sexta-feira, 16 de agosto de 2013

MUTIRÃO DA CATARATA É REALIZADO EM PARAIBANO

MUTIRÃO COMEÇOU DIA 15 E VAI ATÉ ESTE SÁBADO 17 EM PARAIBANO
Três médicos especialistas e uma equipe de 12 outros profissionais participam do Mutirão da Catarata ação do Ministério da Saúde, Governo do Estado e Governo Federal. 


Paraibano – O Ministério da Saúde, Governo do Estado e Governo Federal estão desenvolvendo desde ontem 15 até 17 (sábado) de agosto, no Hospital Municipal Dr. Pedro Neiva de Santana, o Mutirão de Catarata. Foram atendidos até esta sexta- feira mais de 150 pacientes.
Na manhã de quinta-feira (15), as equipes aguardavam os pacientes para dar início às cirurgias, haja vista os pacientes já fizeram o preenchimento do cadastro e as avaliações médicas dias antes.
Participaram do mutirão pessoas a partir de 40 anos que já tinham se submetido, ou  não, à cirurgia para correção da doença. Municípios como Pastos Bons, Passagem Franca, Lagoa do Mato, Buriti Bravo, Nova Iorque São João dos Patos, Sucupira do Riachão, no Maranhão e também de Guadalupe –PI, vieram participar do mutirão da catarata em Paraibano.
O senhor Expedito da Silva de 62 anos, paciente da cidade de São João dos Patos ressaltou a importância do mutirão ao dizer que é uma ação muito importante, principalmente pela sensibilidade dos governos: “É muito importante, pois a maioria de nós aqui, não tem condições de pagar uma operação dessa. É uma oportunidade muito grande e que não podemos perder”, afirmou Expedito que iria fazer a cirurgia do segundo olho.
Expedito da Silva paciente de s. J. dos Patos
Para a professora Eunice Emília (67) de Paraibano o mutirão é oportunidade única e para ela oportunidades como essas não acontecem todo ano na região: “É de grande importância, é uma campanha única, nossa população não tem condições financeiras de pagar por uma cirurgia de catarata que gira em torno de três mil reias a cirurgia de apenas um olho... Outras pessoas até pela condição física, da idade, também tem dificuldade viajar para outras cidades entre outras dificuldades... Então é uma oportunidade única que todos devem correr atrás, pois chances como essa não bate duas vezes na nossa porta” declarou a professora. O Hospital Municipal de Paraibano, nesses dois dias (quinta e sexta) tem tido um movimento muito grande. Além da cidade, pacientes de seis municípios vizinhos estão vindo a Paraibano em busca do benefício de saúde. A maioria desses pacientes fez cirurgia em um olho, na semana passada em São João dos Patos e veio para operar o segundo olho. A senhora Antonia Rodrigues de Sousa (69) da cidade de 
Professora Eunice de Paraibano  foto:Lasan
Buriti Bravo veio na quinta-feira e disse que ia operar o segundo olho e teve a mesma avaliação de outros pacientes que participaram do mutirão da catarata: “Para nossa região a situação de saúde é muito difícil... Também tem muita pobreza, então quando vem uma coisa boa como essa do mutirão da catarata, facilita muito para a nossa saúde” disse Antonia que veio acompanhada do esposo e de um conhecido.
Em Paraibano uma equipe de voluntários está colaborando com as ações do mutirão. Uma das pessoas mais comprometidas é Sâmia Albuquerque de Sousa ,o pastor Eliedson Pereira, as técnicas de enfermagem Joselina Pereira, Paula Barbosa e o técnico de informática Antonio. Para Sâmia esses exemplos devem ser seguidos por outras pessoas, para acolhimento de pacientes tanto da cidade como os que vêm de outros municípios: “São pessoas que tem sensibilidade com o próximo... Contribuindo incansavelmente com um momento tão importante para essas pessoas que querem voltar a ver o mundo de forma mais saudável... Precisamos de mais colaboradores que pensem no próximo” informou Sâmia a este editor.
O Mutirão da Catarata se encerra neste sábado dia 17, em Paraibano.
Antonia Sousa de Buriti Bravo  Foto:Lasan
PARA ENTENDER
Enfermidades- A catarata é a opacidade do cristalino, que se situa atrás da pupila. Isso impede a imagem nítida sobre a retina. A doença geralmente vai se instalando aos poucos, lentamente, tornando difícil a sua percepção pela pessoa portadora. Somente quando a opacidade atinge a porção mais central do cristalino, a visão se torna enfumaçada e borrada. Conforme avança, a catarata vai comprometendo a visão, chegando ao ponto de ser possível apenas a percepção das luzes.
Em caso de catarata, o paciente pode ter sintomas como visão esfumaçada e borrada já no início, dependendo do grau de opacidade que atinge o cristalino. Para o caso de catarata, as cirurgias são muito eficazes e pouco invasivas, sendo ainda o único método para recuperação da visão.

Nenhum comentário: