quarta-feira, 22 de maio de 2013

SAGRIMA NA 14ª EXPOSERTÃO EM SÃO JOÃO DOS PATOS

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), e seu órgão vinculado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), participarão com estande institucional e ações na programação oficial da 14ª Exposertão, que acontece desta quinta-feira (23) a domingo (26), no Parque de Exposições Antônio Reinaldo Porto, em São João dos Patos, no sertão maranhense. A exposição acontece desde 1999 e é considerada um dos maiores eventos agropecuários da região. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, confirmou participação na abertura do evento, marcada para as 18h. Segundo a organização do evento, devem ser expostos 300 animais, entre caprinos, ovinos, equinos e bovinos de corte e leite, além de uma programação que inclui concurso leiteiro, cavalgada, leilões, encontro da Agricultura Familiar, palestras, cursos técnicos voltados para produtores rurais, e shows musicais com artistas locais e de outros estados. Está prevista a participação de cerca de 50 expositores nas categorias animais, tratores, veículos, instituições, prefeituras e outros; e a expectativa é que a feira movimente até R$ 1,5 milhão em negócios durante os quatro dias de funcionamento."A Exposertão vem consolidando  sua importância
no agronegócio do Maranhão, atraindo criadores, agricultores, representantes de instituições, autoridades municipais e regionais, técnicos da área agropecuária e público em geral, não só dos municípios maranhenses vizinhos. Verificamos, a cada ano, a participação de pessoas de todos os municípios do médio sertão maranhense e da região de presidente Dutra e Bacabal, além de Floriano e outras cidades piauienses", declara o secretário de Agricultura e Abastecimento de São João dos Patos, Ednaldo Quirino.
Vocações
O município de São João dos Patos se destaca pela produção de grãos - aproximadamente 3,6 milhões de toneladas de arroz, 2 toneladas de milho e 225 toneladas de feijão -, além de culturas tradicionalmente da agricultura familiar como a mandioca - 500 toneladas.
Na pecuária, os principais rebanhos são de aves - 112.217 cabeças - e de bovinos - 22.333 cabeças.
Fonte:O Imparcial

Nenhum comentário: