sábado, 27 de abril de 2013

Líderes destacam iniciativa da Assembleia pelo fortalecimento do Legislativo


ENCONTRO FOI POSITIVO E TIROU DÚVIDAS DE VEREADORES DO MÉDIO SERTÃO
Participantes posando para foto do evento      Foto:Leo Lasan
Participantes da Jornada em S. J. dos Patos  Foto:Lasan 
O gesto da Assembleia Legislativa do Maranhão em prestigiar as dezoito regionais do Estado, através da Jornada de Integração Legislativa, como uma forma de fortalecer o Poder Legislativo, foi elogiado, nesta sexta-feira (26), por líderes políticos da região do Médio Sertão que compareceram ao Encontro na Regional de São João dos Patos. Waldênio da Silva Souza (PMDB), prefeito de São João dos Patos, assegurou que a iniciativa é uma forma de valorizar o Legislativo. “Levar conhecimento técnico às Câmaras Municipais reflete o compromisso do legislativo estadual em valorizar os vereadores maranhenses para que eles possam atuar de forma satisfatória, com a responsabilidade de defender o interesse do povo”.Em entrevista ao Paraibanomanews o  ex-prefeito Zé Mário [PMDB] destacou que o evento tem por finalidade esclarecer as dúvidas de vereadores, traendo ensinamentos para os vereadores do legislativo do médio sertão maranhense. Para Zé Mário foi uma medida acertada por parte da Assembleia Legislativa do Maranhão o que deixa a todos felizes.
O evento em São João dos Patos contou com a presença de prefeitos, vereadores e ex-prefeitos representantes dos municípios de Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.
O presidente da Câmara de São João dos Patos, Francisco Lima (PMDB) - o Magão – relatou que a maioria das Câmaras Municipais Maranhenses é deficiente. “Falta estrutura física, humana e financeira para investir na melhoria dos trabalhos”.
“Na maioria das vezes, os vereadores não sabem fazer o básico, principalmente, aqueles que são de primeiro mandato” completou Francisco Lima.
Rodolfo Silva (PTB), vice-presidente da Câmara Municipal de Passagem Franca, destacou que a Assembleia proporciona, com esta iniciativa, a oportunidade de mostrar ao vereador o verdadeiro papel do legislador.O presidente da Câmara de Colinas, vereador Sezostris Lima (PRP),
vereadores de Paraibano  foto:lasan
destaca que a iniciativa acaba com o distanciamento entre os legislativos, ao mesmo tempo em que fortalece o Poder quando oportuniza aos vereadores um meio de qualificação.
A presidente da Câmara Municipal de Paraibano Ana Célia [PR] e os veradores Murilo Ribeiro, Tico Getúlio, Elizângela, Jair, FDenia Sá, Jardem Sousa, Chico Everto e o ex-prefeito Arí Furtado e a gestora regional de educação Jarlene Gomes e seu pai marcaram presença ao evento. Entre os convidaos o diretor do Ciretran de São João dos Patos Kayro Coelho o comandante Emerson Bezerra da Silva da 6º CI Companhia Independente de Policia Militar de São João dos Patos, o blogueiro de Colinas Samuel e Edna Santana da UEMA polo São João dos Patos.  
Ivan Sarney fez uma síntese sobre o biênio das Bacias Hidrográficas destacando as duas bacias da região a do Rio Parnaiba e do Rio Itapecuru.
Ivan Sarney destacou a questão ambiental   Foto:Lasan
DÚVIDAS 
Muitos vereadores tiveram suas dúvidas esclarecidas pelos técnicos da AL-MA. Houve inclusive acusações de vereadores contra presidentes de Câmaras, um tema que despertou muito os participantes foi o relativo a repasse do escutivo, o subsídio e a lei de responsabilidade fiscal. O presidenter da Assembléia Legislativa do Maranhão Arnaldo Melo informou que de dez ex-presidentes de Câmaras Municipais nove estão inelegíveis devido problemas com prestações de contas. Melo ainda sugeriu que se crie associações de vereadores para que no futuro possa ajudar ex-vereadores e ex-presidente de Câmaras que não mais estejam no exercício do Poder e portanto não tenham condições financeiras de arcar com despesas de advogados, ets, houve ainda  desabafo de um contador em relação a valorização desse profissional junto as administrações públicas. Mas todo esse material  [gravado] está sendo editado por este blogueiro e será postado na próxima semana.
ARNALDO MELO PEDIU QUE SE CRIE UMA FRENTE PARLAMENTAR CONTRA A VIOLÊNCIA QUE VITIMAS AS MULHERES.
Dep. Arnaldo Melo em s. J. dos Patos  Foto:Lasan
ENCONTRO EM BALSAS
Neste sábado (27), a Jornada de Integração Legislativa estará na Regional de Balsas, que congrega 14 municípios. Participam das visitas nesta regional os deputados Arnaldo Melo (PMDB), Neto Evangelista (PSDB), Alexandre Almeida (PSD), Edilásio Junior (PV) e Rogério Cafeteira (PMN). No domingo o encontreo será em Colinas.

Ellen Adriene / Agência Assembleia  com trechos de Léo Lasan Paraibanomanews

Nenhum comentário: