quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LIÇÃO DE CIVISMO

O Dia 7 de Setembro está chegando e com a data a lembrança do civismo. Civismo é uma palavra que há muito não se ouve nem mesmo nos bancos  escolares e faculdades. Civismo significa a devoção ao interesse público e ao patriotismo... Quando ultimamente tem se visto a juventude depredando bens públicos, pergunta-se onde está o patriotismo... E aí  mas um ano e o desfile do Dia 7 de Setembro nos remete às lembranças dos nossos heróis e nossas riquezas, afinal o desfile do Dia 7 de Setembro mostra isso.
Em Paraibano os desfiles da pátria dos anos de outrora eram de encher os olhos, aí vieram os políticos modernos com suas famigeradas ladainhas de que o município não tinha condições de fazer o desfile... E as crianças foram se perdendo da cultura e a memória histórica do município, estado e país quase esquecido... Este ano a prefeita de Paraibano e secretaria municipal de educação estão se mobilizando para fazer o desfile no dia 5 (?) de setembro...
Muitos municípios no Brasil os gestores vão arrumar alguma desculpa para não fazer o desfile, aí o povo deve pedir a esses gestores para voltarem à sala de aula para estudarem a disciplina de história para ver se aprendem a gostar do Brasil.
O texto acima serve para ilustrar o livro da paraibanense Dra. Eliza Brito Neves dos Santos, uma obra que deveria estar nas grades curriculares de todos os professores do município e ser trabalhado em sala de aula. Para os professores que ainda não adquiriram o livro "O TEMPO NÃO APAGOU" ainda dá tempo de adquiri-lo, ali na casa da professora Telma e Onildo (Rua 7 de Setembro - centro- Paraibano). O livro na sua página 85, tem uma passagem de um patriotismo exemplar acontecido em 1948 em Paraibano, com o título de "LIÇÃO DE CIVISMO". O personagem cognominado Luis Flandeiro, apelido esse devido a sua profissão. Luis com um imenso senso patriótico reunia um grupo de rapazes e toda noite formava pelotões, fazendo-os marchar pelas ruas, sob o mais rígido comando, e estes em perfeita obediência, desfilavam em passos certos (e aí de quem errasse) aos berros do instrutor que usava um forte apito: "Alto!Em Frente! Marcha!
Volver!  à Esquerda! É à esquerda, magote de burro! Sentido.... Cada patriota do grupo portava um cabo de vassoura, que fazia a vez do fuzil, cujo manejo era tão real que dava a todos a impressão de que a guerra havia começado.[...] Em várias datas cívicas, colocavam-se em colunas, atrás das escolas e desfilavam pelas ruas... A história contada por Dra. Eliza é de uma beleza de encher de orgulho todo brasileiro que ama a pátria. Mas essa maravilhosa história do Dia 7 de Setembro em Paraibano, vou deixar para você ler no livro "O TEMPO NÃO APAGOU"... O livro, como falei, estar disponível na casa do Onildo Brito, e é uma idéia maravilhosa quem quiser dá de presente para um amigo paraibanense no Dia 7 de Setembro... Na verdade será um ato de civismo.

Nenhum comentário: