quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mudanças de clima e temperatura causam virose em moradores de Paraibano

Sol, chuva, frio, calor, temperatura amena, mormaço, calor. Essa alternância do, em Paraibano, tem trazido situações ora imprevistas, ora repetitivas, porém acompanhada de uma certeza: neste período do ano, são mais comuns as ocorrências de gripe, rinites alérgicas, crises de garganta, bronquites e, febre e até mesmo, pneumonias. No ano passado foi assim, este se repete.

Crianças internadas no Hospital  Foto:Lasan

Nesses últimos dias o Hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana, tem recebido muitos pacientes com esses sintomas, principalmente crianças e idosos, muitos deles ficam internados. Na segunda-feira (1) mais de cem pessoas foram atendidas pela médica Dra. Cíntia Danielly,e na terça-feira (2) Dr. Severino Carneiro também atendeu dezenas de pessoas com os mesmos sintomas: Febre, tosse, dores pelo corpo, gripe, sinais muito parecidos com o da Dengue, mas o médico disse que é uma virose que surge com a mudança de clima e temperatura. A Secretaria Municipal de Saúde está em início de uma campanha contra a Dengue, haja vista o período de chuvas está chegando ao fim e com o calor os focos do mosquito Aedes Aegypti começar a surgir. A secretária de saúde Lucimar Sá da Silva solicitouque a população comece a se mobilizar para evitar o aparecimento do mosquito que é transmissor da dengue. Além disso, esta fase do ano traz outra constatação: as medidas de saúde preventivas são, cada vez mais, necessárias para evitar ou diminuir o surgimento das infecções respiratórias. Voltadas para a população em geral, as recomendações médicas nesse sentido são mais do que providenciais, sobretudo para segmentos mais vulneráveis a essas doenças, tais como as crianças, os alérgicos e as pessoas mais idosas. Febre, tosse e gripe têm acometidos essa parcela da população e lotado o hospital Dr. Pedro Neiva de Santana em Paraibano. De acordo com o médico Dr. Severino

Carneiro, o período requer cuidados para melhorar as defesas do organismo. Optar por alimentação mais saudável e adotar ações, no dia a dia, visando, principalmente, evitar o contato com elementos desencadeadores das alergias respiratórias são algumas precauções eficazes para reduzir as ocorrências dessas patologias, lembra o médico.Para melhorar o estado geral do organismo, profissionais da saúde recomendam o contato com o ar puro e a ingestão constante de água de boa qualidade. “O ar e a água são vitais ao ser humano” comentou o médico Dr. Severino Carneiro. Outra medida saudável é trocar as roupas de cama, e em dia de sol colocar redes, colchões e travesseiros, para evitar ácaros, um dos principais desencadeadores de alergia principalmente para quem tem problemas respiratórios.

Nenhum comentário: