terça-feira, 19 de março de 2013

IFMA: A TECNOLOGIA EM SÃO JOÃO DOS PATOS E REGIÃO


Lasan entrevistando Elissandro do IFMA
Na região desde 2008, o IFMA- Instituto Federal de Educação, CiÊncia e Tecnologia do Maranhão, tem chamado a atenção pela grande procura de alunos que buscam um curso profissionalizante a frente de um mundo que requer profissionais qualificados. O Paraibanomanews esteve no prédio do IFMA em São João dos Patos no dia 13 e fez uma entrevista com o Diretor de Desenvolvimento de Ensino – Representante da Direção Geral do IFMA em São João dos Patos, o jovem Elissandro Tavares da Silva  formado com Bacharelado e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Piauí –UFPI- e que  está em São João dos Patos desde a implantação do antigo CEFET em 2008 quando ainda funcionava no Colégio Valmar (onde conforme o mesmo fez uma reforma em quatro salas para poder adequar os cursos).
Em 2009 CEFET passou a se chamar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA. Elissandro Tavares é também unm dos responsáveis pelo desenvolvimento técnico educacional, desde o início, foi um dos batalhadores para que a região avançasse na área de cursos técnicos e profissionalizantes. Seu sonho começou a ser realizado em 2010 quando foi iniciado o canteiro de obras da instiuição e no final de 2012 o campus do IFMA foi inaugurado. Alessandro administra a instituição federal de ensino com em um espaço arrojado para os padrões local, com mais de 10 salas bem equipadas, um auditório, um espaço com piscina e amplo estacionamento e em fase de conclusão um laboratório de química, uma biblioteca, mas para Elissandro Tavares, ainda falta uma maior estrutura física e organizacional a altura do IFMA de outros centros como São Luis, mas que daqui a dois anos chegará ao topo do que realmente pode produzir, até mesmo porque, conforme Alessandro, a procura pelos cursos está tão grande que o local está ficando pequeno, daí à necessidade de expansão do campus. 
Atualmente o IFMA em São João dos Patos oferece cursos nas modalidades integrados ao Ensino Médio (cursos com duração de 3 anos divididos em 6 modalidades) e subsequente (duração de 1 ano e meio divididos em 3 módulos também na modalidade concomitante ( o aluno matriculado na rede estadual de ensino e depois no IFMA) além desses cursos o IFMA atua na modalidade superior com cursos de Bacharelado em Administração e Licenciatura Plena em Física, além de cursos de extensão. Atualmente o IFMA São João dos Patos conta com 15 turmas divididos em cursos de Técnicos de em Comércio, Técnico em Vendas, Técnico em Alimentos, Técnico em Cozinha, Técnico em Logística, Técnico em Redes de Computadores e na última sexta-feira (15/3/2013) realizou formatura de cem mulheres por meio do curso de extensão do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) denominado “Programa Mulheres Mil”, curso iniciado em agosto de 2012. O curso foi direcionado para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade. Outro curso de extensão desenvolvido no IFMA é o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária –PRONERA-, implantado em 2012 no município de Buriti Bravo e que tem 120 alunos, o IFMA de São João dos Patos, ainda realizou uma segunda formação de professores em 2012 por meio do Programa de Formação de Professores –PARFOR-. 
Laboratório de química do IFMA S.J.Patos ft:Lasan

O IFMA São João dos Patos estará abrindo ainda em 2013 novas vagas para cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Curso de Organizador de Eventos, Curso de Operador de Computadores, e na modalidade concomitante o curso de técnico em redes de computadores através do PRONATEC.
O IFMA tem expandido seus cursos em diversos polos na região, em Paraibano já está funcionando o curso técnico agropecuário e brevemente chegará os cursos de Auxiliar Administrativo com duração de 160 horas e disponibilidade para 40 vagas, o curso de Montador e Reparador de Computadores (160 horas e 30 vagas). Para o município de Buriti Bravo haverá cursos de Promotor de Vendas (160 horas e 40 vagas), Curso de Montador e Reparador de Computador (160 h. 30 vagas), já para o município de São Francisco do Maranhão os cursos oferecidos pelo IFMA serão o de Agricultor Familiar (200 horas com 30 vagas) e Operador de Computador (160 h. 30 vagas). Todos esses cursos estão previstos para o segundo semestre de 2013.O IFMA em São João dos Patos, conta atualmente com 600 alunos, a maioria na faixa etária de 16 anos, sendo o curso técnico em redes de computadores o mais procurado. De acordo informações 
do
Auditório do IFMA foto:Lasan
 diretor da instituição Elissandro Tavares existem quatro turmas no turno matutino de alunos oriundos do ensino público que completou o ensino fundamental, o período da tarde é onde existem mais alunos que fazem o curso de redes de computadores, vendas e comércio. Para ter acesso ao IFMA, os alunos são indicados pela Regional de Educação, por meio das escolas que fazem uma triagem a partir de critérios. Nos polos os alunos fazem um seletivo. Elissando Tavares do IFMA de São João dos Patos, disse cada aluno tem um perfil e todos os cursos são analisados conforme a realidade de cada município e divididos em turnos conforme cada cliente. Pela manhã os cursos são oferecidos para adolescentes, à tarde para jovens e a noite para adultos. Todos em busca de uma qualificação profissional. Em entrevista Elissandro falou da satisfação em observar que o IFMA está dando resultados ao que se propôs que tem como missão formar cidadão e cidadã com qualidade. Disse que o IFMA veio como parceiro para desenvolver a região e que tem colhido frutos de um trabalho de qualidade que está surtindo efeito.
Reportagem:Léo Lasan

Nenhum comentário: