quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pastos Bons-MA: Realizada a Caminhada pela Redução de Acidentes no Trânsito

NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO CIDADE DE PASTOS BONS DÁ EXEMPLO

100_1517

Pastos Bons após aderir à Campanha “PARADA Pacto Nacional pela Redução de Acidentes” realizou nesta quarta-feira, 25 de setembro as 7:30h da manhã, a ‘Caminhada pela Redução de Acidentes no Trânsito’. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Pastos Bons. A Caminhada teve início em frente ao ginásio poliesportivo, e percorreu a principal Avenida da cidade (Avenida Domingos Sertão) o  encerramento aconteceu em frente à Prefeitura Municipal com  discurso da Prefeita Iriane Gonçalo, do Major Emérson do Comando da Polícia Militar de São João dos Patos, do Doutor Fernando, do Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito Doutor Silvio Nascimento.
100_1581
Durante o trajeto, os organizadores alertaram sobre os perigos advindos da direção de veículos sem responsabilidade e sem segurança. O objetivo da Caminhada foi levar conscientização a todos a respeito dos Acidentes no Trânsito de Pastos Bons, mobilizando a população a respeito da importância da educação não só de motoristas e motoqueiros, mas de todos.
REGIÃO 
Apesar da Região do Médio Sertão Maranhense ter um alto índice de acidentes automobilísticos, as administrações municipais esqueceram de promover o que Pastos Bons fez. Em Paraibano existe o Projeto Educação no Trânsito, mas a Secretaria de Educação esqueceu de mobilizar os professores e alunos para uma manifestação. Os dados divulgados no Maranhão apontam para gastos de 3 milhões com vítimas de acidentes de trânsito. De Janeiro a Julho de 2013, foram 3.566 pacientes atendidos. Cada paciente vítima de trânsito atendido na saúde gera um custo de quase mil reais. O Governo Federal e Estadual lançaram campanha publicitária sobre o problema dos acidentes de trânsito. A Polícia Rodoviária Federal também. Uma imagem da quantidade de acidentes de trânsito em nossa região pode ser medido no Socorrão de Presidente Dutra, onde são encaminhados a maioria dos acidentados, principalmente os de motos. Alí o problema assusta. Um dado mais preocupante que o atendimento as vítimas de acidente é a falta de sangue para cirurgias. Não existe estoque de sangue suficiente no Hemomar em São Luis. Muitas cirurgias são adiadas por falta de sangue. O número de acidentes aumentou, mas o número de doadores que nunca foi grande, nestes últimos meses diminuiu. Em conversa deste editor com o diretor do Socorrão, Dr. Orny, com a Secretária Municipal de Saúde de Presidente Dutra Dra. Liliana e com a responsável do hemocentro de Presidente Dutra enfermeira Tatiana, sugerir que fosse realizadas campanhas de doações de sangue em todos os municípios.Mas aí existe um problema maior, a maioria das cidades do Maranhão não dispões de estrutura para colher sangue, na nossa região é pior ainda, não existem hemocentros e o mais próximo é Balsas. Nas conversas lembrei que os governos fazem propaganda de Trânsito, de combate ao Alcoolismo e Tabagismo, de DST, mas em nenhuma dessas propagandas existe informação da necessidade de doação de sangue. O Trânsito está entre o que mais tem feitos vítimas com sequelas ou óbitos. Nos pequenos municípios os acidentes são quase diários, as vítimas são atendidas nos hospitais, que sem estrutura encaminham para o Socorrão, enviam as pessoas, mas não enviam bolsas de sangue e aí começa o problema. Os governos precisam encontrar formas de implantar hemocentros nas suas regionais para que seus moradores quando precisarem tenham a certeza que não vai sofrer esperando doadores de outros locais. Todos os prefeitos realizam eventos em suas cidades, são festejos, vaquejadas, shows, etc. Os telões das Bandas passam propaganda de bebidas alcóolicas, etc. mas não passam nenhuma propaganda de doação de sangue ou prevenção aos acidentes, dst. é um contra censo, milhões de pessoas sendo incentivada a beber e depois pegar o seu carro e só Deus sabe o restante... Outra ideia, vamos colocar nos eventos propagandas de doação de sangue, prevenção no trânsito, etc.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo Léo, sou professor e estou interado de toda a dinâmica em torno do projeto de transito, trabalhar um projeto vai muito além de ler textos sobre educação no transito ou simplesmente ficar fazendo cartazes e oficinas sobre coisas relacionadas ao tema. Esse projeto tem que ser algo maior que envolva toda a comunidade e órgãos públicos, uma andorinha só não faz verão.Há muito tempo, projetos e mais projetos veem sendo empurrados aos professores sem surtir o menor efeito, e com esse não será diferente, afinal de contas como posso ensinar ao meu aluno a interpretar as cores do semáforo em uma cidade que não tem nenhum, de que servirá isso? como posso falar ao meu aluno para atravessar na faixa se não existe nenhuma na cidade. Ou trabalha todo mundo ou não trabalha ninguém, professor não é burro de carga para se jogar tudo nas suas costas.