domingo, 22 de setembro de 2013

Estiagem causa prejuízos e falta de água no interior do Maranhão

Com 74 municípios em estado de emergência maranhenses sofrem com prejuízos na lavoura.
Paraibano faz parte dessa situação.
Em 74 municípios do Maranhão, foi decretado estado de emergência por causa da estiagem, conforme portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional. As cidades estão nas regiões central e leste do estado.
De acordo com o major Manoel Teixeira, chefe do Departamento de Minimização de Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), na maioria dos municípios onde foi decretado o estado de emergência não choveu este ano o que era esperado para o período, o que vem causando transtornos. Ele afirmou ainda que muitas dessas cidades tiveram problemas com a falta de chuvas em 2012 e neste ano a situação se repetiu.
Há poucos dias a prefeita de Paraibano Aparecida Furtado (PV) e o coordenador municipal de Defesa Civil Maurício Freire, por meio do Governo Federal, entregaram mais de 500 cestas básicas as famílias cadastradas nessa situação. O calor tem aumentado, os focos de incêndios também e há dia em que a fumaça provocada pela queima das roças cria problemas de saúde em crianças e idosos. Para completar a situação a CAEMA continua sem resolver o problema do abastecimento de água na cidade.

Nenhum comentário: