quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

DO CALOR MARANHENSE PARA O FRIO AMERICANO


Professor Zé Leite na Pousada Ipê e frio em Nova York: Fotos:Lasan e Carlo Allegri/Reuters
O professor de inglês José Leite de Menezes Neto embarcou nesta segunda-feira (6) para os Estados Unidos (Nova Iork) onde ficará por 45 dias em intercâmbio. Zé Leite foi selecionado no Programa de Desenvolvimento Profissional Para Professores de Língua Inglesa.
O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), em parceria da Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados. Em conversa com este editor o professor revelou que aprendeu a falar inglês através de fitas cassetes, apostilas e cds. Nunca frequentou cursinhos de inglês e que teve muita força de vontade para superar as dificuldades de aprender outro idioma.Zé Leite é concursado pelo Estado, tem duas matrículas e leciona no Centro de Ensino Epitácio Pessoa no turno matutino e  noturno. Atualmente com toda tecnologia, o professor paraibanense se surpreende com a falta de objetivo dos jovens em aprender cultura: "A garotada é sábia em computador e celular, mas não buscam conhecimentos culturais de verdade" disse. A conversa entre o professor e este editor aconteceu por acaso na Pousada Ipê (BR 135) onde Zé Leite foi receber o pagamento de um telão que vendeu para o proprietário do local. O dinheiro vai servir para a viagem: "Tenho que me prevenir, com o clima que está acontecendo no Estados Unidos, tudo é possível acontecer, e existe um limite de dólares e regras que temos que cumprir na viagem, por isso levo uns trocados" revelou. Perguntado sobre o frio que está fazendo nos Estados Unidos, o professor paraibanense sorriu e disse: "É mais uma dificuldade que irei enfrentar, mas toda barreira eu coloco Deus a minha frente e ele sempre me ajudou. Confio no Senhor!" disse Zé Leite.
No ano passado (2013) outra professora que ensina na rede estadual de ensino em Paraibano, fez o percurso que Zé Leite está fazendo. Rosilda Loyola e Sousa natural de Barão do Grajaú-MA e professora em Paraibano, também foi selecionada no mesmo programa, fez todas as etapas necessária para a viagem e teve a experiência de conhecer novas culturas.
Dessa vez é o professor Zé Leite quem vai enfrentar o frio dos Estados Unidos, que este ano está batendo todos os recordes. De paraibano o professor leva o calor do coração e do sol da nossa terra.
Parabéns ao Zé Leite, pelo esforço e dedicação e também pelas inovações nas aulas de inglês, o professor foi um dos primeiros docentes a utilizar datashow em suas aulas nas escolas de Paraibano, tirando do próprio bolso as despesas com essas tecnologias, quando o Estado nem pensava em enviar computadores para as escolas do interior.

2 comentários:

Anônimo disse...

My answer to you: Thank you brother!
José Leite

Ryan disse...

Um dos melhores professoras que já me deram aula, conheço o prof Zé Leite desde quando me conheço por gente, pois morava ao lado da casa de minha vó a qual frequentava muito quando criança. É admirável que tenha aprendido outra língua somente através de fitas e apostilas. O prof está de parabéns por mais esse desafio que ele vai tirar de letra. Parabéns ao professor Zé Leite por sempre manter essa garra e vontade de repassar o conhecimento num sistema tão precário que é o ensino publico maranhense e brasileiro. Parabéns também ao blogueiro Léo Lasan por mais uma ótima matéria.