quinta-feira, 21 de novembro de 2013

VEREADORES DE PARAIBANO AVALIAM CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Após a sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal na quinta-feira (14.11) o editor deste blog, jornalista Léo Lasan, entrevistou três parlamentares daquela casa. A presidente da Câmara vereadora Ana Célia (PR), vereadora Maria Raimunda (PMDB) e vereador Murilo Ribeiro (PSL). As perguntas foram sobre a avaliação da votação do concurso público municipal, sobre o desempenho dos vereadores durante esses meses e para o vereador líder da oposição ao governo na Câmara, vereador Murilo Ribeiro (PSL) a reportagem perguntou por qual motivo ele considerou o concurso para Guarda Municipal como “audacioso”. A seguir a entrevista.
Vereadores Murilo, Maria Raimunda e Ana Célia em entrevista a Leo Lasan
Léo Lasan: Vereadora Maria Raimunda como à senhora avalia a votação dos três projetos hoje na Câmara Municipal?
Vereadora Maria Raimunda (PMDB): De grande importância, principalmente para as pessoas que há muito vinham pedindo esses projetos com destaque para o Projeto de Lei de número 035/2013 para realização do concurso público municipal, que nós avaliamos e votamos, assim como fazemos com todos os projetos que vem para beneficiar o nosso povo, que para nós aqui da casa é motivo de alegria e felicidade por estar exercendo a nossa representatividade que é o povo.
VER.MURILO: CONCURSO PARA GUARDA MUNICIPAL É AUDACIOSO
Léo Lasan: Vereador Murilo que avaliação o senhor faz da aprovação desses projetos?
Vereador Murilo (PSL): Nós vereadores  temos tido a preocupação e buscado resolver os problemas do nosso município, até por que nossa população é carente e existem muitas coisas ainda a resolver em termos de infra estrutura, aprovar leis como a do concurso público é uma oportunidade de melhorar a vida de muitos por se tratar de um emprego para o resto da vida até mesmo de alguns que sem saída vive na informalidade, então vai ser bom para as pessoas e para o município...
Léo Lasan: Durante o seu discurso no grande expediente o senhor falou que o concurso para Guarda Municipal era um projeto audacioso, por que o senhor usou o termo “audacioso”?
Vereador Murilo (PSL): O termo audacioso foi usado por que para ter um Projeto de Lei para Guarda Municipal é preciso ser muito bem avaliado por todos principalmente para quem vai concorrer a essas vagas, veja bem, se a pessoa for classificada ela terá que passar por um treinamento muito rigoroso, tem que ser uma pessoa preparada e a gente ver que em Paraibano não tem uma empresa que ofereça esse serviço, então as pessoas classificadas terão que ir a São Luis ou Teresina-PI para fazer essa capacitação, passar no mínimo trinta dias em treinamentos com psicólogo, instrutores para repassarem os parâmetros que são baseados no projeto que é a segurança pública, aprender realmente como lidar com o ser humano em termos de segurança pública para que se tenha um projeto realmente de sucesso.
Léo Lasan: Vereador Murilo o senhor como líder da oposição na Câmara Municipal como foi o trabalho dos senhores desses meses anteriores até o momento, quais os pontos negativos e positivos, faltou algo para que o trabalho fosse mais a contento?
Vereador Murilo (PSL): O trabalho tem sido realizado de maneira coesa, aprovamos o que é para o bem da população buscando beneficiar a todos, cito como exemplo a aprovação do projeto bolsa aluguel, bolsa alimentação, auxílio energia, auxílio gás, projetos que foram aprovados por nós vereadores e hoje o município beneficia a população mais carente, é também a nossa forma de ajudar essas pessoas... Temos consciência da carência de parte da nossa população, sabemos da falta de infra estrutura que ainda é pequena em nossos bairros, a falta de saneamento básico que permanece inesistente, então o nosso município é carente de muitas coisas, mas aos poucos nesse primeiro ano de mandato eu e os nobres colegas vereadores temos procurado ajudar o Poder Executivo a vencer essas barreiras, mas também temos feito nosso papel de fiscalizador e aquilo que não é de interesse da maioria do povo procuramos rebater, para isso fomos eleitos também, somos representantes de cada setor da sociedade, então o nosso trabalho nesse primeiro ano tem sido de experiências e esperamos que em 2014 a gente possa fazer muito mais por nossa comunidade.
VER. ANA CÉLIA: CONCURSO SERÁ TRANSPARENTE, APOSTO NA PREFEITA.
Léo Lasan: Vereadora Ana Célia (PR) qual o significado dos projetos aprovados hoje (14.11) aqui na Câmara Municipal?
Vereadora Ana Célia (PR): São de grande importância e eu destaco o Projeto do Concurso Público Municipal um dos nossos grandes trabalhos, por que foi uma avaliação transparente, bem discutido por todos os vereadores e elogiado pela iniciativa da prefeita Aparecida Furtado... Até por que nós sabemos que já houve outros concursos que não foram muito transparentes, diferentes do concurso que foi realizado em 2002 no segundo mandato da prefeita Aparecida Furtado que naquele ano realizou um concurso verdadeiro, transparente... Então eu aposto na prefeita, na sua administração e acredito que este concurso que aprovamos hoje, vai ser transparente e que serão vitoriosas as pessoas que realmente se dedicarem, estudarem muito, pois estarão mais capacitadas.
Léo Lasan: Sobre o concurso, algumas pessoas presentes à reunião me perguntaram quando será baixado o edital, a senhora pode nos adiantar essa informação?
Vereadora Ana Célia (PR): Olha Léo nós vereadores acabamos de aprovar esses projetos, já estarei encaminhando-os para o executivo na segunda-feira (18.11) para que a prefeita sancione a lei e em seguida vai baixar o edital, depois fará licitação das empresas para aplicação do concurso em nosso município...
Léo Lasan: ... E a data para publicação do edital?
Vereadora Ana Célia (PR): Acredito que daqui a um mês ou um mês e meio...
Léo Lasan: Presidente Ana Célia estamos a poucos dias do fim do ano de 2013, a senhora poderia fazer uma avaliação prévia do trabalho dos vereadores em Paraibano?
Vereadora Ana Célia (PR): Em primeiro lugar é bom dizer que aqui somos como uma família não tem desentendimentos, trabalhamos unidos, mesmo cada vereador fazendo a sua parte e acredito que enquanto presidente nesses dois anos em que passar por aqui vou deixar um trabalho marcante assim como os demais vereadores... Se formos avaliar, até mesmo quem visita a Câmara Municipal percebe que houve mudanças como reformas, ampliação e para 2014 queremos melhorar o sistema de som, cada mesa de vereador terá um microfone, iremos construir uma sala para a presidência desta casa entre outras realizações...
Léo Lasan: ... A senhora está falando de mudanças internas, mas em relação ao que foi feito em benefício da população, quais projetos em prol do povo de Paraibano?
Vereadora Ana Célia (PR):...Em relação ao nosso povo esta casa já aprovou mais de cinquenta projetos, nossas reuniões tem sido constantes durante esses meses apenas uma sessão não foi realizada devido ao triste acontecimento do falecimento do nosso querido colega vereador Jardem Sousa, mesmo assim houve uma solenidade em sua homenagem... Então muitos projetos foram voltados para o bem da nossa população, como são muitos projetos posso estar te repassando depois uma relação com esses projetos desde janeiro até hoje (14.11)...

Nenhum comentário: