quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROFESSORES SÃO CHAMADOS DE MAL EDUCADOS NA VÉSPERA DO DIA DO PROFESSOR

Durante recadastramento dos servidores públicos do Estado do Maranhão, na manhã desta segunda-feira (14/10) no auditório do Complexo Educacional Dr. Paulo Ramos na cidade de São João dos Patos, a secretária municipal de saúde (daquele município) Ana Ligia, chamou alguns professores de mal educados.O motivo da crítica da secretária era o grande tumulto no local. A informação foi de uma professora que repassou ao editor deste blog, que esteve no local fazendo reportagem sobre o evento. No auditório da escola estavam também professores dos municípios de Sucupira do Riachão, policiais civis e militares, aposentados e pensionistas de outros municípios que compõe a regional de São João dos Patos. Só de Paraibano eram mais de trinta professores entre policiais e demais servidores. Na sala tinha uma média de quase duzentas pessoas. Todos buscavam se recadastrar e muitos ainda com dúvidas procuravam  informações mais detalhadas, o que  tornava o ambiente barulhento: "Começou a confusão logo na distribuição das senhas" disse M.G.S. (45) professora do estado:"Um colega  que chegou bem cedo e era o primeiro da fila recebeu a senha de número oito, ele questionou onde estavam as outras sete primeiras senhas, mas não foi ouvido" reclamou outra professora. No tumulto, as dúvidas dos profissionais não eram explicadas a contento, principalmente em relação a documentação exigida para o recadastramento geral. Em determinado momento uma 
professora perguntou em um tom aborrecido sobre o formulário que deveria ser preenchido e sobre os dependentes desses profissionais. A secretária de saúde Ana Ligia respondeu mas não foi ouvida por todos:"Não estamos ouvindo, por favor use o microfone!" sugeriu uma professora que estava no fim da sala. Ana Ligia devolveu:"Não estão ouvindo por que não calam a boca". Minutos depois a secretária de saúde utilizou o microfone para novas explicações. Mas a insatisfação e o desconforto de muitos profissionais, que estavam há horas no local continuou, criticando a desorganização do orgão da regional de educação, que tinha apenas duas profissionais para checar o recadastramento de mais de cem servidores. Muitas pessoas tiveram que recorrer a uma lan house a dois quarteirões para tirar outros documentos e reclamaram da forma que a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) disponibilizou o recadastramento deste ano:" A Segep deu um passo pra trás ao não permitir que o servidor preenchesse e registrasse o cadastro via online, nos tempos atuais o Maranhão continua desatualizado, isso é um absurdo" criticou Josimar, professor de filosofia. O tratamento dispensada a dezenas de servidores estaduais, era realmente um problema, calor, ambiente sem acomodação para todos e muito clima de nervosismo, típico dessas situações. Ao ser criticado de mal educado um servidor de Paraibano devolveu entre dentes:"Não sei o que uma secretária de saúde tá fazendo aquí, quando a questão é da área da educação na maioria dos casos, isso sim é falta de educação, acredito que a saúde tá sentindo falta dela?" disse revoltado o profissional que tem mais de quinze anos trabalhando como servidor do estado do Maranhão. Em tom de ironia, outro servidor disse: "Isso é o Parabéns que o Maranhão nos dá na véspera do nosso dia do Professor, que belo exemplo de educação no estado".O recadastramento em São João dos Patos vai até o dia 25 deste mês e está sendo realizado na Escola Dr. Paulo Ramos, no centro.
O Recadastramento geral dos servidores do estado do Maranhão começou no dia 7 nas regionais. Esse é o terceiro e último período do Programa. O recenseamento no interior termina no dia 29 de novembro deste ano. O objetivo da Segep é a modernização e eficiência da máquina pública e real melhoria dos serviços prestados ao servidor. Todos os servidores do estado terão que atender à convocação do Governo. O site www.segep.ma.gov.br disponibiliza o link Viva Recadastramento, onde os servidores deverão preencher e imprimir um formulário de atualização cadastral e apresentá-los, junto com seus documentos originais, em um posto de atendimento nas Unidades Regionais de Educação (URE), etc. O tumulto na regional em São João dos Patos, aconteceu por que muitos dos servidores não preencheram os formulários ou não levaram todas os documentos exigidos como por exemplo documentos de dependentes e PIS/PASEP, mas isso não justifica a falta de ética de alguns responsáveis pelo recadastramento a servidores que há muito contribuem com o desenvolvimento do Maranhão, principalmente aos professores, que era a maioria no local, e logo na véspera do Dia do Professor. 

Um comentário:

Prof.º Francisco Valmir disse...

Tudo nesse estado aspira desorganização nos ambientes públicos e um simples recadastramento se tornou um caos alimentado pela soberba de funcionários incompetentes que aos berros de mal educados submeteu a classe mais sofredora desse país a mais um constrangimento como se não bastasse os de outros ambientes. Enquanto uma cidadã berrava mal educadamente e ofensivamente, dezenas de funcionários estavam às cegas por causa da grande burocracia em torno do recadastramento. O que me causou estranheza mesmo foi o fato de haver caixa de som, microfone etc. e a cidadã preferir berrar a tornar seu trabalho mais fácil. Temos que acabar com os cargos de puxasacança nesse país ou estaremos condenados a conviver com incompetentes nos dando ordens.