainda lembrou que na gestão Aparecida 2004/2008, foram deixados projetos, um para saneamento da rodoviária ao prédio do TRE, para a creche e o matadouro público, projetos esses que espera, sejam concluídos até o final da atual administração, em dezembro de 2012. O ex-prefeito disse que Paraibano poderá ser beneficiado pelo PAC 2. “No FNDE, há muitos benefícios para o município, mas para isso é necessários que se faça bons projetos, por isso já contratamos uma equipe em São Luis para prepararem esses projetos para logo no primeiro mês de administração, darmos entramos  e conseguirmos os recursos para o nosso município” exemplificou. Arí, voltou a repetir na entrevista a questão do futuro administrativo para as prefeituras: "Fiquei triste ao ouvir também do presidente da Assembléia do Maranhão, Deputado Arnaldo Melo, assim como disse o ministro Gastão Vieira, que em 2013, vai ser um ano dificílimo para o nordeste, devido a crise financeira e a diminuição do repasse para o fundo de participação dos municípios” o ex-prefeito emendou “Mas em uma crise financeira, não podemos baixar a cabeça, temos que contornar a crise” para isso,  falou que o deputado Arnaldo Melo vai lhe repassar um relatório sobre a crise prevista para 2013 e 2014 e que em cima dos dados vão procurar solucionar da melhor forma. “Não vamos ficar apavorados...Vamos correr atrás, o governo tem que ter uma equipe de governo altamente capacitada” recomendou Ari para todos os prefeitos. Revelou que a futura prefeita de Paraibano, Aparecida Furtado, ainda não definiu a equipe de governo: “Ela precisa conversar com as bases, ouvir e ver as pessoas mais capacitadas... Até o dia 10 de dezembro, Aparecida terá a sua equipe de governo” revelou. Em relação a atual administração e o momento de transição, Ari Furtado, criticou: "Não pode acontecer o que está acontecendo... é preciso que os dirigentes se sensibilizem para não acabarem com projetos sociais tão essenciais a população, é preciso consciência para não prejudicar até mesmo o futuro político, até por que tem a prestação de contas... Que tudo corra bem até o fim do governo e que haja uma reflexão para uma mudança”. sugeriu Ari. “Nada se faz só...Necessitamos de parcerias para se fazer um bom trabalho” afirmou “Quero lembrar do deputado estadual Alexandre Alemeida, que foi o mais bem eleito em Paraibano, do deputado Arnaldo Melo, e outros deputados eleitos, eles tem compromisso com o município...”. Ari lembrou das mudanças no secretariado estadual com Pedro Fernando assumindo a secretaria estadual de educação e Hildo Rocha para a secretaria de cidades no lugar de Fernandes.”São nossos parceiros, assim como a governadora Roseana Sarney” lembrou Ari. Voltando a situação da administração local, Ari disse que é preciso melhorar a segurança pública, a saúde e a assistência social: “A saúde, a assistência social e a segurança, formam um tripé essencial para o município” afirmou. “Aparecida já conversou com Dr. Francisco para saber o que mudar para melhorar a saúde” completou. O ex-prefeito informou que entregou ao deputado Rogério Cafeteira para que o mesmo entregue ao senador Cafeteira, dois projetos de poços profundos e lembrou que em Paraibano é necessário esse tipo de perfuração de poço: "Precisamos urgentemente melhorar a questão da água no município”. Para a saúde, Ari falou que tivera um encontro com o secretário estadual de saúde, Ricardo Murad e que ele orientou que é preciso urgentemente definir o secretário municipal de saúde e que a pessoa indicada seja profissional da área, conhecedor profundo de saúde, de preferência alguém formado na área, um técnico que saiba como funciona, que faça projetos, que tenha um alto gabarito de conhecimentos e esteja disponível 24 horas para a saúde. Murad pediu que a pessoa vá o mais rápido a São Luis juntamente com a futura prefeita Aparecida Furtado para fazer um diagnóstico da saúde municipal e assim tratarem questões para resolução da saúde. Em relação a futura administração, Ari afirmou que todos, estão imbuídos, em fazer uma boa administração.
Reportagem:Léo Lasan às 10:00 horas desta quinta 8.

LONGE DO NATAL

O Natal está há mais de dois meses de distância da data do calendário, mais a propaganda nos meios de comunicação de massa, está 'bombando', a chamada para a chegada do bom velhinho papai-noel é veiculada a todo momento. Em Paraibano, como as cosias demoram a chegar, ainda não se observa nada natalino. Para não ficarmos atrás, o Paraibanomanews, lança o papai-noel aí de cima, fantasiado pelo angelical DissAntônio e a "anja" Míriam Vieira e o vice-prefeito Manetinha. É ou não um 'belo' espírito natalino. Há poucos dias da entrega do TCC do curso de Pedagogia, Manetinha, mal tem tempo de preparar os presentes natalinos. Mas fica o abraço do blog e que Paraibano nesse natal se prepare para muita paz e solidariedade aos mais carentes, não é mesmo Caio ?

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ACIDENTES ATÉ MESMO CONTRA AMBULÂNCIA DO SAMU

 

Há duas semanas, a ambulância do “SAMU” de São João dos Patos parou suas atividades de ocorrências. O motivo se deve a uma batida na trazeira da ambulância provocada por um motorista de uma F- 4000 que vinha em alta velocidade e não percebeu que a ambulância do SAMU estava estacionada no acostamento da BR 230 onde funcionários do orgão de saúde atendiam uma vítima de acidente.  O local do acidente fica próximo a cidade de São João dos Patos, na localidade Vale do Amanhecer. Surpreendidos, os funcionários ainda viram a F-4000 atingir um jovem conhecido por Danilo que auxiliava no resgate. Danilo ficou em estado grave após o acidente. A ambulância do SAMU foi levada para Teresina-PI pra ser recuperada e a previsão da volta do veículo será nos próximos 15 dias. Ainda em São João dos Patos, no dia 2 de novembro houve acidente de motos na cidade. Jovens, provavelmente disputando "racha" baterem lado a lado, perdendo o controle dos veículos e indo de encontro ao asfalto, onde rolaram e se feriram. Cinco jovens, que estavem nas motos, tiveram escoriações e foram levados para a UPA de São João dos Patos. Uma das jovens foi encamihada para o Socorrão em Presidente Dutra, com deslocamento do joelho. Em Paraibano, um jovem, teve uma morte misteriosa do dia 2 para o dia 3 de novembro. Dinô, era filho do senhor conhecido por Braulinha e irmão da professora Joelma. O jovem comprara uma moto há poucos dias, e ainda estava aprendendo a pilotar.Na sexta foi visto fazendo visita na sepultura da sua ex-esposa Novinha. Depois não foi mais visto por familiares. No sábado foi encontrado morto nas proximidades do povoado Baixa da Quinta, BR 135, por volta das 16 horas. No local existe uma curva perigosa, onde  a vítima deve ter sido provavelmente, arremessada da moto. As informações, ainda são incompletas, devido a não ter tido testemunha na hora do acidente. O corpo foi sepultado no domingo no cemitério São Sebastião em Paraibano. Dinô deixa filhos. A vítima era compadre deste deste blogueiro.Aos familiares os pêsames.
lASAN  com informações do site 4 Poder do jornalista Antonio Luis e as fotos do cinegrafista AURÉLIO REIS da TV DIFUSORA de São João dos Patos.

COMEÇOU O CAMPEONATO DO BARRAJÃO.


Teve início neste domingo (4), o Campeonato do Barrajão, no bairro Residencial em Paraibano. Organizado pelo ex-goleiro Doni, o campeonato conta com 8 times: Chelsea, Time do Zico, Paraíba, Boa Vista, Túlio Marajá, Totoca, Residencial e Riacho do Mato, o último vindo da zona rural. Desde agosto, sem eventos esportivos na cidade, o ex-goleiro Doni, se mobilizou e buscou patrocínios para realizar o campeonato, no campo de futebol do bairro Residencial. Com muita dificuldades, conseguiu reunir 8 equipes, que inicializaram ontem as primeiras partidas, debaixo de um sol escaldante e muita poeira. O primeiro jogo foi entre as equipes do Paraíba que venceu a equipe do Zico por 5 a 2. O zagueiro Joaquim do time do Zico, reclamou que infelizmente os jogadores do time não levaram o jogo a sério, pois estavam vencendo no primeiro tempo por 2 a 1. No intervalo do segundo tempo, muitos dos jogadores foram beber cachaça e aí o resultado foi uma estonteante derrota de 5 a 2. O técnico Zico da Substação estava desolado, indo embora no final do jogo, em sua bicicleta azul levando as camisas da equipe na garupa da “magrela”. O atacante Neimar da Substação, ficou para ver a segunda partida entre as equipes do Residencial e Túlio do Marajá. Em um jogo que precisou de muita técnica, a equipe do Túlio saiu na frente marcando o gol. Mas o resultado final foi a favor do time do residencial, que venceu por 3 a 1.
A torcida em pequeno número, procurava sombra e crianças subiram em árvores para ter uma visão mais panorâmica. Na lateral do campo, o organizador Doni, reclamou que falta incentivo para se promover o esporte em Paraibano e por isso resulta na falta de interesse dos atletas. Doni revelou à reportagem, que tinha inscrito 20 times, mas por falta de condições financeiras para arcar com equipamento e bolas, 12 times desistiram, restando apenas oito. A falta de patrocínio é outro fator desestimulante. Doni disse que procurou vários comerciantes mais não houve ajuda. O Posto Balseiro, até o momento é o único patrocinador que se observa nas camisas de alguns times. No bairro Residencial, o Campo do Barrajão (nome originado, por causa do local ficar nas proximidades da barragem do balseiro ) serve também de espaço para treinamento das equipes. O campo, antes abandonado, passou por reformas, teve terraplanagem e foi diminuído em 2 metros nas laterais, traves pintadas e campo demarcado. Mas nas margens do campo uma cena triste, provocada pelos moradores. O lixo. Muito lixo tanto do lado do campo, como no mato que fica no final  do bairro, que tem ainda alguns campinhos de “peladas” para a criançada. Do lado direito do campo Barrajão, uma cerca de arame, divide o local da BR 135, e o acesso é feito por uma rua do bairro por trás da Escola Darcy Furtado.Falta infra-estrutura, como banheiros próximo do campo e local para vender algum tipo de lanche ou bebida para amenizar a sede provocada pelo calor. O único bebedouro para os atletas era uma garrafa térmica com uma caneca. Talvez por isso alguns jogadores do time do Zico, saíram para beber “marófa” e voltaram tonto para o campo. Neste próximo domingo, tem mais jogo e a galera deve comparecer para dar uma força. Os patrocinadores também podem ajudar. Esse é o desejo do organizador. O Campeonato do Barrajão vai até o dia 23 de Dezembro, praticamente às vésperas do Natal, e ainda aguarda a ajuda financeira para premiar as equipes campeãs. Doni, espera que os empresários de Paraibano se sensibilizam e dêem essa ajuda, afinal Papai Noel, só existe para criancinhas e no campeonato só tem adultos. Essa é a hora dos empresários da cidade colaborarem com uma causa justa, pois o esporte contribui para a saúde de todos. Neste domingo, ainda houve jogo no campinho da Pousada e Restaurante IPÊ, na saída da cidade, BR 135. O proprietário do local, Zim Marão, fez um campinho e colocou uma mine-piscina no ambiente, para atraír o público. Um local aprazível com muitas plantas, sombra e de quebra, bebidas geladas e tira-gostos. Após a partida, houve música ao vivo e muita alegria, para coroar o calor que não deu a mínima para a chuva de todos os santos de quinta-feira(1º) e voltou rachando a pele. Fora esses atrativos e com as altas temperaturas, o paraibanense ficou mesmo dentro de casa se estresando com a programação televisiva. Quem se deu bem foram alguns donos de bares, como o "Gaimes (isso mesmo com o i no meio) Júnior" no Residencial, da nossa amiga Lucinha da Jovita. Haja gelada.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ACADEMIA CORPO EM MOVIMENTO REALIZA PALESTRA SOBRE IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Leoneide Alves
 A Academia Corpo em Movimento de Paraibano
Educador Físico Magnus David
  realizou nesta quarta (31) palestra sobre a importância da atividade física para a saúde. A convite de Leoneide Alves, proprietária da academia, o educador físico Magnus David, foi o palestrante. David (que támbém é educador físico do NASF em Paraibano) disse que atividade física é todo movimento que o corpo esquelético realiza, gastando energia:"A partir do momento em que  o corpo sai do repouso e inicia movimento, está fazendo atividade física" disse o educador. Magnus David, falou da importância e benefícios da atividade física, principalmente nos dias atuais, em que conforme o educador, as pessoas estão sedentárias devido a comodidade e das novas tecnologias que  faz com o ser humano não se esforce fisicamente:"A vida mudou muito, as pessoas não praticam mais exercícios. Na década de 70 as pessoas queimavam mais calorias...Atualmente com a comodidade da televisão, internet, meios de transportes. etc. as pessoas se tornaram sedentárias...Antigamente as pessoas, até por uma questão de economia do País, andavam mais a pé...Hoje a maioria das pessoas tem moto ou carro... e isso torna a pessoa sedentária e junto a alimentação inadequada, as pessoas estão se tornando mais obesas, o que também ocasiona  hipertensão, diabétis e outras doenças... e o que é que acontece? As pessoas vão em busca a cura em remédios...e o médico em muitos casos indica atividade física como caminhada, etc. É por isso que a atividade física está em moda, a ponto de a TV Globo criar o programa Bem Estar, para incentivar as pessoas a cuidarem da saúde." explicou o educador físico
Educador físico Magnus David
 com alunas da academia
 A enfermeira Francijane Revil, aluna da turna de atividade física da  academia, disse durante a palestra que antes de se realizar atividades físicas é necessário se buscar orientações médicas para saber se a pessoa tem alguma limitação física. "Uma avaliação e exames de trigleceríde, colesterol, diabétis, é importante ser realizado, mas tudo sob orientação médica" disse Francijane "As vezes a pessoa tem algum problema de saúde e nem sabe, daí a importância de ter
conhecimento de qual atividade é adequada" concluiu a enfermeira. Magnus David completou que em alguns casos a atividade física realmente não é benéfica, como por exemplo algum tipo de problema de coluna, mas na maioria dos casos faz bem, pois a atividade física bem orientada faz bem ao corpo tanto físico como mental. O educador físico informou que a atividade física não é um remédio que vai curar doenças, mas é um paliativo que soma para o bem da pessoa. David exemplificou o caso das pessoas com problema de depressão.Para o educador físico, a atividade física melhora esses casos e faz com a pessoa se sociabilize e sinta-se mais confiante, mais bonita, etc. Em outros casos relativos a problemas de saúde, a atividade física, melhora as dores musculares.  
 David lembrou que os idosos, devido a idade perdem a massa óssea e flacidez de músculos, é indicado praticar atividade física, para retardar o envelhecimento dos orgãos. Uma aluna, fez um depoimento que tinha depressão e após entrar na academia e praticar as atividades física, melhorou sua auto estima e seu condicionamento físico, que se sentia bem e preparada para enfrentar os desafios provocados pela depressão. O educador revelou que realmente tinha observado a melhora da aluna, como outras e agradeceu o depoimento da mesma, servindo como exemplo."É perceptivo a melhora da depressão com a atividade física, pois o mental atrapalha a vida. E sabemos que a saúde é um bem físico e mental" disse David. O educador explicou o benefício das atividades físicas de cada aparelho da academia, do jump, step, bolas, etc. Uma aluna quis saber se para emagrecer é necessário suar? O educador explicou que suar é diferente de perder gordura corporal: "Suar é perder sais minerais...Suar demais não significa emagrecer. Pelo contrário: a pessoa desidrata, se cansa mais rapidamente, faz menos atividade física porque vai parar antes do que deveria e o resultado só piora. Por isso, praticar exercícios quando o sol está muito intenso estimula uma maior eliminação de água pelo organismo. Além disso, o água eliminada deve ser reposta.."
" A enfermeira Francijane exemplificou um caso de um conhecido que praticava atividade física na cidade de Pedreiras-MA."Um senhor praticava atividade física das 15 às 16 horas, debaixo de um sol muito quente e oresultado desse esforço sem orientação, foi que o senhor teve um infarto fulminate"...disse.      David agradeceu  o aparte da aluna e lembrou que tem visto esse tipo de atividade mal orientada, o que pode provocar problemas de saúde.O educador falou ainda da atividade física, em bicicleta, mas informou que toda atividade física deve ser observada se o corpo suporta e que se evite horários em que o calor é intenso.
 Após a palestra o educador iniciou com as alunas, uma série de atividades físicas. Para Leoneide Alves, é importante que mais pessoas em Paraibano, façam atividades físicas, mas sempre orientadas por um profissional. A academia Corpo e Movimento, fica localizada na Avenida 1º de Maioo- centro de Paraibano e funciona as terças e quartas nos horários: 18 a 19 e 19 as 20 horas. Faça uma visita sem compromisso e caso tenha interesse em melhorar seu condicionamento físico converse com Leoneide Alves.                                  Reportagem:Léo Lasan