quarta-feira, 17 de abril de 2013

PREFEITA APARECIDA FURTADO RECEBE RETROESCAVADEIRA PARA O MUNICÍPIO

Ney Jefferson (MDA) Prefeita Aparecida Furtado e Governadora Roseana Sarney
A Prefeita de Paraibano Aparecida Furtado (PV) recebeu das mãos da governadora Roseana Sarney e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ney Jefferson Teixeira, uma retroescavadeiras, nesta terça-feira (16), em solenidade realizada no município de Presidente Dutra. a prefeita de Paraibano estava acompanhada da secretária de obras transpportes e serviços urbanos Sâmia Albuquerque e do secretário municipal de agricultura Júlio César Guimarães. A governadora Roseana Sarney entregou retroescavadeiras para 24 municípios.
Prefeita Aparecida Furtado e Sâmia Albuquerque em Pres. Dutra
As máquinas, que são resultado de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do MDA, com investimentos da ordem de R$ 4,2 milhões, serão utilizadas na recuperação das estradas vicinais, que interligam o meio rural às cidades, contribuindo para o escoamento da produção agrícola e no enfrentamento aos efeitos da estiagem no Estado. Durante a entrega das retroescavadeiras, Roseana Sarney disse estar feliz em poder participar desse programa do Governo Federal, capitaneando pela presidenta Dilma. "Já foram entregues, ano passado, aqui no Maranhão, 97 máquinas e, hoje, estamos fazendo a entrega de mais 24. Até o final do ano serão 195, totalizando quase R$ 22 milhões. É um beneficio que chega para as pessoas que mais precisam dos serviços destes serviços", disse a governadora Roseana Sarney. "Isso vai ser importantíssimo para os prefeitos fazerem açudes e pequenas barragens", completou.
Aparecida Furtado entre a governadora Roseana e dezenas de Prefeitos
Foram contemplados com a doação de retroescavadeiras os municípios de Presidente Dutra, Água Doce do Maranhão (Território Rural Baixo Parnaíba), Arame, Bela Vista do Maranhão, Estreito, Feira Nova, Formosa, Governador Archer, Graça Aranha, Loreto, Mirador, Monção, Nova Colinas, Passagem Franca, Pastos Bons, Pindaré Mirim, Pio XII, Paraibano, Rosário, Santa Filomena, São Félix de Balsas, São João dos Patos, São Pedro da Água Branca e Satubinha. O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, destacou que as retroescavadeiras são indispensáveis para os municípios. "Representam aumento da produtividade da agricultura familiar, uma vez que vão ajudar na abertura e recuperação das estradas vicinais e na escavação de açudes. Fiquei contente, porque eu lembro que quando fui prefeito eu sonhava com essas coisas e elas não aconteciam, tinha que fazer tudo sozinho. Agora, os prefeitos estão passando por uma fase diferente, com a filosofia de governo da governadora Roseana Sarney, que é trabalhar em parceria", observou.
Prefeita Aparecida Furtado e Sec. de Agricultura de Paraibano Júlio César
O delegado da MDA, Ney Jefferson Teixeira, contou que a presidente Dilma Rousseff universalizou a doação das máquinas e que todos os municípios com menos de 50 mil habitantes receberão retroescavadeiras até o final do ano. "Além das retroescavadeiras, todos os municípios maranhenses com menos de 50 mil habitantes receberão também motoniveladoras. No estado, 195 municípios estão aptos a receber máquinas pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC2", informou.
"As máquinas chegam em um momento bastante oportuno. Acredito que estamos passando por uma das piores estiagens dos últimos 40 anos. Em alguns municípios há chuva, mas é pouca. Em outros, a situação é de semiárido mesmo. Com esses equipamentos, as prefeituras vão poder fazer açudes e barreiros para segurar um pouco da água nos próximos meses", disse o delegado.  Satisfeito com o recebimento da retroescavadeira, o prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho de Sousa, observou que os municípios são desprovidos dessas máquinas, que até então tinham de ser alugadas. Segundo ele, com a doação, os recursos para aluguel de máquinas usado para outro fim. "Necessitamos dessas máquinas para ajudar os moradores da zona rural. Aqui podemos ver que as parcerias são muito importantes para o crescimento do município, do estado e do país", disse.
O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Fialho, também destacou a entrega das retroescavadeiras e de sementes, em benefício da população rural, como ações do governo que se somam ao programa de combate à pobreza no estado. "Estas ações beneficiam o pequeno agricultor familiar. Essa é a linha mestra do programa que a presidenta Dilma lançou e que o Governo do Estado também tem trabalhado", disse o secretário. A presença do Governo Itinerante em Presidente Dutra garantiu ainda serviços de emissão de documentos, orientações jurídicas a trabalhadoras rurais, um Dia de  Beleza proporcionado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), além de palestras na área de saúde e distribuição de anticoncepcionais e de preservativos (camisinhas) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 
PREFEITA APARECIDA EM CONVERSA COM GOVERNADORA
Júlio César, Sâmia Albuquerque, Prefeita Aparecida, Luis Fernando Silva...


Fonte:G1MA com complementos de Léo Lasan

Nenhum comentário: